top of page

Sofia Mir: O Encanto da Patinação e a Determinação de Conquistar o Mundo

“SPORT” COVER EDITION - JUNE ISSUE


Sofia Mir na Hooks Magazine
Photos: @javoo_photo
Production and Make: @reenatavasconcelos
Hooks Team
Fashion Director: @directorhooks
Marketing and design Director: @mathlopes

Sofia Mir, a tri-campeã brasileira de patinação artística e aventureira global. Nesta edição especial da nossa revista, temos o prazer de mergulhar na vida inspiradora e na jornada extraordinária dessa mulher que está conquistando o mundo com sua coragem, determinação e paixão pela vida.

De suas viagens exóticas às ilhas paradisíacas da Tailândia aos seus triunfos inigualáveis na patinação artística, Sofia Mir compartilha conosco os momentos que moldaram sua alma e a fizeram transcender limites. Através de uma entrevista exclusiva, revelamos os segredos por trás de sua busca pela excelência e sua incansável dedicação ao esporte que ama.


Mas Sofia Mir não é apenas uma atleta notável; ela também é uma alma altruísta que usa sua plataforma para causar um impacto positivo no mundo. Seu trabalho filantrópico, desde projetos de limpeza de praias na Tailândia até ações com crianças e jovens com necessidades especiais na Espanha, mostra como a beleza vai muito além das aparências.


Além de tudo isso, descubra os planos futuros de Sofia Mir e seu sonho de fundar uma instituição voltada para a integração social, onde a expressão artística e o esporte se unem para oferecer oportunidades a crianças e jovens, independentemente de suas diferenças.


Sofia Mir na Hooks Magazine

Prepare-se para se encantar com a história cativante de Sofia Mir, enquanto ela nos leva a uma jornada inspiradora de superação, paixão e propósito. Confira agora entrevista completa:


1. Como foi a experiência de tomar a decisão de sair do Brasil aos 18 anos e morar no exterior?


Eu amo ter que encarar um desafio! Ainda mais por ter sido atleta por tantos anos, acostumei viajando muito pelo país e cultivando minha própria independência desde cedo. Para ir morar fora, você tem que estar preparado com muita coragem para abraçar uma nova vida, com culturas, pessoas, lugares e sensações totalmente diferentes do que está acostumado.

2. O que te inspirou a viajar sozinha para a Tailândia aos 18 anos e como essa experiência mudou sua perspectiva de vida?


Essa foi a virada de chave na minha vida! E é uma história que eu amo contar... Quando adolescente, eu acompanhava os blogueiros e sites de viagem, e aos 17 anos encontrei um ticket em promoção para a Tailândia e comprei sem nem meus pais saberem! Logo quando completei meus 18 anos, contei para eles e embarquei 1 semana depois, para comemorar o meu aniversário de 18 anos viajando sozinha com uma mochila nas costas por 15 dias, desbravando as ilhas paradisíacas do Sudeste Asiático! Nessa experiência, eu pude ver a vida com outros olhos, vivendo algo totalmente inusitado, que me fez refletir sobre o que eu realmente queria para o meu futuro...

Sofia Mir na Hooks Magazine

3. Como foi deixar a faculdade no Brasil para se mudar para a Espanha? Quais foram os desafios e benefícios dessa mudança?


Quando eu voltei do meu mochilão pela Tailândia, eu quis largar a faculdade e ir viajar o mundo! Eu acredito que com cada escolha que fazemos também nos deparamos com uma renúncia. Sair da minha zona de conforto e do trajeto que eu acreditava ser o mais correto, que era estar na universidade, não foi fácil. Porém, hoje me sinto muito feliz com a decisão, pois morando fora e com a internet, tenho a possibilidade de facilmente estudar cursos de média duração de variados assuntos para melhorar minhas habilidades em diferentes áreas. Já fiz cursos de marketing, finanças, moda, oratória, entre outros.

4. Como o esporte se tornou um estilo de vida para você? Como você equilibra sua carreira como patinadora, professora e coreógrafa?


Desde pequena, estou envolvida no esporte. Aos 3 anos, iniciei no ballet. Também pratiquei jazz, basquete, futsal e ginástica rítmica, mas aos 8 anos, eu me apaixonei pelos patins. Logo, comecei a treinar para competições e me destaquei, tornando-me professora e coreógrafa. Acredito que, com amor pelo que se faz, poder equilibrar a rotina puxada entre tantas responsabilidades acaba se tornando o estilo de vida prazeroso e gratificante de se ter!

Sofia Mir na Hooks Magazine

5. Quais foram suas principais conquistas como patinadora? O que você considera como sua maior realização no esporte?


Eu sou tricampeã brasileira e coleciono mais de 50 medalhas. Um momento inesquecível na minha carreira como atleta foi uma competição estadual em que, das 5 modalidades que competi, conquistei medalha de ouro em todas elas. Além disso, foi na mesma semana do meu aniversário de 15 anos, e as delegações de outras cidades se juntaram para fazer uma festa surpresa para mim. O esporte vai muito além da competição e dos prêmios: o que realmente importa são os valores que você aprende, as amizades que você cultiva e os sentimentos únicos como superação, admiração e paixão sem limites pelo que você faz.

6. Conte-nos sobre sua participação no concurso Miss Universo Andalusia. Como foi a experiência e o que significou para você ser reconhecida como a segunda finalista e ter o título de melhor sorriso?


Poder receber esses títulos, dentre as mais de 100 meninas que inicialmente se candidataram para o Miss Universo da região sul da Espanha, é muito gratificante. Um concurso de miss vai muito além de ser bonita por fora. Acredito que ser um exemplo de beleza é ter um sorriso sincero, um olhar profundo, um corpo e mente saudáveis e um propósito maior de tocar o coração das pessoas com boas energias e, principalmente, com suas ações. E, com isso, posso concluir que sinto que meu dever, naturalmente, foi e continua sendo cumprido com muito amor no coração!

Sofia Mir na Hooks Magazine

7. Como você combina sua carreira no mundo da beleza com o trabalho filantrópico? Quais são os projetos filantrópicos em que você mais se envolveu e por que eles são importantes para você?


Acredito que quando sentimos que podemos influenciar pessoas, devemos servir de exemplo com nossa voz e atitudes sempre que possível. Eu contribuo na sociedade realizando trabalhos filantrópicos. Dentre diversos voluntariados que já fiz, destaco o projeto Trash Hero, em que limpamos as praias da Tailândia e educamos as crianças menos favorecidas, e a Casa Ángeles do Global Gift Foundation, onde realizamos atividades cotidianas com as crianças e jovens com necessidades especiais, na Espanha.
Com esses projetos, eu sinto que aprendi muito sobre respeito, valores, sabedoria, calma e, principalmente, empatia. Recomendo a todos que, ao menos uma vez, tenham a oportunidade de vivenciar algo assim, pois é transformador!

8. Quais são seus planos futuros e objetivos? Você pode compartilhar um pouco sobre sua visão de ter sua própria instituição e como você planeja utilizar a expressão artística e o esporte para promover a integração social?


Tenho muitas metas pessoais e profissionais que prefiro manter em segredo. Mas posso compartilhar que um dos meus grandes sonhos é fundar minha própria instituição focada na integração social para crianças e jovens. A cultura, arte e o esporte serão as ferramentas essenciais, pois penso que são meios que criam laços, incluem e transformam vidas! Eu acredito que todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, devem ter as mesmas oportunidades para sonhar e serem o que quiserem!

Sofia Mir na Hooks Magazine
bottom of page