top of page
Open site navigation

Alfaiataria: colete é tendência para o verão - Por Camile Stefano

Antes usada como sobreposição, a peça vem sozinha em looks frescos e leves. Aprenda a usar em diferentes ocasiões


Os coletes estão com tudo para este verão! E, ao contrário de seu uso tradicional como terceira peça, eles estão sozinhos e em destaque nos looks, dando mais leveza às composições para a estação. A consultora de moda e estilo Camile Stefano explica esse retorno e dá dicas de como usá-lo.

Não é nenhum segredo que as tendências dos anos 1990 e 2000 voltaram. Junto com as plataformas, roupas mais largas e as calças de cós baixo, ressurgiram os coletes de alfaiataria. A roqueira Avril Lavigne foi uma das que ajudou a popularizá-los, misturando peças formais masculinas com o street style. Para Camile, as celebridades e it-girls também contribuíram para o retorno do colete, usando-o tanto em looks casuais quanto formais - vide Bruna Marquezine no tapete vermelho, de Adão Negro, em outubro.


Avril Lavigne no início dos anos 2000. Kendall Jenner e Bruna Marquezine em ocasiões opostas em 2022. Imagem: Pinterest


Nas passarelas, a peça vem aparecendo sozinha desde 2020. Kaia Gerber desfilou o modelo para Saint Laurent na coleção de primavera daquele ano, combinando a uma minissaia também de alfaiataria. Quanto às combinações, a consultora explica que vale levar em conta o ambiente e a ocasião. “Para deixar a peça mais informal e moderna, combine-a com jeans, saias curtas, wide legs bem soltas e com a cintura baixa”, explica.


Kaia Gerber para Saint Laurent e outras combinações casuais. Imagem: Pinterest


Na hora de deixar o look mais sério e profissional, Camile indica investir em combinações com cortes e tecidos nobres, como a própria alfaiataria, o couro e o linho. Também é possível retornar à combinação original da peça, usando-a como sobreposição. “Use com uma camisa por baixo ou em um terninho, com blazer e colete combinados. Invista em cores para um look realmente diferenciado”, indica.

Para fechar, vale apostar nos acessórios. O corte simples permite o uso de peças ousadas e mais carregadas, que trazem feminilidade à estrutura ‘masculina’. “O colete deixa o colo bem à mostra, abuse dos colares e mix de correntes”, conclui a profissional.


Combinações mais formais com cor, couro e aposta nos acessórios.Imagem: Pinterest


Sobre a Camile Stefano

Pós-graduada pela Universidade Belas Artes (SP), a consultora de imagem paulistana é especialista em visagismo, coloração, etiqueta e perfumaria. Possui mais de seis anos de experiência na área e, hoje, ministra palestras, cursos e workshops direcionados para imagem pessoal e corporativa. Em sua trajetória, Camile auxilia mulheres na busca pelo autoconhecimento e na melhoria da autoestima, compartilhando seu conhecimento no Instagram, em perfil com mais de 40 mil seguidores.

bottom of page