top of page

Letícia Portela, a Advogada que vem ajudando quem quer realizar o sonho da Dupla Cidadania Italiana

Fomos recebidos pela advogada Letícia Portela, 28 anos em seu luxuoso escritório em São Paulo, para conhecer a história desta advogada que se tornou o desejo das famílias que desejam obter a dupla cidadania italiana.


Créditos Fotógrafo: @joseantoniofotografias

Site: @cidadaniaitalianaoficial


Logo na entrada com um lindo sorriso no rosto conseguimos ver a felicidade de quem tão jovem trabalha feliz e motivada realizando o sonho dos descendentes de italianos nascidos no Brasil.


Nascida na cidade de Guarulhos-SP, formada em direito, registrada na OAB/SP, já trabalhou como assistente no Ministério Público e hoje esta a frente da maior agência do Brasil em serviços relacionados a obtenção da dupla cidadania italiana.



Letícia conta que começou neste meio prestando serviços a empresa até que um dia lhe foi oferecido para assumir o controle da agência, proposta que ela logo aceitou e hoje atende pelo nome de Cidadania Italiana Oficial.


Com mais de 2000 cidadanias reconhecidas ao longo do tempo e ouvindo ela falar não restam dúvidas que estamos na frente da maior autoridade no assunto em atividade no país.


Mas contratar seus serviços não é tão simples quanto vê-la sorrir. Letícia explica que mesmo que o cliente tenha disponível o investimento necessário muitas vezes o contrato não é assinado, pois na triagem prévia detecta-se a inviabilidade do processo por diversas razões, mas quem consegue este feito também tem em contrapartida a cidadania italiana garantida ou ela devolve todo o investimento.



Atualmente mais de 150 mil pessoas aguardam no consulado italiano para adquirir o reconhecimento de cidadania italiana por descendência. Muitas delas estão há 12 anos na fila de espera para entregar os documentos exigidos pela repartição consular.


Em maio deste ano, o consulado emitiu – em seu site oficial – um comunicado de que havia dado início ao atendimento dos requerentes do ano de 2010. O Consulado destaca que a cada ano, 20 mil novos pedidos são protocolados. O público de São Paulo é de 20 milhões de ítalo-descendentes. Uma demanda que, segundo a cônsul-adjunto da Itália em São Paulo, Livia Satullo, supera a de muitas cidades italianas inteiras.



É aí que Letícia entra na história junto com todo seu time de atendimento, promovendo a redução nos prazos para a realização deste sonho. Confira a seguir a entrevista que ela concedeu a Hooks Magazine detalhando como funciona esta jornada e tirando as principais dúvidas sobre o tema.


Se apresente para nossos leitores ....

Me chamo Letícia Portela, sou Advogada, 28 anos, especialista em processos de Dupla Cidadania Italiana e estou a frente da empresa Cidadania Italiana Oficial.

Quem tem direito a cidadania italiana?

Toda pessoa que tem um ascendente italiano, seja avô, bisavô, trisavô ou acima tem direito a cidadania italiana.

Se for uma mulher não?

Com mulheres na árvore genealógica precisamos fazer uma análise da arvore dela para saber em qual tipo de processo vai se enquadrar, mas também tem direito.

Qual a diferença?

É que somente a partir de 01/01/1948 as mulheres passaram a transmitir a cidadania para os filhos. Famílias que tem Mulheres na linha de descendência que tiveram filhos antes desta data hoje também conseguem, mas de forma judicial.

Não tem limite de geração?

A cidadania italiana não tem limite de geração.

Quais documentos necessários?

Basicamente todos os documentos de nascimento, casamento e óbito, desde italiano até os requerentes interessados em obter a cidadania.

Vocês ajudam nessas buscas?


Sim, fazemos todo o processo, desde pesquisas de documentos na Itália, no Brasil, passando pela montagem do processo com todas as exigências até a conclusão definitiva na Itália.

Qual prazo natural para a conclusão de um processo de cidadania italiana?

Considerando todas as etapas hoje de 18 a 24 meses podemos dizer que é um excelente prazo e de fato é que o tem acontecido com nossos clientes.

Qual o caminho recomendado para se obter a cidadania italiana?

Hoje eu recomendo o processo de forma judicial, o qual a pessoa e seus familiares não precisam viajar para Itália, não precisam ter nenhum tipo de estadia por lá e o principal é que todo investimento pode ser dividido entre o grupo familiar e parcelado.

Existem outros caminhos?

Existe o processo de forma presencial que a pessoa viaja até a Itália e deve ter uma estadia mínima por lá, que é também um processo seguro, mas tem algumas desvantagens, como falei o fato de ter que morar na Itália um período. E temos a opção via consulado que não recomendo pelo longo prazo de espera, em SP por exemplo acima de 12 anos.

Quais as vantagens em se ter a dupla cidadania?

Morar, estudar e trabalhar legalmente em qualquer país da União Europeia sem duvidas é a maior delas. Afinal estamos falando de 27 países de portas abertas para você. Mas existem outras como isenção de vistos para vários países ao redor do mundo também, como EUA, Japão, Austrália, entre outros.


Contatos: Instagram: @cidadaniaitalianaoficial Whatsapp: (11) 29594759 Email: leticia@cidadaniaitalianaoficial.com.br

bottom of page