top of page
  • Foto do escritorBM

Krav Magá é aliado na manutenção da saúde mental

Segundo pesquisa da OMS, casos de ansiedade e transtorno depressivo grave aumentaram mais de 25% em dois anos de pandemia


C

om o avanço da vacinação contra a Covid-19, aos poucos a vida vai voltando ao normal após dois anos de pandemia, mas as marcas deixadas por ela ainda persistirão por muito tempo. De acordo com uma pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgada recentemente, os casos de ansiedade aumentaram 25,6%, e de transtorno depressivo grave, 27,6%, neste período.

Uma das principais explicações para números tão alarmantes é o aumento do estresse causado pelo isolamento social. Com as restrições, somaram-se a perda de emprego, do convívio com parentes e amigos e medo da doença.

Entre os pilares para tratamento desses transtornos mentais, especialistas indicam que a prática de atividades físicas são um santo remédio na manutenção da saúde mental e o Krav Magá é um aliado desses pacientes, uma vez que os exercícios promovem a liberação de substâncias no cérebro que protegem o organismo do estresse. “De forma geral os exercícios físicos possuem efeitos antidepressivos e ansiolíticos. Nas aulas de Krav Magá são aplicados conceitos que no dia a dia trazem não só segurança, mas também melhoram nossa confiança e saúde mental”, explica Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá.


A prática de defesa pessoal desenvolvida para treinar o exército israelense é baseada nos movimentos naturais do corpo, com golpes curtos e rápidos que visam atingir os pontos sensíveis, e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, a partir dos 7 anos, e para todas as faixas etárias, oferecendo benefícios físicos e mentais.


Além disso, o aluno aprende a se defender, superar o medo da violência e do bullying, recuperar sua autoestima e autoconfiança e andar mais seguro na rua. “Não é simplesmente treinar e ir embora. Procuramos orientar os alunos para que tenham clareza em suas ações. Todos os alunos são acolhidos e encontram no Krav Magá uma família. Deixamos claro que não estão sozinhos e que pedir ajuda também significa ter coragem”, afirma Zalmon.


A Federação Internacional de Krav Magá realiza aulas híbridas e disponibiliza vídeos com aulas gratuitas em seu canal do YouTube e em suas redes sociais.


bottom of page