The 90's Show, baby!

E para fechar com chave de ouro esse quadro, os anos 90 são sem dúvida uma das minhas décadas preferidas.

Tenho em minha memória várias das tendências, séries preferidas, músicas e personalidades que foram referência e que ainda são hoje em dia pois a música e o entretenimento são pautas extremamente atuais e consideradas mega descoladas.

Seja pelo estilo musical grunge, pelas tendências polêmicas ou pelos casais que somos apaixonadas até os dias de hoje, a década foi definitivamente marcante, tanto para os millenials que estavam em ascensão, quanto para a Geração Z, que estava começando a aparecer.

Não precisamos observar muito para perceber que a moda do anos 90 tem ensaiado seu revival já há algum tempo, então, espero que gostem do tema e bora lá falar sobre ela.



A década de 90 foi um período onde diferentes tendências marcantes estiveram em alta, como o xadrez, o slip dress, o icônico mom jeans e muitas outras.

Com o mundo da moda sempre se reinventando, tendências estão continuamente indo e vindo, ou seja, uma hora elas estão em alta e em outra são esquecidas e com isso, peças e estampas que foram um grande sucesso são repaginadas constantemente para que sejam usadas em outro período.

Os mais nostálgicos (como eu, risos) não poderiam ficar mais contentes com isso.


Essa década vem sendo constantemente revisitada.

Em 2019 tivemos a novela Verão 90, produzida e exibida pela Rede Globo.

Em 2020 os anos 90 apareceram entre as principais tendências do Pinterest.

E, certamente, a busca por referências dos anos 90, permaneceu forte agora em 2021 (pare para pensar em quantas dessas tendências você está utilizando).

Já em 2022 veremos mais referências, aliás elas já estão batendo à nossa porta também, aos anos 2000.


Foto: Britney Spears reprodução para poster Britney young, ano desconhecido fotógrafa: Kimberley Gordon.




Foto: Spice Girls, poster 1995 autor desconhecido.



Foto: Backstreet Boys on 27.12.1995 in Sindelfingen. | usage worldwide

Fotógrafo: Alamy Stock Photo














Christina Aguilera's para Fashion Evolution, ano 1998 fotógrafo: Michel Linssen/Redferns



O que foi a moda anos 90?


Primeiramente acho muito importante falar sobre o minimalismo.

O minimalismo é um estilo de vida que vem se tornando cada vez mais popular e que nos traz questionamentos bastante profundos. A proposta confronta os padrões de consumo da sociedade moderna, argumentando que a simplicidade é o caminho para uma vida mais feliz.

O debate sobre os padrões de consumo é uma pauta central em cada vez mais esferas, como a arte, o turismo e a moda, tornando as propostas do movimento extremamente atuais.


Porém, essa não é a primeira aparição do minimalismo na história: o termo foi criado para descrever movimentos artísticos e culturais do século XX. Neles, artistas de variados segmentos buscavam expressar-se através de um mínimo de elementos estruturais de seus objetos.


Em sua evolução, o minimalismo sempre tem um objetivo em comum: livrar-se de tudo o que sobra para encontrar a essência das coisas











Esse movimento teve forte influência do Japonismo, nos anos 90, pois da mesma forma a Aesthetic de criadores japoneses passou a influenciar a moda ocidental com modelagens mais amplas, curvas mais discretas e uma visão simplista da vida, contrapondo todo o exagero dos anos 80.










O estilo dos jovens nos anos 90 é representado fielmente pela série Beverly Hills, 90210, que aqui no Brasil chegou com o nome Barrados no Baile. As personagens do programa, inclusive, eram inspiração de muitas das meninas americanas, que literalmente copiavam os looks.







Foto reprodução série Barrados no Baile.









Da mesma forma, a Clarissa e Blossom eram outras referências da época na TV ( eu era e sou fã). As personagens de estilo excêntrico que encorajaram muitas meninas a serem elas mesmas e vestirem o que gostavam.



Foto reprodução série Blossom.



Já a série FRIENDS: a série de maior sucesso da televisão, conta a história de 6 amigos em sua jornada de jovens adultos, seguindo perrengues, conquistas e momentos memoráveis que qualquer um se identifica. Até hoje a série continua sendo uma das mais assistidas em todo o mundo.

E também continua a ser referência no mundo da moda dos anos 90.



Foto reprodução personagem Rachel Green série FRIENDS.



E em 15 de dezembro de 1995 era lançado outro filme icônico :

As Patricinhas de Beverly Hills

Em Beverly Hills, a adolescente Cher (Alicia Silverstone), filha de uma advogado (Dan Hedaya) muito rico, passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com amigas totalmente alienadas como ela. Mas a chegada do enteado de seu pai, Josh (Paul Rudd), muda tudo, primeiro por ele criticá-la de não tomar conhecimento do "mundo real" e em segundo lugar por ela descobrir que está apaixonada por ele.

Filme que literalmente influenciou e influencia até hoje jovens pelo mundo. Na minha opinião, em se tratando de looks Cher é necessária na vida (risos).












E vamos listar algumas das tendências da década que com certeza você possui no guarda-roupas.


Mom Jeans: a calça que conquistou todas as fashion girls nos últimos anos teve seu boom lá na década de 90, dominando o visual de todas as musas da época. A calça mais larguinha no comprimento, com a cintura alta e justa é mega estilosa e democrática.







Shoulder bag: as bolsas pequenas, de ombro, foram uma grande febre na época. Essa trend já está em alta, eu já tenho uma e você?














Choker: as correntinhas justas em torno do pescoço fizeram parte da maioria dos looks das musas do anos 90. De diversos materiais e estilosos, as chokers marcaram época e vez ou outra voltam para o street style.



























Slipdress: o vestido com carinha de camisola, foi definitivamente uma das grandes trends da década grunge. Usado com meia calça para eventos noturnos ou com t-shirt sobreposta para eventos mais casuais. Eu particularmente amo de paixão e (sou suspeita para falar sobre) , eles estão super em alta e ainda os veremos por muito tempo.














E agora, como já dito antes, o melhor sempre fica para o final, vamos falar sobre ele, um dos meus estilos preferidos DA VIDA (risos) o GRUNGE.




O que é grunge?

Movimento mudou a música nos anos 90 e foi uma das últimas grandes ondas do rock


O termo grunge – que em seu sentido original significa “sujeira” ou “imundície” em inglês – descreve tanto o estilo visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs, quanto o som …

O Grunge é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 e início dos anos 1990, em Seattle (EUA). Esse estilo de música derivou-se da mistura dos movimentos de punk e heavy metal. As bandas de maior sucesso da época foram Nirvana e Pearl Jam, elas impulsionaram a popularidade do rock alternativo bem como marcaram a moda com o jeito desleixado e rebelde de se vestir. Kurt Cobain (1967-1994), vocalista da banda Nirvana, foi o símbolo máximo do visual grunge.

Esse visual bagunçado e descompromissado era exatamente o oposto da moda na época. As roupas usadas pelos músicos grunge e pelos jovens roqueiros viam de brechós e roupas típicas da região (como as camisas xadrez de flanela), além disso se vestiam com muitas sobreposições, calças jeans rasgadas, bermudas largas, all star bem sujo e cabelos longos e despenteados.

Eu gosto de observar nesses movimentos musicais fortes, a forma de influenciar a moda e o comportamento de toda uma geração, e como eles podem ser reinterpretados na atualidade sem perder suas principais características.

Além de como disse anteriormente, esse é um dos meus estilos preferidos da vida, como boa fã de Nirvana que sou.

E é isso pessoal, mais uma vez me despeço e espero que tenham gostado.






















Bye, bye!


Evely Oliveira

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
KatGrahamSite.png