top of page

Dr. Frederico Keim - O Médico que fez mais cirurgias de rinoplastia estruturada no Brasil

‘HEALTH’ EDITION - JULY 24 ISSUE

Dr. Frederico Keim for Hooks Magazine

Photo: @trumpas_

Text: @juliafagundes_

Production: @coradigital


Dr. Frederico Keim, otorrinolaringologista e especialista em rinoplastia estruturada, é conhecido nas redes sociais e na mídia como o médico das celebridades. Aos 40 anos e com 9 anos de formado, Keim alcançou o impressionante número de 3 mil cirurgias de rinoplastia estruturada, sendo o único médico brasileiro a conquistar este feito.


Formou-se pela FURB (Fundação Universitária Regional de Blumenau) em 2011 e, em seguida, completou sua Residência Médica em Otorrinolaringologia na cidade de São Paulo, entre 2012 e 2014. A partir de então, passou a desenvolver e aprimorar a técnica de rinoplastia estruturada, criada nos Estados Unidos, em solo brasileiro.


Dr. Frederico Keim for Hooks Magazine

Photo Disclosure Press


A conquista de um grande marco


"Chegar a 3 mil cirurgias era algo que eu nunca imaginei alcançar com 9 anos de formado. Este é um número que vejo pessoas muito mais velhas que eu atingindo. Claro que não tem como alcançar um número tão grande sem uma equipe de excelência por trás. O bacana é que continuamos praticamente com a mesma equipe que começamos; claro que somamos algumas pessoas, mas poucas deixaram de fazer parte, então essa é uma vitória de todos, né?”
"A rinoplastia é uma cirurgia intensa. Você está lidando com o rosto de uma pessoa. O centro do rosto é algo que está em evidência e a exigência dos pacientes está cada vez maior. Mas, obviamente, tendo 3 mil cirurgias realizadas, a coisa flui melhor."

Dr. Frederico Keim for Hooks Magazine

Photo: Trumpas - @trumpas_


Número que só cresce


"Muitas pessoas me perguntam: mas você não pensa em diminuir o número de cirurgias? E eu digo 'não, eu gosto'. Eu gosto desse número alto, gosto de sair do hospital cansado, com a sensação de missão cumprida, sabe? Eu gosto de fazer três cirurgias por dia. Já houve dias em que fiz quatro, mas quando são quatro cirurgias primárias, eu fico muito cansado. Agora, se forem três cirurgias e um detalhe, uma alectomia, é possível fazer. Mas acho que três cirurgias por dia é o número ideal."

Bem-estar do paciente de ponta a ponta


"Com o tempo, percebi que a cirurgia não depende só do trabalho que fazemos. Em alguns casos, a cartilagem é absorvida e a projeção é perdida, e isso é influenciado pelo estilo de vida de cada um, entende? Comecei a perceber um tipo de padrão, mais suscetível a complicações, e isso tem a ver com hormônios ou com a inflamação do corpo. Então, coloquei um nutrólogo e uma nutricionista dentro da clínica para podermos desinflamar o corpo antes da cirurgia, pedir exames e orientar na parte alimentar. Muita gente gostou da iniciativa e começou a consultar esses profissionais, fazendo um acompanhamento pensando em longevidade e qualidade de vida."

Dr. Frederico Keim for Hooks Magazine

Photo: Trumpas - @trumpas_


Pioneiro nas redes sociais


"Eu levei muita crítica no início. Era algo realmente muito novo, o médico se expondo nas redes sociais. E, na minha opinião, é algo muito importante, porque aquela pessoa que já operou o nariz três, quatro vezes quer te conhecer a fundo e conhecer seus resultados, para saber se pode confiar. Então, quando você mostra o número de cirurgias que realizou, mostra esses resultados em fotos, os pacientes entendem a seriedade daquilo. Hoje, o paciente quer saber e conversar com quem você já operou, conhecer sua clínica nas redes, saber como é o médico no pós-operatório. Ou seja, acho que o melhor caminho é ser aberto e mostrar minha realidade, permitindo que meus futuros pacientes conheçam minha rotina profissional."

Dr. Frederico Keim for Hooks Magazine

Photo: Trumpas - @trumpas_ - Foto enviada pela assessoria do médico


Cuidado de pai


"Quando opero uma paciente menor de idade, e os pais a entregam para mim, sinto na alma junto com eles. Falo com o pai e a mãe, digo 'olha, eu imagino o que vocês estão passando agora e obrigado por confiarem sua maior joia a mim'. Obviamente, temos um zelo, um cuidado maior em tranquilizar a família; às vezes, peço para minha equipe mandar uma mensagem no meio da cirurgia, avisando que está tudo bem. Nós, como cirurgiões e pais, temos essa responsabilidade pulsando ainda mais forte dentro de nós."

Dr. Frederico Keim for Hooks Magazine

Photo Disclosure Press


O médico que virou paciente


"Digo para os colegas que operam rinoplastia: 'vocês nunca serão completos se não passarem pela cirurgia como pacientes'. Tenho colegas que, na hora de me examinar, me machucam, e eu digo 'calma, é delicado'. Então, minha experiência mudou a forma como encosto no paciente, mudou a paciência em relação às queixas e à ansiedade do paciente. Houve momentos em que olhei meu nariz, que estava muito inchado, e não gostei do que vi, isso na primeira semana após a cirurgia. E aí, depois, você vai vendo a evolução e percebe que valeu a pena. Outro dia, cheguei ao consultório e vi um vídeo meu passando na TV com o nariz antigo, e pensei 'como é que não operei antes?'. A decisão foi muito acertada, mas não é uma decisão simples; sempre digo às pessoas que devem se programar para fazer a rinoplastia e, claro, escolher um médico em quem confiem de verdade."

Kommentarer

Bedømt til 0 ud af 5 stjerner.
Ingen bedømmelser endnu

Tilføj en rating
bottom of page