Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

VIVARA INAUGURA LOJA 300 COM CONCEITOS SUSTENTÁVEIS EM CELEBRAÇÃO AOS 60 ANOS DA MARCA

Mirando a certificação LEED, a maior rede de joalherias da América Latina assume o compromisso de inaugurar lojas sustentáveis 



Vivara, maior rede de joalherias da América Latina comemora seis décadas, inaugurando sua trecentésima loja, no Shopping Village Mall, com coquetel de inauguração no dia 21 de setembro. O projeto sustentável que segue as diretrizes da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável. O espaço reforça o compromisso da responsabilidade socioambiental da marca, trazendo benefícios para o meio ambiente, colaboradores e clientes. 


“Atuar de forma ética e responsável são princípios que honramos em todas as nossas ações”, afirma Marina Kaufman, Diretora de Marketing e Sustentabilidade da Vivara.

Completando 60 anos de presença no mercado, a joalheria nasceu em 1962, com a chegada do ourives David Kaufman, imigrante de origem romena, no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial. No centro da cidade de São Paulo, na famosa Rua Sete de Abril, David cravava diamantes e desenvolvia peças sob medida. Clientes satisfeitos e negócios evoluindo, Nelson Kaufman, filho de David, chega ao negócio, em 1976, profissionalizando o ofício e implementando inovações. Nos anos seguintes, a loja da rua mudou-se para o Shopping Eldorado, também na capital paulista, trazendo o consagrado nome Vivara. De lá para cá, a marca expandiu e consolidou-se como a maior rede de joalheria do Brasil, promovendo relacionamentos sustentáveis, valorizando a experiência de compra, o engajamento dos consumidores, prezando sempre pela excelência na produção artesanal e a brasilidade das joias. 


A partir de 2023 os novos projetos da marca atenderão os objetivos de sustentabilidade estabelecidos pela Vivara em sua estratégia.


O time de engenharia, arquitetura e sustentabilidade irão trabalhar em conjunto para entrega de lojas mais sustentáveis desde a sua concepção, passando pela construção até a operação da loja, com foco em maior eficiência energética e no desenvolvimento de parceiros que forneçam materiais com atributos de responsabilidade ambiental nas diversas localidades do Brasil, onde teremos inaugurações”, explica Marcos Tada, Executivo de Engenharia.  

Dentre as ações sustentáveis consideradas na loja 300 estão:

  • Redução da potência de iluminação em 12% comparando com uma loja referência da mesma tipologia, utilizando luminárias de LED;

  • Utilização de sistema de Ar Condicionado com sistema VAV (volume de ar variável) que permite reduzir a vazão de ar de insuflamento (e o consumo dos ventiladores) nos horários em que a ocupação da loja é menor, consumindo menos energia.

  • Utilização de motor elétrico de alta eficiência nos ventiladores do sistema de ar-condicionado;

  • Iluminação da loja com desligamento automático;

  • Escolha de fornecedor de mobiliário que tem compromisso com compra de madeira de reflorestamento e homologada pelo FSC;

  • Utilização de tintas com baixa emissão de VOC (compostos orgânicos voláteis).

  • 100% dos resíduos de construção desviados de aterro sanitário, sendo estes reaproveitados e reciclados.

Pensar na sustentabilidade em lojas é pensar na execução de um processo construtivo e uso de materiais e sistemas mais eficientes e com menor impacto ao meio ambiente. Uma loja com conceitos sustentáveis entrega melhor custo operacional ao negócio e melhor conforto aos colaboradores”, explica Marcos Tada. 

Além dos benefícios ambientais, como a redução da pegada hídrica, energética e de carbono, a implementação da certificação LEED, também traz redução de riscos e custos operacionais, e ainda incentiva o desenvolvimento de fornecedores, e sensibilização de colaboradores e clientes nas temáticas ESG. 

A Sustentabilidade é um assunto integrado em diferentes áreas do nosso negócio e não poderia ser diferente em nossa expansão de lojas. Sabemos dos desafios, pois estamos em diferentes regiões do Brasil, e por este motivo trabalhamos na melhoria contínua, estimulando nossos times e áreas a entregarem projetos que reduzam o impacto ambiental, e trazendo um ambiente de trabalho melhor aos nossos colaboradores. A certificação LEED traz essas premissas para a construção e operação, por este motivo estamos buscando a certificação para a nossa loja 300”, finaliza a diretora de marketing e sustentabilidade da marca. 


A ESCOLHA DO LOCAL: 

Visando o bem-estar dos ocupantes, avaliado a localização, a quantidade de serviços próximos e o acesso a transporte de qualidade, o Shopping Village Mall foi escolhido. O empreendimento está localizado próximo a uma rede cicloviária, com uma ciclo faixa no modo calçada compartilhada e conectada a 10 serviços básicos, o que permite que seus usuários possam fazer a maior parte de suas atividades sem o uso de transportes poluentes. O espaço conta com um bicicletário incentivando o uso de meios de transporte alternativo, bem como, fácil acesso ao transporte coletivo.  

Além disso, o Village Mall conta com diversas estratégias ambientais que estão em perfeita sinergia com os objetivos sustentáveis traçados para o projeto e em alinhamento com a Certificação Ambiental, com uma arquitetura que privilegia a luz natural, escadas com sensores de movimento, possui captação de águas pluviais com um sistema de tratamento para uso de fins não potáveis, como para descargas em sanitários, além da correta separação de lixo por categoria, com objetivo destina-los de forma correta atendendo as diretrizes ambientais e menor impacto ao meio ambiente. O empreendimento conta ainda com energia limpa e renovável, fornecida através de uma fazenda com placas fotovoltaicas, capaz de suprir 100% da demanda energética do Shopping. 


SOBRE O LEED: 

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de certificação que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável.

Este sistema de avaliação promove uma abordagem ao edifício por inteiro, desde a concepção do projeto até a construção final e a manutenção dele. Para isso, leva em consideração questões de implantação, uso racional de água, eficiência energética, seleção dos materiais, qualidade ambiental interna, estratégias inovadoras e questões de prioridade regional. 

Por meio de um processo baseado em consenso, os sistemas de avaliação são atualizados regularmente para responder às novas tecnologias, políticas e mudanças no setor da construção. Desta maneira, o LEED colabora para impulsionar as transformações do mercado.

 

ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks