top of page

FESTIVAL DE CURITIBA - " EXPOSIÇÃO VIVA 30 ANOS POR LENISE PINHEIRO"

A exposição registra 30 anos de história do Festival de Curitiba pelo olhar da fotógrafa que cobriu todas as edições Festival desde 1992. A exposição com mais de 150 imagens do trabalho da artista estará em cartaz em vários formatos e espaços culturais ligados ao festival, em 15 pontos diferentes de Curitiba.



Carreira e Trajetória

Lenise Pinheiro é a fotógrafa profissional mais importante do teatro brasileiro nas últimas quatro décadas.

Começou a dedicar-se à fotografia de teatro em meados da década de 80. Pelo jornal Folha de S. Paulo, fotografou o Festival de Curitiba desde a primeira edição em 1992. Autora do maior e melhor registro da cena teatral contemporânea nacional. Suas fotos fazem parte da ficha técnica dos espetáculos mais importantes do país.


Lenise Pinheiro


Mostra de fotografias “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro” terá mediação em libras audiodescrição para pessoas surdas e cegas em horários agendados


Locais da Exposição “Viva! 30 anos por Lenise Pinheiro”:

Museu Oscar Niemeyer; R. Pará, 941; R. XV de Novembro, 1037; R. Alfredo Bufren, 323

R. Treze de Maio, 991; Palco Escola; R. Visc. do Rio Branco, 373; Rua Júlia Wanderley, 1203;Teatro Guaíra;Teatro da Reitoria – UFPR; Alfaiataria Espaço de Arte; Sesc da Esquina; Sesc Paço da Liberdade;Teatro Zé Maria; Teatro Bom Jesus

A mostra é dividida em três frentes. Começou no dia 29, quando inaugura exposição com cerca de 150 fotografias no vão livre do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Ao lado das fotos, uma linha do tempo dos 30 anos do Festival de Curitiba vai situar o visitante sobre o momento em que cada foto foi tirada.

Algumas das imagens mais representativas do acervo serão impressas em estandartes de tecidos que serão colocados nos teatros Guaíra e Guairinha, no Teatro da Reitoria e na Alfaiataria. Além disso, em outros oito espaços do Festival, as imagens de Lenise serão reproduzidas em posters da técnica lambe-lambe.


Lenise Pinheiro


SERVIÇO

Mediação em Libras:

Todas as quartas-feiras durante o período expositivo

Datas: 30/3, 6, 13, 20 e 27/4

Horário: às 16h

Audiodescrição

Visita para 15 pessoas - tour guiado

16 e 17 de abril – 2 Visitas/dia

13.30 às 15h

15.30 à 17h.

Visita tour guiado

23 e 24 de abril – 2 Visitas/dia

13.30 às 15h.

15.30 à 17h.

FICHA TÉCNICA

Exposição Viva! 30 Anos

29 de março a 29 de abril

Local: Museu Oscar Niemeyer e intervenções pela cidade

Artista: Lenise Pinheiro

Curadoria: Lenise Pinheiro e Iris Cavalvante

Idealização: Fabíula Bona Passini

Expografia: Daniel Marques

Produção: Roberta Cibin

Entrada Gratuita






bottom of page