A cor é um do primeiros elementos vistos em uma roupa, por isso, saber combiná-las faz toda a diferença.
O círculo cromático é formado de 12 cores, sendo 3 primárias (amarelo, azul e vermelho), 3 secundárias, que são resultado da mistura de cores primárias (verde, laranja e violeta) e 3 terciárias, que são obtidas através da mistura das cores primárias e secundárias. Além disso, também possui duas categorias de cores, as quentes (laranja, vermelho e amarelo) e frias (azul, verde e violeta).
Agora é hora de usar o círculo cromático de forma prática para montar suas produções. Ele pode ser usado em combinações monocromáticas, analógicas, complementares e tríades.
Harmonia Monocromática:
O queridinho ton sur ton (tom sobre tom) consiste em usar peças de uma mesma cor, isso quer dizer: explorar apenas uma fatia do círculo com suas diferentes tonalidades. Essa é a harmonia mais popular e praticamente à prova de erros. Suas vantagens? Afina, alonga e deixa a produção super elegante.
Harmonia Análoga:
Cores que estão lado a lado no círculo cromático, ou seja, são cores da mesma temperatura, já que são próximas. O resultado: uma combinação harmônica, suave e refinada que trabalha com cores vizinhas.
Harmonia Complementar:
Combinação de cores opostas no círculo cromático, ou em termos mais fáceis: uma cor quente combinada a uma cor fria. Esse mix inusitado traz originalidade e dinamismo para a produção.
Harmonia Tríade:
Combinação de cores que formam um triângulo no círculo cromático, ou seja: 2 cores de um lado (quentes, por exemplo), com uma cor do outro lado (fria, por exemplo). Esse mix é o favorito de pessoas criativas e mais ousadas.
Agora que você já sabe as melhores forma para fazer a combinação de cores para seus looks, certamente você vai começar a encontrar inúmeras possibilidades em seu guarda-roupa. Uma dica: tem medo de errar, comece pelos acessórios!
Semana que vem volto com mais dicas para vocês!
Beijos
Maria Augusta Sant'Anna
Comments