top of page

Raphael Oliver: a paixão pela maquiagem e a educação que o levou ao reconhecimento internacional


Photos: André Keke - @andrekekestudio
Team Hooks
Design and Marketing Director: Matheus Lopes @mathlopes
Fashion director and writer: Matheus Hooks @directorhooks

Desde pequeno, Raphael Oliver sentia uma fascinação pela beleza feminina e pelo mundo da maquiagem. Com influência dos tios, começou a explorar a fotografia como hobby, mas logo percebeu que faltava um elemento para que suas imagens brilhassem ainda mais: a maquiagem. Determinado a aprimorar suas habilidades, começou a estudar por conta própria, analisando capas de revistas e catálogos de maquiagem, e se aventurou a fazer as primeiras maquiagens em amigas próximas.

Ao longo de sua jornada profissional, Raphael Oliver trabalhou com publicidade e fotografia, mas a maquiagem sempre esteve presente em sua vida.


Foi em um salão de beleza que ele teve seu ponto de partida como maquiador profissional, e com dedicação e paixão, tornou-se um mestre na arte da maquiagem, explorando técnicas de luz e sombra, cores, texturas e efeitos, sendo reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas na área.


Com o lançamento do Master Class R.O em 2017, Raphael Oliver conseguiu levar seu conhecimento e técnicas de maquiagem a pessoas de diferentes partes do mundo, ampliando ainda mais seu reconhecimento como educador e especialista no mercado da beleza. E em 2021, ele deu um passo importante em sua carreira ao lançar o treinamento online Mestre da Maquiagem, um programa completo que prepara profissionais em técnicas de maquiagem, carreira, fotografia e marketing, consolidando ainda mais a Raphael Oliver Academy e levando seu conhecimento a todo o mundo.


Em entrevista, Raphael Oliver compartilha sua história de como descobriu sua paixão pela maquiagem e fotografia, seu processo de aprendizado e como a maquiagem se tornou uma parte tão importante de sua vida profissional.



1. Como você se interessou pela maquiagem e fotografia?


Lembro-me de, por volta dos 15 anos de idade, ficar admirando as capas dos catálogos de cosméticos. Aquelas fotos de rostos de mulheres lindas, bem maquiadas, sempre com um ar de felicidade e satisfação me intrigavam muito. Devido a ter dois tios fotógrafos na minha família materna, comecei a fotografar minhas amigas meio que por brincadeira, e ali comecei minha jornada naquilo que futuramente se tornaria minha profissão.

2. Qual foi o momento em que você percebeu que a maquiagem era o elemento que faltava em suas fotografias?


Percebi que assim como uma pintura, a fotografia é uma memória de um momento na vida de alguém, e para uma boa foto, era necessário pelo menos um pouco de maquiagem. Um pó para tirar o excesso de brilho, máscara de cílios, blush, batom e lápis de olhos foram os primeiros produtos que adquiri para começar a maquiar minhas amigas e clientes. Ficou claro ali o poder da maquiagem em transformar e realçar a beleza de cada uma delas. Aos poucos, meu interesse pela maquiagem foi crescendo ainda mais do que o pela fotografia.


3. Como você começou a estudar maquiagem e a fazer as primeiras maquiagens?


Comecei tentando reproduzir os estilos de maquiagem que via nas capas das revistas, usando os poucos produtos que tinha. Mesmo esse pequeno passo foi importante para ganhar experiência com a maquiagem. Quando me mudei para a capital de Tocantins, Palmas, em 2010, para estudar Marketing, comecei a trabalhar em um estúdio de fotografia, onde maquiava as clientes. Algumas delas, gestantes que chegavam querendo apenas registrar o momento, às vezes com pouca ou nenhuma produção. Eu as maquiava na intenção de ajudar, pois sabia que isso faria diferença no ensaio.
Com o tempo, incentivado por amigas, fiz um teste em um salão de beleza para trabalhar como maquiador freelancer aos finais de semana, e foi então que iniciei minha carreira de fato como maquiador. Um tempo depois, fiz meu primeiro curso de maquiagem para iniciantes em uma escola de maquiagem em São Paulo, onde aprendi sobre os produtos e sua aplicação correta, além de teoria das cores, entre outros temas. A partir daí, iniciei minha jornada como autodidata em busca do meu estilo pessoal. Após alguns anos, fui aprimorando o estilo que faço hoje, uma maquiagem social mais dramática, que é o que gosto e escolhi fazer.

