top of page

Tieta do Agreste ganha nova versão por fotógrafo em editorial




O grande clássico nacional “Tieta do Agreste”, romance de Jorge Amado, ganhou uma nova versão. Além do livro, do filme, da novela e da música, Tieta é tema agora de um editorial de moda, fotografado e dirigido por Oaj, fotógrafo do interior de São Paulo.

O projeto independente “Tieta – Nada novo sob o sol” reconta a história da musa brasileira em seis partes, com foco em sua luta social que abrange temas como a liberdade sexual feminina, degradação do meio ambiente, corrupção e tantos outros tabus que a trama aborda. Segundo Oaj, a vontade de recontar a história veio após perceber que mesmo após quase 50 anos da publicação do livro de Jorge Amado, as questões discutidas na obra ainda continuam atuais.


“Quando revi o filme “Tieta do Agreste”, dirigido pelo Cacá Diegues há pouco tempo, senti que precisava falar sobre a personagem e sua importância dentro da arte politizada. Para mim, Tieta é a excelência da arte como instrumento de consciência política para as massas, e é exatamente esse o ponto que eu busco no meu trabalho.”

A introdução do artista no mercado da fotografia de moda é marcada pela valorização da cultura popular brasileira, exaltando grandes obras como a aqui citada e "Geni e o Zepelim", canção de Chico Buarque, que também ganhou uma versão especial sob a perspectiva do mesmo.


“Como artista, quero ser reconhecido por contar as histórias tipicamente brasileiras, exaltar a nossa cultura e refletir os tempos que vivemos. Me sinto encorajado pelas manifestações recentes de apoio às obras nacionais, mas sei que será uma luta extremamente difícil, já que nunca foi fácil ser artista no Brasil.”





Todas as fotos e vídeos do editorial estão disponíveis no Instagram do artista.


FICHA TÉCNICA

Fotografia – Oaj (@o.a.j2)

Produção de moda – Caramell Modas (@caramellmodas)

Assistente geral – Isabela Costa (@izzza_costa)

Modelos – Aila Neris (@ailaneris), Lucas Guedes (@tim.guedes) e Isabela Costa (@izzza_costa)

bottom of page