top of page

Hábitos de consumo: entenda quais são as preferências das mulheres na internet

O que já sabemos, é que o público feminino que navega nas redes é quem tem preferência por notícias, séries, conteúdos de beleza, saúde e música, mas segundo uma pesquisa recente com estudos feitos pela Nielsen e Opinion Box (líderes em medição, dados, análise de audiência e pesquisa de mercado), o fato de que as mulheres usam mais a internet foi validado.


(Imagem: Reprodução/Internet)


Comprovadamente, as mulheres fazem mais uso da internet tanto para acompanhar influenciadores como para tomarem decisões de compra, e os anúncios que mais chamam atenção são os ligados à aparência, alimentos e eletrônicos.

A pesquisa em foco, entitulada "Elas: Comportamentos e barreiras", traz informações relevantes sobre a quantidade de mulheres que acessam todos os dias as redes sociais (80%), bem como as que utilizam só para acessar e-mails e realizar atividades de rotina (60%).


(Imagem: Divulgação/ Nielsen & Opinion Box)

No geral, foram entrevistadas cerca de mil pessoas em todo o Brasil em um período que foi de 24 de fevereiro até o inicio de Março de 2022. Dentre essas pessoas, 69% eram mulheres, 24% homens e 7% optaram por não revelarem seu gênero.

Ao se tratar de conversão de compras, mulheres são as que mais convertem publicidades vistas nas redes em produtos comprados. Os mais consumidos são roupas, sapatos e acessórios (48%), seguido de eletrônicos (45%) e por maquiagem e cuidados pessoais (38%).



Outro levantamento importante no estudo, identifica que um fator relevante na decisão de compra feminina atualmente são as causas sociais. No que concerne à marcas com produtos que apoiam essas causas, 46% das mulheres afirmaram preferência pelas mesmas. No entanto, ainda há muita desconfiança dentro desse parâmetro, sendo que 51% das mulheres acreditam que existem empresas que utilizam essas causas para benefício próprio.


Para concluir, analisar os hábitos de consumo online das brasileiras contribui para uma compreensão maior do perfil de compra das mesmas em diversas frentes, além de objetivar e estimular a inclusão das mulheres em relação à questões sociais e de mercado de trabalho.




bottom of page