Já se perguntou o porque que algumas peças de roupa não ficam bem em você, mas caem como luva em outra mulher que veste o mesmo número que o seu? Isso acontece porque existem diferentes silhuetas, ou seja, biotipos, sendo assim, o que valoriza seu corpo pode não funcionar para outras mulheres e vice-versa.
Por esse motivo que o autoconhecimento é um dos fatores principais na hora de desenvolver uma imagem de poder.
Os corpos femininos são basicamente classificados em cinco categorias, cada uma com características próprias.
1- Corpo tipo retângulo
Esse tipo de corpo não possui curvas na região do tronco, pois a cintura, o quadril e os ombros possuem basicamente a mesma medida. Comum em mulheres altas, magras e de penas longas, as mulheres de corpo retangular desejam ter aquela cintura marcada. Então monte looks que chamem atenção para região da cintura. Uma dica simples é usar peças acinturadas ou trazer volume para a parte inferior do corpo.
O que usar:
Peças com cintura marcada
Vestido envelope
Decotes transpassados
Saias evasês, rodadas e com volume
Cintos
2- Corpo tipo ampulheta ou violão
Esse tipo de corpo é o mais desejado pela maioria das mulheres, pois os ombros e o quadril possuem praticamente a mesma medida, enquanto a cintura é mais fina. Esse biotipo fica bom com quase todas as peças, mas evite peças muito largas ou muito justas, o ideal é criar looks interessantes explorando texturas e modelagens.
O que usar:
Peças com cintura marcada/ alta
Todos os decotes
Cintos
Calças e saias leves
Vestidos traspassados
3- Corpo tipo triângulo invertido
As mulheres que possuem esse tipo de corpo têm ombros e costas mais largas do que os quadris. Normalmente, as penas são finas, a cintura é pouco marcada e os seios são grandes. Para esse corpo, o ideal é dar volume ao quadril, deixando o restante proporcional. Então aqui saias godês, pantalonas e peças que tragam volume para parte inferior do corpo são sempre bem vindas.
O que usar:
Blusas com decotes em V
Saia rodada ou godê
Estampas na parte de baixo
Cores claras na parte de baixo e escuras na parte de cima
Minissaia
4- Corpo tipo pera ou triângulo
Esse é o tipo de corpo mais comum entre as brasileiras, onde a medida do quadril é maior que a medida do ombro e a cintura é fina. Essas mulheres geralmente possuem coxas grossas, bumbum grande e seios médios ou pequenos. Então se você tem esse tipo de corpo e quer disfarçar o quadril apostes em calças retas ou flare que vão equilibrar a silhueta visualmente, você pode também abusar dos volumes na parte superior do corpo, como as mangas bufantes.
O que usar:
Parte superior da roupa clara, colorida ou estampada
Volume discreto na parte de cima como babados, manga bufante e ombreiras
Blusas com decotes em V e U
Saias e calças de corte reto
Prefira cores escuras na parte de baixo
5- Corpo tipo maçã ou oval
Nesse tipo de corpo a barriga é a maior medida do corpo, ou está alinhada com os ombros e os quadris. Geralmente as mulheres que possuem esse corpo estão acima do peso. Para o tipo oval é importante prestar atenção na hora de compor os looks, deve-se evitar peças muito volumosas e optar por tecidos mais estruturados, pois vão delinear melhor o corpo.
O que usar:
Saias retas
Peças drapeadas
Decotes V ou U
Calça reta
Peças de cores escuras
Blusas soltinhas
Looks monocromáticos
Agora que você já descobriu qual o seu biotipo, pode buscar dicas e peças que vão valorizar melhor o seu corpo. Assim vai ficar mais fácil desenvolver uma imagem de sucesso!
Semana que vem tem dicas para os biotipos masculinos!
Beijos
Maria Augusta Sant' Anna
@mariaaugustasant_anna
Comments