Open site navigation

Kelly Key and Family

Kelly Key and Family

  • BM

Dra Jacinta Mesquita: Trabalhe para expressar o melhor de você, não para impressionar.


Jacinta Lúcia Marques Mesquita, conhecida como Jacinta Mesquita ou Dra. Jacinta Mesquita, Cirurgiã Dentista com 25 anos de formada, irmã caçula de 15 irmãos, nascida e criada em Materlândia, interior de Minas Gerais. Aos 11 anos de idade foi morar com alguns de seus irmãos em Diamantina — MG e por lá permaneceu até se formar pela Faculdade Federal de Odontologia de Diamantina, atualmente Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM.

Iniciou sua carreira profissional ainda em Minas Gerais na cidade de Itabira período no qual se especializou em em Prótese/ Reabilitação Oral no então Centro de Estudos Odontológicos do IPSEMG em Belo Horizonte. Concluiu a especialização em 2002, e logo em seguida, mudou-se para Itabuna, no sul da Bahia, onde permanece até hoje. Com 51 anos de idade, Jacinta Mesquita faz um trabalho ímpar em sua região, sendo reconhecida pelo carisma, atendimento de excelência e seus excelentes resultados, tanto na HOF quanto na reabilitação oral.


Como é poder trabalhar com a autoestima das pessoas?

Na verdade, sabemos que autoestima diz respeito à valorização intrínseca que cada pessoa faz de si mesma e isso, portanto é algo bem pessoal, além de depender de uma série de fatores; mas sem dúvida, muitos dos tratamentos que ofereço para meus pacientes irão contribuir sim para devolver e elevar a autoestima então nesse sentido, minha responsabilidade aumenta e, ao mesmo tempo, torna meu trabalho ainda mais gratificante.

Jacinta cursou odontologia e nos relatou que durante o curso sempre esteve atenta ao melhor desempenho das suas habilidades para determinadas áreas que pudesse se identificar mais."Durante a faculdade eu procurei ficar atenta quais seriam as áreas da odontologia que eu tinha mais habilidade e desde então observei uma maior aptidão para área da reabilitação com próteses dentárias que acabou se tornando uma paixão. Durante a especialização, aprofundei mais na área incluindo todos os tipos de Próteses dentárias, inclusive aquelas confeccionadas sobre implantes que, atualmente são meu carro chefe na área da Reabilitação Oral."


Como é a sensação de poder devolver o sorriso e a autoestima para as pessoas?

É tão especial que fica difícil definir. Desde o primeiro momento procuro me colocar no lugar de cada paciente e atentar para o fato de que é um ser humano com todas os seus anseios e individualidades. Meu maior objetivo é oferecer o melhor e contribuir para melhora da saúde e qualidade de vida através da devolução da estética e função, e consequentemente resgatando a autoestima Presenciar, muitas vezes a emoção e satisfação no olhar de cada paciente me alegra pela sensação de dever cumprido honrando assim meu compromisso como profissional na Odontologia.

Jacinta é reconhecida por seu trabalho nas áreas de Reabilitação Oral e Harmonização Orofacial, e sabemos que são áreas que envolvem tratamentos/procedimentos extremamente delicados, razão pela qual é necessário muito aprendizado dedicação e cautela para trabalhar em ambas. Se um dia precisar escolher entre a Prótese e a HOF, você saberia escolher? "Confesso que, no momento., não saberia escolher, pois, sigo trabalhando em ambas áreas, e sempre busco me aperfeiçoar. Iniciei na HOF em 2018 e desde então invisto maior parte do meu tempo em cursos nesta área relativamente nova na qual irei concluir a Especialização no próximo mês pela Associação Brasileira de Odontologia de Minas Gerais (ABO-MG)."

É de suma importância lembrar que todos nós somos motivados por algo em nossas profissões, cada um com sua particularidade e prioridade. O que te motiva na sua profissão? O que mais gosta de fazer? "O que mais me motiva na minha profissão, é o encantamento que tenho pela odontologia e o quanto ela evolui nas suas infinitas possibilidades de tratamentos. O que eu mais gosto de fazer é estudar e investir em conhecimento, para continuar trabalhando com o que amo. No mais sou uma pessoa de hábitos simples e que não se incomoda com a rotina. Prezo por boas amizades amo viajar e o que mais sinto falta no dia a dia é estar com minha família Tenho dois guias no céu que tomam conta de cada passo meu: MEU PAI E MINHA MÃE.”

Dentro da harmonização facial, qual procedimento você mais tem procura e qual você se sente mais contente com os resultados?

Os procedimentos mais procurados são os preenchimentos com ácido hialurônico e o Protocoll de Valéria Dalcoll. Com relação aos resultados é importante deixar claro que eles sofrem influência direta de questões sistêmicas, biológicas de cada um e portanto, são individuais. O mais importante para mim, é saber que dou o meu melhor e invisto em conhecimento para oferecer o melhor em termos de técnicas e materiais, e a satisfação dos pacientes tem sido extremamente gratificante para mim, independente do procedimento.

Se pudesse definir seu trabalho em uma frase, qual seria?

Para responder essa pergunta vou usar uma frase que li uma vez em algum lugar e me marcou profundamente "Trabalhe por uma causa, não por aplausos.
Trabalhe para expressar o melhor de você não para impressionar."

Se você pudesse se definir em uma única frase, qual seria?

Eu sou uma aprendiz da vida que encara os desafios do dia a dia com muita fé, coragem e determinação.

O que você acha determinante para ter sucesso na área ?

Investir em conhecimento, gostar do que se faz e dedicar-se ao que se faz com todo amor e comprometimento na certeza de que você está dando seu melhor todos os dias.

Qual dica você daria para quem está começando ou quem pretende entrar para HOF ou para atuar como Dentista Clínico ou Especialista em Prótese?

Acho de suma importância cada um identificar primeiro qual ou quais áreas da Odontologia mais se identifica e tem mais habilidade. A partir daí é investir em bons cursos que ofereçam conhecimento teórico com muito embasamento científico e muita prática clínica. Respeitar a curva de aprendizado e não querer fazer tudo por pressa ou ansiedade, ou, porque todos estão fazendo. Palavras de ordem para mim: foco, determinação, comprometimento e a cima de tudo MUITA RESPONSABILIDADE.

Créditos

Photo: @yagomesquittta
Make: @haussaad
Hair: @rricardorodrigues
@deborah.santanaa

ALL RIGHTS RESERVED

© 2022 by HOOKS MAGAZINE INTERNATIONAL LTDA.  Revista Hooks