top of page

Iris Van Herpen - Haute Couture Winter 23



O futuro sempre foi o foco de Van Herpen. Embora esta coleção de outono de 2022 marque seu 15º aniversário, ela nunca apresentaria uma retrospectiva de tudo que já lançou.


"Eu pensei sobre isso por cerca de três segundos", ela riu. “E então eu percebi—Não! Eu quero olhar para frente. Eu sempre fiz isso. A coleção é muito orientada para o futuro, inspirada no pós-humanismo, na transformação de identidades, no metaverso, mas também na hiper-realidade, onde a realidade digital e a realidade física estão se tornando indistinguíveis.”


É claro que para fixar no futuro precisamos sempre olhar para o passado. “Meta Morphism", inspirada no poema “Metamorfoses” de Ovídio.


“Esses poemas são tão atemporais”, disse Van Herpen. “Ainda estamos enfrentando as mesmas perguntas: quem somos além de nossos corpos físicos? Para onde vamos como seres humanos?”


Inspirada predominantemente em três poemas, os de Daphne, Arachne e Narcissus, ela desenhou 16 looks físicos e três looks digitais para serem usados ​​por avatares em seu show no Élysée Montmartre. Um surto de COVID-19 de última hora entre os membros da equipe técnica que deveriam operar fones de ouvido de realidade mista para o público fez com que a parte digital do show não pudesse prosseguir. Mas com tudo o desfile foi um sucesso, confira mais fotos dos looks no Instagram da Hooks.



bottom of page