top of page

Fashion Week no Metaverso: segunda edição vai acontecer em 2023


(Imagem - Divulgação/Internet: metaversefashionweek.com)

Como já temos visto ultimamente, um dos assuntos mais abordados e discutidos do momento é o Metaverso, além de tudo o que ele engloba e o fato indiscutível de que ele fará cada vez mais parte do nosso futuro. O número de adeptos vêm crescendo, e é por isso que a indústria da Moda vêm se adaptando cada vez mais para entrar e ocupar espaço de mercado dentro desse “mundo virtual”, evitando ficar para trás.


(Imagem - Divulgação/Instagram: @republique_cloting)


A segunda MFW, Metaverse Fashion Week (semana de moda do Metaverso) vem aí, e vai acontecer em Março de 2023. Sediada pela Decentraland, plataforma virtual 3D que permite exploração, desenvolvimento e socialização de usuários dentro do Metaverso, a fashion week vai receber grifes conhecidas mundiamente, acontecendo ao final de uma das temporadas “reais” das semanas de Moda mais importantes, que serão de Nova York à Paris entre fevereiro e Março do ano que vem. Pela primeira vez também, haverá a Miami Fashion Week dentro do MFW, inclusive sendo reconhecida oficialmente pelo CFDA (Council of Fashion Designers of America), uma instituição importante dentro do mundo fashion que envolve todas as maiores agências de moda dos Estados Unidos, o que demonstra os esforços e o grande interesse da indústria de luxo e de vestuário em ganhar mais visibilidade dentro da realidade virtual.


(Imagem - Divulgação: Desfile Dolce & Gabbana no Metaverso)

Para entendermos melhor a importância desse tipo de mercado, o que vêm acontecendo é que além do Metaverso servir como um espaço para colecionadores virtuais, com as propriedades de NFTs e para o mundo dos gamers, esse mundo alternativo também tem funcionado como uma vitrine” muito boa para marcas e varejistas de moda, onde é possível gerar a divulgação de seus produtos, apresentar coleções de produtos tanto reais quanto virtuais e ainda por cima trabalhar com o fator da exclusividade, com edições limitadas e também colaborações e parcerias entre marcas, o que é um prato cheio para clientes de luxo que pagam bem para ter produtos com alto diferencial.


Imagem - Divulgação: Desfile da marca Puma na primeira edição do MFW)

O tema da MFW será o “Future Heritage” (herança do futuro), com o conceito principal de conectar a geração de futuros designers que serão mais ativos dentro do mundo digital, com designers “tradicionais”. Assim como na primeira edição da semana de moda virtual, que foi experimental, os usuários que participarem vão ter a possibilidade de assistir aos desfiles, ver as roupas de diversos ângulos e poderão passar de uma passarela para um shopping ou e-commerce onde poderão adquirir roupas físicas ou virtuais. Inclusive, a semana de moda do Metaverso vai trabalhar em conjunto com a DressX, que é um famoso marketplace de NFT’s especializado em vestuários digitais.

E aí? Vale a pena acompanhar não é? Assim como é interessante analisarmos em termos de movimentos sociais e tendências o que acontece nas principais Fashion Weeks físicas pelo mundo, agora também podemos e devemos voltar nossos olhos para a realidade virtual.

bottom of page