top of page

Conheça Josmary Pontes, a jovem empreendedora de personalidade forte e admirável - Fashion Edition


Fotos: @photzmuller - Leandro Müller

Look: @luccass.Andrade


Josmary Pontes é uma mulher determinada em tudo que se propõem a fazer. Nascida na Venezuela, mas seus pais são brasileiros, a bela morena esbanja beleza e carisma. Ela conta que não teve grandes perspectivas na infância e adolescência e nem por isso deixou de batalhar por uma vida melhor. Relata que grande parte de sua família é formada por garimpeiros, pessoas muito simples e não havia facilidades financeiras, e em vez de se lamentar, ela sempre almejou proporcionar um futuro melhor para ela e sua família.



Com aproximadamente 10 anos de idade foi morar na Guyana Inglesa (Britânica) com os pais, pois até então vivia no Brasil sob amor e cuidado da avó. Assim, dos 10 aos 17 anos se dedicou aos estudos. Mesmo muito nova, aos 16 anos notou que ser empresária poderia ser um futuro promissor, e hoje se orgulha por administrar a empresa da família. A jovem vivenciou várias oportunidades em sua vida, e nunca gostou de desperdiçar chances, sempre viveu intensamente e não se arrepende por isso. Conta também que já fez algumas oficinas de teatro com o Marcio Augusto Fonseca o qual é muito grata, e logo foi estudar teatro na CAL - RJ.



Josmary sempre foi uma pessoa muito curiosa, e usou de sua curiosidade para favorece-la. Por querer saber sempre mais, percebeu que o ato de viajar a deixava ainda mais feliz. Assim, conhecer idiomas, gastronomias, culturas e costumes diferentes já faz parte de sua vida. Ela revela também que é uma admiradora por artes e encenações, e pretende um dia se dedicar a carreira de atriz.



Foi em sua mudança para Guyana Inglesa (Britânica), que ela se interessou ainda mais por viagens, pois notou que esse lugar é bem diferente da Venezuela. Até mesmo na escola pôde conhecer pessoas de diferentes nacionalidades, diversos hábitos, e isso a encantou e desde então conhecer o mundo faz parte de sua vida.

“Fazer roteiros, arrumar malas, conhecer pessoas me satisfaz”, afirma ela.


Em sua vida muito agitada ela teve que lidar e vencer a depressão. Ela declara que teve momentos bem angustiantes em sua vida, mas com perseverança e ajuda de Deus, família e amigos conseguiu passar por fases triste e hoje contempla a vida com mais entusiasmo.

“A depressão foi algo que me acordou pra vida”, declara.

Foi por passar por fases tristes que ela pôde reconhecer ainda mais o que a alegrava, foi capaz de identificar seu propósito e hoje se sente muito abençoada e realizada.



A perseverança e dedicação sempre foram presentes em sua vida. “Sempre fui bem focada no que eu quero e principalmente no que eu devo fazer para chegar onde pretendo”, afirma. Ela deixa claro que acha muito importante que as pessoas não fiquem apenas no desejo, a ação é fundamenta. “Não é porque a sua família não te proporcionou uma condição favorável que tudo vai se tornar mais difícil. É só você querer”, relata.


Atualmente ela está cursando nutrição, e a escolha do curso não foi aleatória. Josmary conta que já venceu a obesidade e até já foi fisiculturista. Conseguiu ajudar sua mãe também com obesidade e isso a deixa muito realizada. Ela almeja poder trabalhar ajudando as pessoas, ou seja, contribuindo de maneira positiva na vida de muitas pessoas. A futura nutricionista sempre está em busca de conhecimento para poder proporcionar o melhor para seus futuros pacientes.



Ela preza muito por uma boa saúde. Para ela, ter uma boa qualidade de vida deveria ser objetivo de todas as pessoas. Poder ajudar as pessoas a viverem melhor é algo que a deixa bem. Também declara que gosta de se desafiar, pois assim, percebe que pode ir além do que pensou. Percebe-se portanto que planejar e agir são características presentes em sua vida.

Para ela, saber que é inspiração para outras pessoas a deixa muito contente. Em seu Instagram @josmarypontes ela compartilha sua rotina, hobbies, viagens, gostos e muito mais. “Tenho uma sintonia muito forte com meu público. Meus seguidores me motivam a ser cada dia melhor”, conta. E deixa claro que as pessoas não devem ter medo de alcançar riqueza e prosperidade, devem querer construir um futuro maravilhoso. A jovem empreendedora faz questão de mencionar que as barreiras impostas na mente não podem impedir ninguém de agir, e as pessoas não devem se rotular, nem se limitarem. Ela sabe que o futuro não é o que simplesmente acontece, ou seja, não é apenas uma sucessão de fatos, é preciso fazer acontecer.




bottom of page