4. Qual foi o maior desafio que enfrentou ao longo de sua jornada como maquiador e educador?


Bem, no início da minha carreira, eu tinha muitas dúvidas. Naquela época, pouco se falava sobre a carreira de maquiador como um todo (e, na verdade, ainda se fala pouco hoje em dia). Eu ouvia e via muita preocupação apenas com a técnica de maquiagem, mas não com relação a como se tornar um profissional empreendedor de sucesso, ser reconhecido e ter um faturamento sustentável.
O meu desafio, assim como o de muitos maquiadores, era saber como trabalhar de forma a atrair clientes. Basicamente, eu me perguntava: "Ok, eu tenho a técnica de maquiagem, mas e agora?" "Como faço para atrair clientes e ganhar dinheiro com essa profissão?". A resposta só encontrei depois de muitos anos de estudo e experiência. Hoje, algo que defendo é que o maquiador estude e se interesse por tudo que envolve a carreira, e não apenas pela técnica.


5. Como você se tornou um mestre na maquiagem profissional? Conte qual foi o momento crucial em sua carreira.


No começo, foi algo que aconteceu por acaso. Eu sempre postava os resultados das maquiagens que fazia em minhas clientes nas redes sociais, e isso começou a chamar a atenção de pessoas da minha cidade, estado e, posteriormente, de outros lugares do Brasil. Como resultado, comecei a receber mensagens de pessoas interessadas em aprender comigo. Meu primeiro contato com a educação foi através de um curso que ministrei em Belo Horizonte - MG, a convite de uma escola de maquiagem local. A partir daí, uma chama se acendeu no meu coração, mostrando que eu tinha um propósito na área educacional. Anos depois, quando fui contratado para ministrar meu primeiro masterclass em Dubai, tive a certeza de que havia escolhido o caminho certo e que todo o trabalho que eu havia realizado havia valido a pena.

6. Como surgiu a ideia de criar a Raphael Oliver Academy? E quais são os cursos oferecidos pela Academia?


Durante cerca de 8 anos, trabalhei atendendo clientes em salões de beleza de outras pessoas e também no meu próprio salão. Ao longo desse tempo, conciliava minha paixão pela educação em dias alternados. No entanto, percebi que queria me concentrar principalmente na área educacional.
Em 2018, vendi meu salão de beleza em Palmas - TO e decidi me mudar para São Paulo - SP, para estar mais acessível aos meus alunos, que vinham de diferentes estados do Brasil e de alguns países da América Latina.
Com a pandemia, meu parceiro e eu decidimos criar a Raphael Oliver Online Academy, para oferecer cursos online para pessoas de todo o mundo que não podiam vir até mim, mas precisavam de um conteúdo de maquiagem profissional como o que eu ofereço.
Criamos o programa de formação "Mestre da Maquiagem", que é um método abrangente que ensina desde produtos, atendimento, teoria das cores, técnicas avançadas de maquiagem, marketing, carreira e fotografia. É um método completo para transformar maquiadores em empreendedores de sucesso. Atualmente, temos alunos de mais de 16 países na academia, e nossos cursos são oferecidos em inglês, português e espanhol. Além do "Mestre da Maquiagem", oferecemos mentoria de carreira e uma especialização em maquiagem resistente à água, suor e atrito. Agora, estamos trabalhando na expansão dos cursos oferecidos, criando novas oportunidades para que maquiadores de todo o mundo possam estudar conosco.


7. Qual é o diferencial da academia em relação a outras escolas de maquiagem?


Acredito que nosso maior diferencial seja o fato de eu ser um educador com 13 anos de experiência em maquiagem, fotografia e marketing. Nosso curso oferece uma visão ampla da profissão, indo além do conhecimento técnico da maquiagem e orientando os alunos na estruturação de suas carreiras. Outro ponto importante é que, por meio das minhas viagens ao redor do mundo, adquiri muito conhecimento e abri minha percepção sobre a maquiagem de diferentes países e culturas, trazendo o melhor para o meu trabalho. Podemos dizer que oferecemos uma maquiagem internacional alinhada com as melhores práticas do mercado. Além disso, nossos cursos são altamente versáteis, abrangendo maquiagens para noivas, coloridas, com recortes, delineados, maquiagem em pele negra e muito mais. O aluno encontra absolutamente tudo em uma única plataforma.

8. Além da disciplina, qual você acredita que seja o segredo do seu sucesso como maquiador e educador?


O mundo da maquiagem é muito dinâmico; tudo muda muito rápido. A todo momento, surgem novas tendências, e eu sou inquieto. Estou sempre experimentando novas técnicas, novos produtos, desafiando a mim mesmo e surpreendendo minha audiência. Portanto, acredito que o segredo do meu sucesso está em ser um profissional atualizado, estudar, buscar sempre o aperfeiçoamento. Essa é a base do meu sucesso.


9. Deixe uma mensagem para nossos leitores.


Bem, vou compartilhar um conselho que eu daria a mim mesmo se pudesse voltar no tempo, quando estava começando: Estude! Busque conhecimento onde quer que esteja. Não se conforme com o status quo! Você pode escrever uma história diferente para si mesmo, mesmo que ninguém esteja vendo, mesmo que ninguém acredite. Se isso faz sentido para você, persiga-o, não tenha medo, arrisque-se, pague o preço. Seja forte, e você verá que é possível realizar seus sonhos.


bottom of page