Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

“MULHERES PELO CLIMA”: CONHEÇA NOMES INSPIRADORES QUE LUTAM PELA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

O quinto episódio do “Nat Geo Podcast” debateu a atuação das mulheres na preservação da natureza


Se de um lado as mulheres são as mais impactadas pelas mudanças climáticas, segundo relatórios da ONU - por outro, são elas quem também estão na linha de frente para lutar em prol do planeta Terra. Esse foi o tema do quinto episódio do “Nat Geo Podcast”, intitulado “Mulheres pelo Clima”, que recebeu duas jovens lideranças muito importantes dessa agenda sustentável: a ativista indígena Samela Sateré Mawé e a jovem embaixadora da ONU Amanda Costa.

Além disso, ao longo dos sete episódios – todos já disponíveis nas principais plataformas de áudio - o podcast contou com a presença de diversas mulheres que contaram suas histórias e deram verdadeiras aulas de como podemos ajudar na preservação do meio ambiente. Conheça mais sobre elas:


Amanda Costa


(Créditos: Divulgação/Ivan Pacheco)


Amanda Costa é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundadora o Instituto Perifa Sustentável. Formada em Relações Internacionais, ela foi reconhecida como #Under30 na revista Forbes, TEDx Speaker e LinkedIn Top Voices e Creator, além de atuar como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.


Samela Sateré Mawé


(Créditos: Divulgação/Nathalie Brasil)


Indígena do povo Sateré Mawé, Samela é estudante de Biologia na Universidade do Estado do Amazonas, ativista ambiental no Fridays For Future Brasil, jovem comunicadora na APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e da ANMIGA (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade), além de apresentadora no Canal Reload.

Ela também integra a AMISM (Associação de Mulheres Indígenas Sateré Mawé), o MEIAM (Movimento de Estudantes Indígenas do Amazonas) e as ONS NOSSAS e Uma Concertação pela Amazônia.


Tamara Klink


(Créditos: Divulgação/Giovanna Conservani)


Tamara Klink é uma escritora e velejadora de São Paulo. Aos 24 anos, ela se tornou a mais jovem brasileira a atravessar o Oceano Atlântico sozinha em um veleiro. Convidada do quarto episódio do “Nat Geo Podcast”, intitulado “Além do Oceano”, Tamara é arquiteta de formação pela École Supérieure d’Architecture, de Nantes, e já lançou diversos livros em que os mares são o cenário principal.

Hoje, ela espalha pelo mundo aquilo que viu durante suas viagens pelos oceanos e luta pela preservação não só deles, como de todo o meio ambiente.


Barbara Veiga


(Créditos: Divulgação/Ivan Pacheco)


Fotógrafa, documentarista, repórter, ativista e escritora, Barbara Veiga também participou do quarto episódio do “Nat Geo Podcast” ao lado de Tamara Klink. Nascida no Rio de Janeiro, ela escreveu o livro “Sete Anos em Sete Mares”, em que narra sua trajetória pelos Oceanos, expondo através de suas palavras e suas lentes de fotografia todas as belezas e também todos os problemas que as águas enfrentam por conta das mudanças climáticas e outras atitudes vindas dos humanos.

Além disso, Barbara é cofundadora da Liga das Mulheres Pelo Oceano, movimento em rede que integra os esforços de emancipação das mulheres e atua pela conservação do oceano.


Cristal Muniz


(Créditos: Divulgação/Luca Lorenzo)


Comunicadora, designer, ativista ambiental e convidada do episódio “Mais Vida, Menos Lixo”, do “Nat Geo Podcast”, Cristal Muniz decidiu deixar de produzir lixo em 2014. Com o objetivo de incentivar também as pessoas a diminuírem ao máximo a quantidade de lixo que elas produzem, além de expor os problemas ambientais que nosso planeta enfrenta, Cristal fundou o blog ”Uma Vida Sem Lixo” em que fala mais sobre o assunto. Além disso, ela lançou um livro de mesmo nome que foi finalista do Prêmio Jabuti de 2019, um dos mais importantes prêmios literários do Brasil.


Fe Cortez


(Créditos: Divulgação/Luca Lorenzo)


Convidada do terceiro episódio do “Nat Geo Podcast” junto com Cristal Muniz, a ativista ambiental, empreendedora e palestrante Fe Cortez é a idealizadora do “Menos 1 Lixo”. Preocupada com o rumo que o mundo tem tomado por conta do descarte desenfreado de lixo, Cristal tenta incentivar as pessoas a diminuírem o quanto elas descartam no seu dia a dia.

