top of page

Foto perfeita em Dubai: Confira dicas de pontos turísticos para tirar as melhores fotografias

O fotógrafo Lineker Pires atua em Dubai e indica aqui na Hooks os melhores lugares para registrar imagens incríveis na cidade


Dubai é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o mundo. Não é por menos: o local consegue equilibrar tradição e modernidade, oferecendo atrações para todos os públicos. Além disso, a cidade é extremamente fotogênica e possibilita cliques incríveis, independentemente da paisagem escolhida.

Está pensando em viajar para terras árabes após a pandemia? O fotógrafo de moda Lineker Pires está em uma temporada de trabalhos em Dubai e indica os pontos turísticos mais indicados para tirar fotos na região, além de dicas de styling para cada local.


“Os lugares apresentam fundos incríveis para fotografia, então é possível brincar com jogos de luz e sombra, mexer no contraste e explorar os níveis, por exemplo, de abertura do diafragma, que permitem a entrada de luz na lente. Mas antes de tudo, aproveite bastante a estadia! As fotos são uma maneira de recordar momentos marcantes e não devem ser o motivo principal da viagem”, explica o profissional.

“É importante saber dosar esses elementos para a foto não ficar estourada com a luz solar”, ressalta. Lineker também recomenda o uso de looks leves para fotografar. “Prefira sempre roupas fluidas e tecidos mais leves, pois o clima é bem quente, e o sol, intenso. E claro, não se esqueça do filtro solar e de alguma proteção para a cabeça, como chapéus e lenços.”

Burj Khalifa

É registrado no Guiness Book como o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares. O edifício faz parte de um complexo comercial e residencial de dois quilômetros quadrados de área chamado Downtown Burj Dubai, localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade: a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road (antes conhecida como Doha Street).


Para visitar o prédio, é preciso ir ao maior shopping do planeta em área construída, o Dubai Mall. Mas em vez de subir, primeiro você tem que descer: a entrada da visita é pelo térreo inferior. O observatório lá no alto se chama At the Top e tem uma vista maravilhosa de Dubai. Obviamente, também é um ambiente perfeito para cliques sensacionais.

“Você certamente vai andar bastante, então capriche em um look mais street style com seu tênis favorito. Escolha algo confortável, e, ao mesmo tempo, estiloso, para tirar fotos nos arredores do Dubai Mall e em frente ao Burj Khalifa”, indica.

Desert Safari Dubai

Além dos prédios, da tecnologia e do luxo, os desertos dos Emirados Árabes são um dos principais pontos turísticos de Dubai. É possível conhecer o local a partir de buggys, quadriciclos e passeios de camelo e dromedários. As visitas podem ser feitas de dia ou à noite.


“Para clicar a foto perfeita, vá com roupas esvoaçantes e tecidos e lenços coloridos para combinar com a estética local. As composições naturais do deserto, como a movimentação das areias, a combinação de tons terrosos com o céu sempre lindo já ajudam muito a chegar a um bom resultado”, aponta Lineker.

Madinat Jumeirah

Consiste em uma mini-cidade com hotéis de cinco estrelas e locais populares à beira-mar. Dentro do complexo, existe um shopping no estilo dos mercados antigos, os tradicionais souks do oriente médio, onde é possível fazer compras, ir a bons restaurantes e até ir ao teatro.


Através da arquitetura com um toque rústico e dos cheiros de diferentes essências, os visitantes entram no clima da Árabia antiga, sem deixar o conforto e o requinte da Dubai moderna. Para fotografias memoráveis, o horário recomendado por Lineker é o pôr-do-sol. “Um ângulo que recomendo é posicionar no fundo da imagem o Burj Al Arab, luxuoso hotel que é um dos cartões postais mais conhecidos da região”, comenta o especialista.


“Esse lugar é frequentado por muitos locais, então a gente tem que respeitar a cultura do país. É bom evitar vestidos muito curtos e investir em algo mais esportivo mesmo”, aconselha.

Dubai Miracle Garden

Dubai ama construções e projetos grandiosos, como você já deve ter percebido. O Dubai Miracle Garden, maior jardim de flores do mundo, é mais uma prova disso. Projetado no meio do deserto, o local possui 72 mil metros quadrados e cerca de 150 milhões de flores, que formam arcos, mosaicos, túneis e cascatas.


“Não é tarefa fácil fazer com que as flores fiquem impecáveis em um lugar onde os termômetros passam dos cinquenta graus no verão. Mas isso se torna possível graças a modernas técnicas de irrigação e reaproveitamento da água”, acrescenta Lineker. “As esculturas são uma verdadeira obra de arte e a visita rende muitos e muitos cliques. Por ser um local romântico, é perfeito para tirar fotos de casal.”


Al Bastakiya

Também conhecido como Al Fahidi, é um bairro histórico super famoso de Dubai. A região preserva como a cidade era antigamente em uma área residencial. Sua construção remonta à década de 1890 e, no seu auge, a localidade tinha capacidade para 60 unidades habitacionais separadas por estreitas e sinuosas vielas.

“As casas reformadas possuem pátios interiores e ostentam elementos da cultura árabe. Atualmente, o local abriga lojas, galerias de arte e acolhedoras cafeterias”, descreve. “Por ser uma região antiga, dá para adotar um look mais safari, inclusive para integrar ao visual a mesma paleta de cores de tons terrosos do local. Use e abuse de botas, coturnos, shorts e conjuntos”, completa.
bottom of page