top of page
  • Foto do escritorBM

Dia Mundial do Livro reforça a necessidade de incentivar a leitura fora da comunidade escolar

Projeto social do Colégio Adventista entregou mais de 200 milhões de livros desde 2006


O Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril, é uma data simbólica escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que tem como objetivo celebrar o livro, incentivar a leitura, encorajar a publicação de novas obras e homenagear autores.

Os educadores sempre reforçam que a leitura é um hábito que faz bem para o desenvolvimento infantil e dos jovens. Pensando nisso, a Educação Adventista, em parceria com a Igreja Adventista, iniciou em 2006 um projeto que visa distribuir livros não só para a comunidade escolar, mas também para todo o país. Hoje, a distribuição de livros gratuitos ultrapassa a marca de 200 milhões. “A ideia era chegar ao número de habitantes do Brasil. Em questão de leitura, o público infantil é o mais estratégico para incentivar a leitura”, afirma Marizane Piergentille, diretora de educação das unidades do ABCDM e Litoral.



As escolas inseriram na grade curricular do 1° ao 5° ano do fundamental I, o projeto “Ler É Uma Aventura” que consiste na prática de leitura e no desenvolvimento de interpretação e produção de texto. O principal intuito da ação é proporcionar aos estudantes uma visão crítica e contextualizada dos assuntos adquiridos dentro e fora da sala de aula, estimulando a leitura de um livro por semana.

Durante este mês, a escola distribuiu exemplares com mensagens e reflexões de esperança para os alunos com a versão gibi para os estudantes do 5° ano do ensino fundamental. “O setor que mais cresce no mundo inteiro com vendas de livros é o infanto-juvenil. Independente do avanço da tecnologia, as crianças e os jovens sempre demonstram interesse por diversas obras e o resultado é provado no projeto que se mantém firme há dezesseis anos”, finaliza.

bottom of page