Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

A moda virtual e o metaverso: como as NFTs de moda vêm ganhando espaço no mundo digital

Com o metaverso em ascensão, temos visto a transição do ambiente físico para o digital. A partir disso, os NFTs ou tokens não fungíveis (ativos de investimento virtuais que garantem a posse de produtos exclusivos e autênticos por parte de quem os adquire) vêm ganhando grande representatividade e movimentando o mercado, inclusive o da Indústria da Moda.

Os NFTs vestíveis englobam roupas, calçados e acessórios digitais e podem ser utilizados em avatares ou mesmo em realidade aumentada. Grandes marcas de luxo já existentes têm lançado suas coleções virtuais a grandes valores devido a alta valorização dos NFTs, o que auxilia no engajamento de clientes fiéis da marca no espaço digital e no metaverso, denotando ainda mais exclusividade por parte de quem pertence e usufrui dessas peças colecionáveis.

Genesi: coleção de alta costura digital da Dolce & Gabbana (Imagem - Divulgação/Dolce & Gabbana)


Grande parte do mundo de moda virtual pode ser encontrado em plataformas como o Decentraland, que funciona como um navegador através de um mundo virtual 3D onde pode-se explorar, desenvolver e socializar no metaverso, sendo possível comprar e vender NFTs através da criptomoeda MANA que é um dos ativos digitais de maior valorização atualmente. Além disso, novas marcas de moda exclusivamente digitais têm surgido e já existem até famosos NFT Marketplaces, como o The Dematerialised e o DressX .

É notável o grande potencial econômico deste universo, e também é interessante analisarmos idéias acerca da sustentabilidade e de acessibilidade dentro da moda, visto que não é necessário matéria prima para produção de peças nesse meio e que até desfiles digitais já acontecem, onde o público participante pode interagir digitalmente de maneiras inovadoras tendo acesso total à passarela e podendo ver as roupas de diversos ângulos enquanto o desfile é realizado.


ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks