top of page

The Mermaid Aesthetic: a estética da "sereia" que irá dominar este verão (e no próximo)




Neste verão pode se notar um tema recorrente nas passarelas das últimas semanas de moda e coleções Resort 2023. Todas as roupas que eu mais queria possuir pareciam o código de vestimenta para uma festa no fundo do mar.



O espectro Mermaidcore varia de levemente náutico a água-marinha completa, dependendo do designer. A lista de verificação para a estética inclui peças de joias de pérolas durante todo o dia e peças em crochê, além de mais vestidos voltados para a noite enfeitados com lantejoulas. E porque os designers não resistem a uma interpretação literal, os vestidos rabo de peixe também estão na mistura.

O primeiro vislumbre do que viria a ser o Mermaidcore, surgiu na coleção primavera/verão 2021 da Versace, onde as modelos desfilaram com vestidos estampados com conchas e estrelas do mar. Avanço rápido para 2022, e as coleções de resort 2023 são cobertas por lantejoulas em escala ou encharcadas em tons como "vidro do mar" e "oceano". Os designers emergentes têm a mesma probabilidade de dar uma volta como os frequentadores das passarelas; Siedrés, BAHÍA MARÍA e Baobab, e também marcas conceituadas como a Blumarine fizeram suas apostas na tendência!



Blumarine 2023


Há um milhão de maneiras diferentes de interpretar essa estética, que é o que a torna tão versátil. Uma amostra de sereia já está no mercado.

Os dias dominados pelo rosa quente de dar água nos olhos estão contados. As cores do pôr-do-sol têm sido muito populares, mas as pessoas já se cansaram disso - agora estão migrando para o azul novamente. Que está antecipando uma onda de aquas, cerúleos e cobaltos para a próxima temporada de resorts; designers como Self-Portrait e Galvan já estão experimentando essa fatia da roda de cores.

O aspecto mais reconhecível de "sereia" também é o mais apropriado para festas. Evocar sereias em vestidos rabo de peixe e lantejoulas por toda parte não é novidade na passarela - basta dar uma olhada na coleção de outono de 2022 de Altuzarra, onde Gigi Hadid deslizou pela passarela em um vestido coluna dourado revestido de lantejoulas escamosas. Mas as lantejoulas completas devem continuar ao longo deste outono e no próximo ano, com marcas emergentes como Siedrés e New Arrivals no comando, (Quase toda a coleção resort 2023 da New Arrivals é adornada com alguma forma de enfeite de discoteca e mar profundo.) E se você não pode balançar para os minis de lantejoulas mais ousados, um revestimento de lantejoulas menores também pode alcançar esse efeito brilhante.

Conchas, vidros do mar, pérolas: ainda predominam em acessórios como caixas e bijuterias, mas peças feitas com ou inspiradas em materiais trazidos de terra também estão migrando para o prêt-à-porter.

O ressurgimento do crochê não vai a lugar nenhum em 2023. Os designers estão aproveitando o ímpeto do movimento manual com conjuntos e acessórios de crochê combinados para nos levar pelas férias do próximo ano. Nas próximas coleções, a vibração é mais náutica do que boêmia, com nós arrastão e cores inspiradas no litoral!


bottom of page