top of page

Renato Albani - Rir é o segredo do sucesso


Renato Albani é um humorista capixaba de 36 anos, que atualmente mora em São Paulo e faz sucesso nas redes sociais e nos palcos com seu stand up comedy. Seu novo show, ‘Me tornei quem eu mais temia’, aborda alguns hábitos e manias de pessoas mais maduras que ele adquiriu depois dos 30 anos. Seu primeiro especial de comédia, “Em Pais”, soma mais de 2,4 milhões de visualizações. Já o segundo, “Alguém me explica o mundo”, teve mais de 4,3 milhões de views.



Nos palcos dos teatros e casas de show, já foi prestigiado por mais de 250 mil espectadores. Nas redes sociais, ele é acompanhado diariamente por mais de 1 milhão de pessoas só no Instagram. No Youtube coleciona quase 1,5 milhão de inscritos no seu canal oficial, e também compõe o canal Futebol Raiz, ao lado dos jornalistas Mauro Beting e Alfinete, onde falam sobre diversos assuntos que envolvem o futebol, em vídeos que somam mais de 2 milhões de views.



Formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Renato abandonou a profissão para se dedicar à carreira artística. Segundo ele, essa foi a coisa mais louca que já fez na vida. Atualmente ele apresenta o sucesso ‘Comédia Futebol Clube’, exibido pelo Comedy Central, às segundas.


Confira entrevista:

Quando e como você se descobriu humorista?


Eu gosto de humor desde criança. Sempre consumi muito humor, na escola sempre apresentava coisas de comédia, mas quando conheci o stand up comedy tive certeza que aquilo era pra mim.


Sempre foi esse o seu sonho ou você desviou o percurso de outra profissão anterior?


Eu sou engenheiro formado, mas Deus foi bom em ter me mostrado o stand up. Eu seria um péssimo engenheiro.


Em que você se inspira para roteirizar seus shows?


Sempre me inspiro em acontecimentos reais. A vida é a coisa mais engraçada que existe e sempre gera uma identificação.


Dá pra viver só da comédia? É sua principal fonte de renda?


Da pra viver de comédia. Não é nada fácil conquistar o seu lugar, mas hoje vivo bem. Costumo brincar com meus amigos de faculdade dizendo que hoje devo ser um dos engenheiros mais bem sucedidos.


Como o período da quarentena em que o entretenimento parou te afetou? Você tinha um plano B?


Afetou a todos que vivem da arte. Foi um período difícil, mas eu consegui fazer trabalhos on-line e o YouTube me gera uma renda que me ajudou a segurar a peteca nesse período.

Acompanhe Renato no Instagram para não perder nenhuma novidade! @renatoalbani


bottom of page