Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

O número que mudou tudo: Levi's traz vigor extra ao seu modelo icônico com linha de jeans

100% circular e reciclável


Inédita na história da marca, 501® Designed for Circularity tem calças femininas e masculinas feitas de algodão orgânico junto ao denim reciclado. A linha é parte da campanha 501® Originals, que também conta com novas versões do modelo


Uma das peças mais icônicas da história da moda, a calça 501® Original, primeiro modelo do segmento de denim e da Levi's®, é, até os dias de hoje, a referência de onde partem as tendências e a inovação no jeanswear. É partindo dela que a Levi's lança, no dia 15 de fevereiro, a campanha 501® Originals. As lojas irão receber novas versões do modelo clássico de calça da marca, com destaque para a linha 501® Designed For Circularity. As quatro peças da linha que chegam ao Brasil são feitas de algodão orgânico, já amplamente utilizado pela marca mas, dessa vez, com denim reciclado nas fibras. Essa junção forma o tecido Circulose®, inovação vinda da empresa têxtil sueca Renewcell, parceira frequente de Levi’s.




A indústria da moda, há décadas, tenta reciclar tecidos, para se alinhar de vez à economia circular, e a Levi's começa a propor um caminho para a solução desse desafio. O investimento em pesquisa e desenvolvimento têxtil faz parte do pilar de responsabilidade ambiental e produtiva da marca, que vinha fazendo testes com matéria prima reciclada e, agora, acredita que o Circulose® está pronto para ganhar escala, e começa a ser usado para produzir edições especiais do modelo mais conhecido da Levi’s. Isso é resultado de um processo aperfeiçoado por dez anos pela Renewcell de transformar peças de roupa usadas em peças novas.


A empresa compra peças de roupa e produção têxtil descartadas que contenham uma grande proporção de algodão e viscose, que são matérias-primas com base de celulose. Uma máquina remove aviamentos e outros detalhes, além de separar todo o material não-celulósico, e em seguida tritura e dissolve quimicamente os tecidos. A Levi's conheceu a técnica desenvolvida pela Renewcell em 2018, e o que chamou atenção da marca foi que o Circulose® é muito próximo da viscose, e por isso poderia ser facilmente integrado na cadeia produtiva da Levi's, além do processo de reciclagem química ser limpo. Por operar dentro dos rígidos padrões de regulação ambiental da Suécia, a Renewcell adota um processo que não envolve descarte de afluentes tóxicos na elaboração do tecido.


As peças 501® Designed for Circularity são as mais sustentáveis que a Levi's já fez, pois foram feitas para serem recicladas, além da adoção do processo responsável de reciclagem têxtil em sua produção reduzir a dependência da marca de matérias-primas extraídas da natureza e ser um passo em direção à consolidação de um sistema de produção circular.

A campanha 501® Originals também traz peças que resgatam a modelagem clássica da calça 501®. O modelo masculino ganha novos acabamentos e segue sendo produzido com o algodão orgânico e fibras sustentáveis, com silhueta que remete aos modelos dos anos 70. Mas a referência às peças amplas do período não é óbvia, e o fit tem a modelagem ampla, mas ainda confortável e atual. O modelo feminino é a 501® 90's, que traz a silhueta dos anos 90 com cintura média e a dose certa de volume na parte de cima, para um efeito levemente baggy, com o charme do modelo vintage que é um garimpo especial de brechó e ao mesmo tempo sintonizado com os fits de jeans em destaque hoje.


Saiba mais

Instagram Levi's®


ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks