top of page

Cristina Ortiz - LA VENENO - Hooks Magazine


Primeiramente se você nunca ouviu falar nela vamos colocar aqui algumas informações importantes. Cristina Ortiz Rodríguez foi uma cantora, atriz, prostituta e personalidade da mídia espanhola. Considerada um dos ícones LGBT mais importantes e queridos da Espanha, ela alcançou a fama em 1996, após uma breve mas extravagante participação no programa de entrevistas noturno "Esta noche cruzamos el Mississippi", transmitido pela Telecinco entre 1995 e 1997 e apresentado pelo jornalista Pepe Navarro. Posteriormente, ela apareceria regularmente no programa e também em La sonrisa del pelícano. La Veneno foi uma das primeiras mulheres trans a se tornar amplamente conhecida na Espanha e, desde então, foi reconhecida como um ícone trans pioneiro.

Clique na foto para conferir série completa!


Em 2020 foi lançada uma série baseada na vida de Cristina, limitada de televisão biográfica espanhola de 2020, criada por Javier Ambrossi e Javier Calvo que foi ao ar no Atresplayer Premium na Espanha de 29 de março de 2020 a 25 de outubro do mesmo ano. A série, que conta a vida e a morte da cantora transexual e personalidade televisiva espanhola, mais conhecida pelo apelido de "La Veneno", é baseada na biografia ¡Digo! Ni puta ni santa. Las memorias de La Veneno de Valeria Vegas.

A série aborda vários pontos sociais, como a vida de transexuais e como chegam a prostituição, a rejeição da família e sociedade para com a comunidade LGBTQA+, principalmente pessoas trans.


A produção conta com três atrizes trans no elenco representando cada fase de idade de La Veneno, Jedet na idade mais jovem, Daniela Santiago já na fase que ela se tornou famosa e Isabel Torres na idade mais avançada de Cristina.



Isabel Torres na primeira foto como La Veneno

O empenho das atrizes foi grande com o papel, nas redes sociais a atriz Isabel Torres contou que precisou engordar e chegar até os 95 Kg para interpretar o papel de La Veneno mais velha e após deixar a prisão.






Paca

E outro fato curioso, é que Paca, uma das atrizes principais da série, que faz o papel de melhor amiga de Cristina, na realidade foi melhor amiga dela na vida real, e aceitou fazer o papel, que na minha opinião foi majestoso e de muita emoção, deu para ver muita verdade em cada momento da Paca.

Para quem não assistiu ainda vale muito a pena, é uma daquelas séries que faz você pensar na vida e querer ser melhor.



Todas as fotos foram tiradas dos instagrans ou de divulgação de La Veneno, o post é para engrandecer a vida de Cristina la veneno e a série e atores de Veneno.


hooks magazine

bottom of page