top of page

Moncloa - Entrevista com Barbara Campeli





Convidamos a mais exclusiva empresa de chás para uma matéria e capa da nossa edição especial de verão. Moncloa é uma empresa que atua como Boutique de chás exclusivos, com aromas e sabores únicos. Para o verão a Moncloa decidiu lançar o Kit Cheers, que trás uma seleção de chás, que podem ser combinados com bebidas alcoólicas para fazer Drinks. Acompanhe agora entrevista com a criadora do Kit Cheers da Moncloa.

1- Qual a ideia inicial, como foi criado o Kit Cheers?

O kit Cheers faz parte de uma coleção de kits chamada Tea Selection. Nessa seleção, criamos algumas combinações de blends que trazem momentos específicos pra quem vai apreciar aqueles chás. Selecionamos desde infusões que ajudam a ter energia pra um dia cheio, até chás que te auxiliam a desacelerar e a ter um momento mais individual. O Cheers veio pra trazer esses blends que ficam perfeitos com drinks! Inclusive, nesse kit você encontra um livreto com receitas exclusivas! Tudo delicioso!


2- No kit acompanhado alguns sabores, quais são, e de onde vem cada sabor?

A Moncloa é rica em sabores e o Cheers tem chás e infusões que vão do chá verde até o Puerh. Fizemos questão de trazer sabores bem múltiplos para que todos os paladares se encantassem com os coquetéis. E para que houvessem drinks para todas as ocasiões. Ali também estão infusões herbais e de frutas, que são sucesso.


3- Bárbara Campelli, vimos algumas receitas perfeitas em solid com o chás moncloa que você criou, como foi a criação, you was testando os sabores?

Essa foi uma cocriação com o bartender André de Oilveira e a idéia nas receitas foi realçar alguns sabores específicos de cada blend e incorporá-los a receitas já conhecidas criando releituras muito saborosas de clássicos, como o Mint Julep e algumas combinações autorais como o Bourbon Hug.


4- Cada sabor do kit combina com alguma bebida específica, para quais momentos você indica cada receita de bebida?

Quem gosta de visual e praticidade na hora de fazer o drink vai adorar o Spice Tonic e o Monberry, pois são fáceis de fazer e muito saborosos, indicados para ocasiões mais informais e encontros com os amigos ao fim de semana. Os drinks Bubbly e Rossini Teasão perfeitos para celebrações e festinhas ao fim de tarde, pois são mais leves em teor alcoólico e acompanham espumante na composição do drink. De perfil mais encorpado temos o Licorice Cocktail e o Moncloa Julep, onde os destilados aparecem mais nos drinks e são muito recomendados para refeições com carne e ocasiões noturnas. Para dias frios vale provar o Bourbon Hug que pode ser servido quentinho e, como o nome já diz, é um abraço em forma de coquetel.


5- Estamos em pleno verão, qual o drink que você indica para momentos de calor na piscina ou praia?

Praticidade é o que conta nessas horas, pois a gente quer mesmo é relaxar ou estar reunido com os amigos ou família. Pensando nisso, recomendo muito o Spice Tonic e o Monberry. São drinks bem refrescantes e rápidos de fazer. Além do sabor fresco, trazem essa leveza pro momento.

6- Quais os cuidados que não podem faltar na preparação dos drinks com os chás moncloa? E dicas para um melhor preparo.

O segredo do sucesso nos drinks é o cuidado com seus insumos, organização e capricho na hora de preparar. Deixar a sua infusão na temperatura e tempo corretos é importante para que a receita fique perfeita. A escolha dos ingredientes também tem que ser bem boa! Frutas da época e bebidas de qualidade são pontos chave pra que dê tudo certo, então escolha com cuidado o que você vai consumir. Aqui vão algumas dicas de como deixar os seus drinks ainda mais saborosos:

* Vá a Feira!

Além de fortalecer o comércio local, ver e sentir as frutas ajuda a criar e desenvolver melhor as suas receitas.

* Cuide do tempo!

Deixar a sua infusão esfriar naturalmente vai fazer o seu drink muito mais perfumado, então tenha paciência. Se precisar acelerar o processo faça um Bain-Marie invertido (com gelo no recipiente de baixo, ao invés do fogo).

* Fortaleça os aromas do drink!

Sabe quando o drink chega pra você no balcão do bar e ele está com uma aparência maravilhosa e um perfume sensacional? Só de lembrar faz até salivar. Pois é, os seus drinks também podem ser assim! Basta usar algum ingrediente da receita para perfumar o drink. Uma casca de Laranja torcida sobre o drink (o famoso "Twist" que os bartenders fazem nos bares), um ramo de Hortelã batido na taça na hora de servir ou até mesmo um pau de Canela aquecido no maçarico... Tudo isso serve para perfumar e abrir o caminho para o sabor incrível do seu drink. É importante lembrar que esses aromas adicionados posteriormente ao drink combinam melhor com ingredientes da própria receita, então experimente! E você encontra todas essas dicas preciosas dentro do kit Cheers.

*Divirta-se e Compartilhe

A parte mais gostosa de se fazer um coquetel (além de beber) é dividir, então aproveite para chamar os amigos e se divertir com uns bons drinks! Quanto maior a combinação de sabores, maior será a criatividade nas próximas receitas e composições. Então experimente, crie e se divirta. Se quiser ousar, mude o destilado, altere quantidades, se abra para novas possibilidades. Só lembre de fazer as infusões da maneira que está escrito no livreto que acompanha o kit ou nas suas latas de chá Moncloa.

Algo interessante que a indústria de bebidas têm feito nos últimos anos, é incentivar o consumo de coquetéis com menor e/ou nenhum teor alcoólico nos bares e restaurantes do mundo todo e, para essa composição, os chás são sucesso pois dão mais complexidade ao sabor do coquetel.

Então lembre-se sempre que você pode diminuir a quantidade de álcool das receitas ou retirá-las, basta pesquisar as combinações possíveis e se divertir.

O que trazemos no Cheers é a alegria e a vibração que os chás podem trazer num bom coquetel. Aproveite!

bottom of page