Photos: Guilherme Rossi
O câncer de garganta é um tipo de câncer que pode afetar a faringe, a laringe ou a garganta. Essa condição pode ser causada por fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição a substâncias químicas e infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV). Felizmente, existem medidas que podem ser tomadas para prevenir o câncer de garganta.
Fatores de risco
A médica cirurgiã de cabeça e pescoço Dra. Debora Vianna acredita que a melhor maneira de prevenir o câncer de garganta é evitar fatores de risco, como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.
“O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer de garganta, e parar de fumar é a melhor coisa que você pode fazer para reduzir suas chances de desenvolver a doença. O consumo excessivo de álcool também aumenta o risco de câncer de garganta, por isso é importante limitar a quantidade de bebida alcoólica que você consome”, pontua Dra. Debora Vianna.
HPV como fator de risco
Outra medida importante de acordo com a cirurgiã de cabeça e pescoço, é que, para prevenir o câncer de garganta é de extrema importância se proteger contra o HPV.
“O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que pode aumentar o risco de câncer de garganta. Para proteger-se contra o HPV, é importante praticar sexo seguro e considerar a vacinação contra o HPV”.
Alimentação saudável e equilibrada podem prevenir o câncer de garganta
“Certifique-se de consumir uma variedade de alimentos saudáveis, como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras. Evite alimentos processados e ricos em açúcar, que podem aumentar o risco de obesidade, um fator de risco para o câncer de garganta”.
Consultas e exames preventivos são essenciais
“consultar um médico regularmente e realizar exames preventivos, como o exame de garganta, para detectar precocemente quaisquer anormalidades, é de extrema importância. Afinal, quanto mais cedo o câncer de garganta for detectado, maior será a chance de sucesso do tratamento”, conclui Debora Vianna, médica especialista em cirurgia de cabeça e pescoço.
Em geral, quando diagnosticado em seu estágio inicial, o câncer de garganta é tratado através de radioterapia ou por cirurgia (removido por meio de uma cirurgia a laser ou robótica). Na fase intermediária, a doença é tratada com quimioterapia e radioterapia, ou por cirurgia. Já nos estágios avançados o tratamento consiste em cirurgia seguida por radioterapia e quimioterapia.
Por Jairo Rodrigues / Jornalista
Opmerkingen