top of page
  • Foto do escritorBM

Maria Alice Flora: Dona de um império construído aos 34 anos


Foto: Max Carvalho


Empresária, cirurgiã-dentista, especialista em ortodontia, especialista em HOF, carioca, determinada e empoderada. Maria Alice Flora conseguiu em tão pouco tempo o que muitas mulheres almejam, o respeito profissional dentro da harmonização orofacial.

A expert em harmonização orofacial é reconhecida nacionalmente e internacionalmente por seu tratamento ímpar no ramo, ela trabalha em cima de uma harmonização real, seus protocolos fogem tudo que possa ser exorbitante e exagerado, pois, ela atua com muita cautela, proporcionalidade, elegância e sofisticação. Se algum dia você ver algum procedimento com exageros, pode ter certeza que não foi pelas mãos de Maria Alice.

Foto: Max Carvalho

Atualmente ela administra suas duas clínicas de estética no estado do RJ e ministra cursos da área de harmonização facial para profissionais que desejam se capacitar e aprender um pouco mais sobre as técnicas e dicas da expert.

Quem vê a vida de Maria Alice hoje, pode até pensar que sua vida foi fácil ou que conquistar tudo que conquistou foi por sorte ou com alguém por trás impulsionando, mas na verdade não foi nada fácil, chegar em um faturamento tão próspero, foi através de muito suor, esforço, trabalho e dedicação. Em um breve bate-papo, convidamos Maria Alice para nos contar um pouco mais sobre sua vida e sua trajetória, veja:

Quem foi Maria Alice Flora ? Quem é a Maria Alice Flora de hoje?

"Filha e neta de comerciantes, desde muito nova sonhava em ter minha independência financeira . Nascida na região serrana do Rio de janeiro, aos 17 anos passei para odontologia, e para ajudar nas despesas pessoais fui revendedora de cosméticos, produzia artesanato e vendia para minhas colegas de classe, já fazendo uma boa renda mensal.

Uma mulher que entendi meu potencial e alavanquei minha carreira sendo pioneira em harmonização facial no estado do Rio de Janeiro, conquistei minha independência financeira antes dos 30 anos de idade. Atualmente, além de ser proprietária de duas clínicas de saúde e beleza, sendo uma delas o maior centro estético da região, também empreendo no ramo imobiliário, e sou investidora no mercado financeiro."


Como foi sua trajetória profissional ?

"Ao me formar, trabalhei por 3 anos em clínicas populares, até que em 2012 com a ajuda da minha mãe conseguimos pegar um empréstimo no banco e abrir minha primeira clínica no interior do estado. Trabalhamos por muitos anos, somente eu e ela, pois não havia condições financeiras para contratação de funcionários "Minha mãe trabalhou durante 8 anos comigo sem receber um real, apenas para me ajudar a ter estabilidade no mercado".
Em 2014 surgiu um curso sobre toxina botulínica destinado a dentistas no RJ e despretensiosamente, apenas por curiosidade, me matriculei, não fazia ideia da proporção que isso iria tomar.
Em 2016 meu nome começou a ganhar força na área da harmonização facial, mas foi em 2018 que eu me tornei referência na área. Nesse mesmo ano parei de exercer a odontologia convencional, atuando exclusivamente com harmonização facial.
Em 2020 quando tudo conspirava contra, em plena pandemia, inaugurei o maior centro de estética e saúde da região serrana em Itaipava. Uma clínica que hoje é referência mundial com um conceito único."


Foto: Max Carvalho

Sobre faturamentos, você um dia chegou a imaginar que iria mensalmente bater recordes de vendas?

"Seria hipocrisia da minha parte dizer que não, sendo que desde quando me formei, minha dedicação exclusiva é minha profissão. Estou apenas colhendo o que plantei."

Sobre seu reconhecimento nacional, você chegou a imaginar que um dia seria uma pessoa tão influente no ramo da Harmonização Facial? "Isso realmente não esperava, não imaginei que iria conquistar tantos pacientes e influenciar tantos outros profissionais, me orgulho muito disso, pois construí minha carreira em bases sólidas, com ética e busca incessante por conhecimento."


Ouvimos muitas pessoas comentarem sobre seus protocolos, como você chegou nesse mix perfeito de naturalidade, sofisticação e elegância ? "Eu busco reproduzir em meus pacientes o que considero belo, através de técnicas que otimizam os produtos e valorizam a beleza individual de cada paciente sem exageros. Não posso deixar de citar meu olhar criterioso na hora de realizar meus planejamentos, isso com certeza faz toda a diferença."


Foto: Max Carvalho

Pacientes que procuram você com a finalidade de obter exageros. Como você lida?
"Eu respeito o gosto de cada paciente, mas procuro conscientizá-las sobre os exageros, sempre busco mostrar a beleza natural que existe em cada uma delas, propondo tratamentos seguros que trazem benefícios de forma saudável com baixo risco de complicações e que trazem proporcionam belos resultados. Para mim, a naturalidade caminha de mãos dadas com a elegância."

Como iniciou sua trajetória para ministrar workshops? Quando começou essa demanda ? Teve alguma situação que foi a virada de chave para você chegar a conclusão que ministraria cursos ?
"Os cursos surgiram na minha vida em 2018, em um momento que eu precisava me manter 100% ocupada, foi uma época muito difícil, onde mergulhei no trabalho para me manter firme.

Somando diversos cursos no Brasil e exterior me senti capacitada para passar a frente meu conhecimento a outros profissionais da área. Meu objetivo era fazer um curso sem reserva de conhecimento, diferente de outros que havia frequentado, com o propósito de elevar o nível, principalmente da odontologia, na harmonização facial."


Foto: Max Carvalho

Sabemos que você possui 2 clínicas, fora inúmeros outros empreendimentos, como você faz para conseguir administrar tudo e conciliar? "É uma verdadeira loucura, hoje conto com uma equipe com mais de 40 profissionais treinados por mim que me ajudam a manter tudo isso. Estamos crescendo juntos e com certeza isso é só o início."


Existe algum plano que poderia nos contar com exclusividade?
"Estou com muitos projetos pessoais e profissionais, o que posso adiantar é que estamos com projetos grandes envolvendo uma empresa líder mundial na área de estética, aguardem."


Nós da COLUNA BM gostaríamos de agradecer imensamente a Maria Alice Flora por ter topado ser uma de nossas capas e ter nos concedido essa entrevista exclusiva.

Créditos:
Fotos: Max Carvalho
Locação: Clínica Maria Alice Flora Make e Cabelo: Regiane Moreira

bottom of page