top of page

Ita Mazzutti - Um olhar autêntico e atemporal sobre a moda brasileira

"ART" COVER EDITION - MAY ISSUE

Photos: Lucas Brandão @lucasbrando
Beauty: Jessyca Tommasi
Pros. House Mazzutti @housemazzutti
Team Hooks
Fashion Director: Matheus Hooks - @directorhooks
Marketing and Design Director: Matheus Lopes - @mathlopes

Ita Mazzutti, renomado fotógrafo de moda, conquistou uma carreira sólida ao longo de mais de 15 anos de história pelo mundo da fotografia. Com passagens por quatro continentes - América, Europa, Ásia e África -, Ita registrou em sua galeria digital a identidade da moda brasileira, capturando retratos de artistas, modelos e influenciadores. Sua trajetória é marcada pelo espírito fiel, corajoso e desbravador que o levou a ganhar cada vez mais audiência e impacto no mundo, construindo um grande público na era digital.


Tímido, reservado e crítico, conhecer Ita de perto é adentrar em uma mente criativa e autêntica. Seu estilo fotográfico é marcado por sombras, luz quente e um olhar clássico, expressando os desafios da autoaceitação artística e social presentes em suas obras. Suas fotografias transcendem o tempo e o contemporâneo, transmitindo de forma natural a identidade da moda brasileira e os traços reais de homens e mulheres que nasceram para brilhar.


Com peças assinadas em diversas capas e editoriais das maiores revistas do Brasil, Ita Mazzutti emergiu de um cenário onde o físico encontra o digital. Além de seu trabalho fotográfico, o artista também ministra workshops presenciais para turmas VIP de alunos, compartilhando seu olhar à frente das tendências e sua coragem capaz de quebrar qualquer medo.



Nesta entrevista exclusiva, Ita Mazzutti revela os desafios enfrentados ao dirigir ensaios fotográficos e de vídeo publicitários, a importância da autoaceitação artística e social em seu trabalho, sua abordagem na criação de ensaios fotográficos autênticos e atemporais, e como ele consegue transmitir a identidade da moda brasileira por meio de suas fotografias.


Confira entrevista:


1. Quais são os principais desafios que você enfrenta ao dirigir ensaios fotográficos e de vídeo publicitários?


"Quando se trata de publicidade, acredito que o desafio é conseguir pegar toda referência e briefing do cliente e colocar a sua identidade em cima do processo e do resultado. Nem sempre é fácil mudar algo ou tentar trocar a ideia inicial, pois se trata de uma marca. Mas, com a colaboração de toda a equipe e dos envolvidos, a troca de ideias e conhecimentos pode levar a um resultado incrível."

2. Como você aborda a criação de ensaios fotográficos que transmitam uma mensagem autêntica e atemporal, independentemente do perfil do modelo ou celebridade envolvida?


"Eu amo o conceito de capturar e criar da forma que eu acredito ser belo. Para mim, esse processo envolve arte, beleza e sentimento, vai muito além de montar todas as referências, moods, etc. Eu acredito na fotografia como arte pura, me baseio em sentir algo na hora e tentar criar com tudo que tenho na cabeça, o que chamo de 'backdrop de memórias'."


3. Qual é a importância da autoaceitação artística e social em seu trabalho fotográfico? Como você lida com os desafios associados a essa questão?


"O fotógrafo ou qualquer outro artista e profissional acredito que sempre passa por fases. Uma delas é essa autoaceitação, entender sua identidade, saber reconhecer em quais aspectos ele é melhor, mas entender também que existem realmente essa parte de se questionar em alguns momentos. Mas eu acredito nisso de forma positiva, pois isso nos faz parar para pensar e refletir, e muitas vezes é ali que saímos da zona de conforto ou do conflito de identidade artística."

4. Quais são as principais diferenças entre fotografar celebridades e fotografar pessoas "fora do meio artístico"? Você adota diferentes abordagens para cada um desses contextos?


"Isso é algo que eu gosto de falar. As pessoas têm o costume de ver sempre meu trabalho com modelos e celebridades e talvez pensam que eu não faça algo com quem não seja desse meio. Mas estou sempre tentando mostrar que não é assim. Eu amo meu trabalho e tenho paixão por fazer isso com quem seja, e talvez trabalhar com pessoas que não sejam do meio me exige mais e, às vezes, é onde eu me reconheço capaz de realmente fazer isso de uma forma linda com todas as pessoas. Todos nós podemos nos sentir assim, aliás devemos nos sentir lindos e fotogênicos, e meu trabalho é transmitir isso através da fotografia, da minha arte."


5. Como você consegue transmitir a identidade da moda brasileira por meio de suas fotografias? Quais são os elementos-chave que você busca capturar para representar essa identidade de forma fiel?


"Eu sou extremamente apaixonado pelo nosso país, até pela imensidão de culturas diferentes, belezas naturais e de pessoas. E quando se trata da moda brasileira, eu vejo assim: diversidade, talentos absurdos, profissionais incríveis, e quando eu tenho em mãos peças ou coleções que eu posso unir junto à minha fotografia, seja para uma campanha ou um trabalho autoral, isso traz um valor e um resultado que me completam. Transmitir a identidade da moda brasileira é isso: paixão, amor, alegria e beleza."

6. Como suas experiências em diferentes continentes influenciaram sua visão artística e seu estilo fotográfico?


“Graças ao meu trabalho, eu conheci lugares maravilhosos que talvez eu não teria a oportunidade de ir de outra forma. Deparar-me com culturas diferentes nos faz ampliar ainda mais nossas ideias e conhecimentos de forma social e visual, e para a fotografia, isso é de extrema importância, pois temos em mãos essa pluralidade. E, sobre o ponto de vista comercial e de mercado, isso também nos ajuda a entender as diversas formas de entrega e resultado, com marcas e públicos de uma forma geral.”


Ita Mazzutti continua a deixar sua marca no mundo da moda, através de sua visão criativa e autêntica. Com cada novo desafio, ele se supera, utilizando sua paixão pela arte e sua experiência multicultural para criar obras que transcendem fronteiras geográficas e inspiram pessoas ao redor do globo. Sua contribuição para a moda brasileira é inegável, mostrando ao mundo a diversidade e o talento que permeiam o cenário fashion do país.





bottom of page