Além de colunista da Revista Glamour e da Revista Ela, Fe foi Defensora da ONU Meio Ambiente na campanha Mares Limpos por 4 anos e conselheira do Greenpeace, além de ter sido premiada pela Geração Glamour de 2018 como a mulher mais influente no segmento da sustentabilidade em 2017.


Giovanna Nader


Crédito Divulgação


Lutando por uma moda mais sustentável, a comunicadora Giovanna Nader participou do segundo episódio do “Nat Geo Podcast” chamado “Moda com Propósito”.

Nascida na cidade de Guarapari, em Minas Gerais, Giovanna se formou em Administração, com ênfase em Marketing pela ESPM de São Paulo e fez pós-graduação em Branding pela Universitat Pompeu Fabra, de Barcelona. Ela também é cofundadora do Projeto Gaveta, junto com Raquel Vitti Lino, que incentiva as pessoas a trocarem suas roupas entre si, além de lutar por uma indústria da moda mais humana e sustentável.


Paulina Chamorro


Crédito Divulgação


Nascida no Chile, a jornalista ambiental Paulina Chamorro participou do primeiro episódio do “Nat Geo Podcast”. Atuando há mais de 20 anos na área, Paulina já passou diversos veículos de comunicação. Hoje é colaboradora da National Geographic Brasil e TEDx Speaker, além de ser apresentadora do podcast ‘Vozes do Planeta’ e fazer parte da Liga das Mulheres pelo Oceano, movimento em rede que busca potencializar ações e ideias pela proteção dos oceanos sob a ótica feminina.

Paulina foi produtora e repórter do projeto Mar Sem Fim, percorrendo de veleiro por três anos toda a costa brasileira e com transmissão pela TV Cultura. Ela também já foi diversas vezes premiada, recebendo duas vezes o Prêmio Socioambiental Chico Mendes como Melhor Programa de Rádio e ganhando, em 2016, a Medalha João Pedro Cardoso, condecoração do Governo do Estado de São Paulo. Em 2019 recebeu o título de cidadã paulistana pela Câmara de Vereadores de São Paulo.


Laila Zaid


Conhecida pelo seu trabalho como atriz, Laila Zaid participará do sexto episódio do “Nat Geo Podcast”, chamado “Influência do Bem”. Nascida no Rio de Janeiro, Laila já participou de diversos filmes, novelas e peças de teatro, mas ela também se destaca pelo seu ativismo ambiental.

Com o foco voltado a ensinar as crianças e jovens o caminho da sustentabilidade, atuando em escolas públicas e ONGs, Laila lançou o livro infantil “Manual Para Super-Heróis, o Início da Revolução Sustentável”, em que ensina de forma divertida como eles podem ajudar o meio ambiente.


Nátaly Neri


Bacharelada e licenciada em Ciências Sociais, e cursando atualmente MBA em Sustentabilidade e Economia Circular, Nátaly Neri também participará do sexto capítulo do “Nat Geo Podcast”. Com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, ela cria conteúdo para a internet desde 2015 e debate temas como veganismo, sustentabilidade, slow living, moda consciente e relações raciais, sociais e de gênero.

Entre seus diversos projetos, Nátaly protagonizou alguns de destaque como o ‘Youtube Negro’ em 2016 no seu canal do Youtube em parceria com o YouTube Space e YouTube Brasil; TEDx "A Mulata Que Nunca Chegou" em 2016; TEDx "Afrofuturismo: A Necessidade de Novas Utopias" em 2017; além de ter idealizado e produzido o documentário longa-mentragem "Negritudes Brasileiras" também em seu canal no Youtube dentro do projeto Creators For Change, do YouTube Global em 2018.

--

A produção do “Nat Geo Podcast”, da National Geographic Brasil, faz parte da campanha O Que Você Faz Importa, que - por meio de múltiplas plataformas e diversas iniciativas - busca conscientizar seu público sobre a importância de uma ação coletiva para o planeta. Os episódios do “Nat Geo Podcast” podem ser ouvidos no site da Rádio Disney, Youtube, Spotify e Apple Music.




ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks