Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

Kim Care #1: como limpar sua pele de forma efetiva

por Kim Flores


Model: Cienah Akesa | Photographer: Audrey Fretz @parkstreet_


Quer cuidar da pele mas não sabe por onde começar? No meio de tantos produtos, truques, dicas e passos é fácil se sentir perdido quanto se trata da saúde da nossa pele. Não esquenta! Nesta nova série da Hooks Magazine vou te ensinar como ter uma rotina de cuidados com a pele de forma prática e efetiva.


Quando se trata de cuidar da pele é necessário saber qual o seu tipo de pele, sua rotina, o clima atual onde você vive e os fatores externos a qual você está sujeito (o emocional conta muito para a saúde da nossa pele, sabia?). A pele é o maior órgão do corpo humano e por este motivo é muito importante conhecer os ativos que estão presentes na composição dos seus produtos. Vamos lá?


Limpeza com conhecimento


Quando se trata de limpar a nossa pele é necessário compreender como a sua pele é. Oleosa em algumas partes? Seca em outras? Acneica?

Como o nosso clima é quente na maior parte do Brasil, a nossa indústria cosmética amplamente difundiu os limpadores mais abrasivos, que deixam a pele sequinha (pra não dizer "repuxando" e até mesmo descascando).

Muitas pessoas se agradam por este sensorial, porém a sua pele ficará extremamente necessitada de hidratação caso utilize um limpador muito agressivo. O ideal na hora de comprar um bom produto para limpar é entender o seu propósito.

Existem limpadores antiacne, por exemplo, com ácido salicílico para eliminar e prevenir inflamações. Por outro lado, existem limpadores hidratantes, que vão deixar sua pele macia e equilibrada. Ambos são válidos e devem ser utilizados de acordo com a sua necessidade, podendo ser intercalados também!


Rotina sem mistério


Na rotina diurna, lave sua pele sempre que acordar para limpar a oleosidade e produtos aplicados na noite anterior. Massageie a sua pele com o seu limpador por pelo menos 1 minuto antes de enxaguar tudo. A água fria é ótima para acordar a sua pele, mas nada de extremos! O mais importante é se sentir confortável enquanto lava o seu rosto.


Para a rotina noturna vou te ensinar o conceito de dupla limpeza que foi criado na Coréia (que é referência em cuidados com a pele). Para realizar a dupla limpeza é necessário utilizar um limpador à base de óleo (cleansing oil) e um limpador à base de água.

Aí você me pergunta: "um limpador à base de óleo? Mas a minha pele é oleosa, não vai dar certo". É aí que tá o "pulo do gato". Na limpeza, semelhante atrai semelhante. O óleo de limpeza vai se misturar com os óleos da sua pele junto com todo o resto: maquiagem, protetor solar, sebo e suor. Este cleansing oil vai "derreter" tudo isso em uma coisa só. É claro, produtos dessa categoria possuem emulsionantes na sua composição.

Massageie sua pele por no mínimo 1 minuto com o óleo. Depois é só umedecer as pontas dos dedos com um pouco de água e voltar a massagear. O óleo vai emulsionar, virando uma substância aguada e leitosa que irá embora assim que você enxaguar o seu rosto, não deixando resíduos.

Assim que terminar a sua limpeza com o cleansing oil é só fazer novamente uma limpeza com o seu limpador à base de água preferido. Pode ser o mesmo utilizado na rotina diurna ou algo que possua um sensorial mais gentil, já que logo será a hora de dormir.


Marcas que podem te ajudar


Não faltam opções de limpadores na indústria de cosméticos. Muitas marcas brasileiras estão entrando no mercado com limpadores à base de água e uma diversidade de cleansing oils também. A dica é: leia sobre os propósitos e finalidades que a marca comunica a respeito do seu produto. Vá além da marca e pesquise sobre a composição, resenhas e opiniões a respeito deste produto. Pense no que a sua pele precisa. Comprar com consciência é sempre a melhor escolha.


No universo das marcas clássicas temos as mais fáceis de serem encontradas em qualquer farmácia e até mesmo mercados. Neutrogena, La Roche, Vichy, Darrow, Avène, Cerave, The Body Shop, entre outras. Já pra quem adora uma comprinha online, existem novas marcas brasileiras no mercado como a Sallve e a Quintal. Por fim, as asiáticas que são minhas preferidas: Hada Labo, Biorè, Shiseido, Missha e Banila Co.

Encontre a sua preferida e bora cuidar da pele?




ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks