Canção é um protesto sobre aceitação da diversidade de gênero
As dragqueens cantoras, Sara e Nina, lançam o primeiro single oficial do álbum ‘Céu de Framboesa’. A música, que leva o nome título do álbum, é de produção independente e distribuição da Tratore, e pode ser ouvida a partir em todas as plataformas digitais. O clipe dirigido por Luis Felipe Sá e Pedro Murad já está no Youtube. ‘Céu de Framboesa’ tem como refrão a veemente afirmativa: “seja o que for você” e, é desse pressuposto que Sara e Nina se propõem seguir a diretriz do álbum, cada um tendo o direito e a liberdade de simplesmente ser.
- Foi a primeira música composta no álbum. Pedro Barbosa nos apresentou a música, e nós acrescentamos alguns versos. Concordamos plenamente e percebemos ali o ponto de partida para iniciar um trabalho autoral. A música incita a sensação de liberdade, de regozijo com o estado de auto aceitação, celebrando verso a verso o prazer de ser quem se é – contam Sara e Nina.
As cantoras dizem que sua inspiração veio da simbologia do número “12”, que representa a busca pelo equilíbrio, pela elevação e pela justiça, trazendo a sensação de oposição e complementariedade. A ideia da particularidade de ser o que se é, onde todas as singularidades cabem em um único indivisível, respeitando a diversidade de cada um.
- O dia e a noite são divididos em 12 horas, são 12 os meses do ano, 12 constelações e 12 signos zodiacais. Este número traz a sensação de equidade, e esta é a missão que temos com “Céu de Framboesa”: ver todo mundo brilhando e vivendo juntos em suas diferenças – ressalta Nina.
Sobre a data de lançamento elas exaltam a importância do momento, pois simboliza mais do que simplesmente uma data.
- Escolhemos junho, pois é mais do que especial, é o mês do orgulho LGBTQIA+. Um período em que é muito importante para as pessoas LGBTQIA+ serem vistas por todos, serem escutadas e nós queremos estar presentes nesse coro, encorpando esse grito que precisa ecoar, ganhar o mundo, transformar multidões. Esse é o mês para que a gente lembre que ser quem somos é motivo de orgulho sempre – evidencia Nina.
O clipe, que tem um tom de comédia romântica, tem como objetivo principal demonstrar a explosão de se libertar, a leveza da auto aceitação. Nele ambas aparecem curtindo um dia e relaxando, como diz a letra da música, passeando pelas ruas do Rio de Janeiro com um visual bem retro e chique dirigindo um carro karmann ghia, todos em tom framboesa.
- O clipe é sobre a beleza única e lúdica de um pôr do sol onde o céu fica framboesa. Uma cor que flerta com tons de vermelho, rosa e lilás, ou seja, um céu que contrapõem ao azul, ao normativo, ao masculino. Além disso, uma fruta ácida e doce, para ser desfrutada com suas ambivalências e multiplicidades – comenta Sara.
Sara e Nina construíram juntas um histórico de atuação artística/musical engajado, libertador e em diálogo com a diversidade nas questões de identidade de gênero e sexualidade. O trabalho da dupla cria uma reflexão social e a conscientização da diversidade como potência humana. Elas primam por empatia para erradicar as intolerâncias. E a vontade de criar um trabalho autoral, surgiu desta necessidade em expressar artisticamente suas vivências ao longo dos cinco anos que estão juntas.
- Colhemos a maior parte das nossas inspirações de nossas próprias vivências e de outras pessoas LGBTQIA+ como nós. Isso envolve nossas dores e lutas. Cantamos essas vivências atuando como agentes de transformação da nossa realidade. Queremos fazer da nossa sociedade um lugar melhor para gays, lésbicas, travestis e pessoas trans, bissexuais, queers, não binários, intersexuais, assexuais, etc. E não só para a nossa comunidade, mas para a diversidade humana – finalizam as cantoras.
O álbum completo sairá em julho deste ano, mas enquanto isso já é possível ouvir nas plataformas de streaming o single “Céu de Framboesa” e ver o clipe no canal, através do link https://linktr.ee/sara_e_nina
Mais informações:
FICHA TÉCNICA
Autores: Sara e Nina/Pedro Barbosa
Produtor musical e arranjo: Pedro Barbosa
Vozes: Sara e Nina e Pedro Barbosa
Violão: Rafael Oliveira
Baixo: Juliana Chagas
Piano/harmônio: Claudia Elizeu
Bateria: Georgia Camara
Sapateado: Olivia Vivone
Técnico de Som: Zé Nobrega
Gravação: Estúdio Lobato
Mix: Rafaela Prestes - Estúdio Forte Apache
Master: Alexandre Rabaço - Estúdio Aura
Produtor fotográfico: CAJA Arquitetura Cultural, Luís Felipe Sá e Alessandro Brandão
コメント