Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

  • BM

Associação Portugal Brasil 200 anos realiza evento de comemoração do bicentenário da Independência

O encontro contará com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que irá liderar a comitiva brasileira


(Foto: Divulgação)

Em torno do projeto “200 anos 200 livros”, o Senado Brasileiro, a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, se juntam à APBRA na primeira manifestação internacional das comemorações oficiais dos 200 anos da Independência Brasileira.

O Brasil é o centro das atenções nesta quinta-feira (21) na cidade portuguesa de Coimbra, mais especificamente na renomada e antiga Universidade de Coimbra. Na data em que os brasileiros relembram a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tirandentes, ícone da Inconfidência Mineira e da República, será celebrado na instituição europeia o bicentenário da Independência do Brasil. O encontro contará com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que irá liderar a comitiva brasileira, composta por diversos nomes da política e dos negócios. Também estará na missão o Senador Randolfe Rodrigues, presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência.

De acordo com um dos idealizadores do evento, José Manuel Diogo, Presidente Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA 200 anos), a Universidade de Coimbra foi escolhida como palco não por acaso. Foi nela que estudaram os autores dos movimentos contra a Coroa Portuguesa e em favor da República Brasileira, além da instituição receber hoje inúmeros estudantes brasileiros e ajudar a fomentar as relações entre os dois países. “É sempre extraordinário quando a história e o futuro se encontram. 200 anos depois, sendo os criadores de um projecto cultural, é uma grande responsabilidade, pois este foi o lugar onde as discussões da independência do Brasil começaram”.

Na cerimônia de abertura do evento, nesta quinta, será assinado um acordo de cooperação internacional entre o Senado Federal do Brasil, a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra. Será para o projeto 200 anos, 200 livros, que consiste em uma curadoria de obras consideradas fundamentais para entender o Brasil. Ainda haverá diversos encontros entre representantes dos países e assinaturas de acordos.

ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks