top of page

Handred exalta o ateliê com exibição de fashion film na SPFW N53

e dá início às comemorações de dez anos da marca

Coleção “Atelier” foi apresentada em desfile virtual que tem como protagonista as mãos de quem exerce o ofício de fazer moda, celebrado num espetáculo de dança

Fotos: Marcus Sabah


No dia 3 de junho, às 21 horas, foi ao ar o fashion film da coleção Atelier, da Handred, dentro da programação híbrida da São Paulo Fashion Week N53. É o primeiro capítulo de um marco na história da etiqueta carioca do diretor criativo André Namitala, a comemoração de seus dez anos de trajetória.


A marca se define como um ateliê onde são criadas peças cheias de memória, com respeito ao tempo e o cuidado do olhar. Ela mantém sempre em perspectiva o clima litorâneo que embasa sua identidade desde sua fundação. Assim, as celebrações dos dez anos se abrem olhando para sua força-mãe: o ateliê criador, centro vital que renova a Handred a cada dia.



O fio condutor do fashion film é o trabalho da equipe de costureiras, alfaiates e modelistas. Os sons do ateliê envolvem o espectador no clima do lugar, com o ritmo das tesouras, máquinas, agulhas, linhas e com o olhar da câmera nos tecidos, com as estampas características da coleção, que saem da mesa de corte e voltam às mãos das costureiras.

As roupas da coleção Atelier são apresentadas num espetáculo que mistura modelos e bailarinos. As manifestações fundamentais da cultura brasileira são parte essencial do DNA da Handred, que faz sua leitura autoral, contemporânea e fresca através da moda. Prova disso são as coleções da marca versando sobre lugares e nomes-chave do repertório cultural do país, como Copacabana e Brennand. Em Atelier, o diálogo cultural se solidifica com a presença da dança como elemento narrativo da coleção. "Para os dez anos, escolhemos celebrar o ofício e quem o realiza, através da arte", diz André Namitala.


A silhueta da coleção afirma a característica do DNA da marca, equilibrando fluidez e linhas arquitetônicas. Mas não são formas contidas: elas se projetam para fora através de volumes e sobreposição de camadas. A coleção Atelier é passional e marcante, não só pela modelagem, mas também pelos tons de vermelho que são o destaque da cartela de cores, pontuada por branco, off-white e suas variações.


Esses tons colorem as estampas Vulcão e Treliça. A estamparia é marcante e destaca o padrão Vulcão, que simboliza a relação sanguínea com o ofício e a explosão de ideias envolvida no processo criativo da Handred. O design de superfície extremamente apurado, que resulta em matérias-primas exclusivas, é outro integrante dos códigos criativos da marca e, nesta coleção, isso está nas intervenções de bordados e crochês sobre a estamparia. Além dos tecidos seda e algodão, estampados ou lisos, a linha explora ainda o efeito de luz e sombra do veludo.


A passionalidade chega com as celebrações de aniversário da marca, mas também traduz o mundo que volta a se movimentar e a vontade de festejar que esteve tão latente nos últimos anos. Por isso, a coleção é um convite a assistir de perto o artesanal, a perceber os novos limites criativos da Handred, expandidos a partir do olhar da marca e de seu criador para sua própria trajetória, num inverno quente e fluido.

Ficha Técnica

Direção Criativa: André Namitala Direção e Roteiro: André Namitala e Quinta-feira

Consultoria de Estilo, Trabalhos Manuais e Estamparia: Lúcia Koranyi

Direção de Arte: Quinta-Feira

Gerente de Marketing/Produção Executiva: Gabriela Dore

Comunicação: Gabriela Dore e João Schiavo

Design: Juliana Carro e Flipmags

Vídeo, Edição e Cor: Quinta-Feira e Flipmags

Direção de Fotografia: Marcos Ribas

Styling: Felipe Veloso

Beleza: Max Weber

Trilha Sonora: Paloma Audio & Thiago Lanis

bottom of page