Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

Advogado faz alerta após influenciadores apontarem fraudes no Instagram



A falta do selo de verificação no Instagram tem tirado o sono dos influenciadores, principalmente os do setor financeiro. Segundo eles, os golpistas usam contas fake com usernames similares aos oficiais e copiam todo o conteúdo do perfil original para a conta falsa. O advogado José Estevam Macedo criticou a falta de medidas preventivas por parte dos provedores para combater esses tipos de golpes.


Segundo o presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da Anacrim-RJ, por conta dessa falha dos provedores, os usuários estão agora tendo que ter o dobro do cuidado com a segurança de suas contas para evitar possíveis invasões e prejuízos. 


"É importante que o perfil seja imediatamente denunciado ao próprio provedor [no caso é o Instagram], bem como às autoridades policiais. Existe certamente uma lacuna que favorece o incentivo à prática criminal, já que os provedores não se preocupam em combater de forma preventiva tais fraudes, atuando, como por exemplo, na verificação da veracidade das informações para criação de um perfil. Caso não houvesse exceção à regra do Código de Defesa do Consumidor onde, em regra é de responsabilidade objetiva, aquela que independe comprovação de culpa, não haveria tantos golpes ocorrendo, pois, os provedores teriam uma política de combate proativa e não somente reativa a fraudes", explicou Dr. José Estevam.


Nesse caso, o advogado explica que o Instagram somente é responsável pelas fraudes ocorridas na rede social, principalmente aquelas que são realizadas através de perfis “falsos” se, após ordem judicial, ele não tomar as providências para tornar indisponível o conteúdo apontado como fraudulento.

ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks