• Maria Augusta Sant'Anna

Dress Code: o que vestir em cada ocasião

Quem nunca recebeu um convite de um evento e se deparou com um DRESS CODE especifico como por exemplo: traje esporte fino ou passeio completo e ficou na dúvida? Acredito que a grande maioria das pessoas, por isso, hoje vim explicar cada um deles para facilitar a vida de vocês queridos leitores.


Dress code é um termo em inglês que significa código de vestimenta e que serve para que as pessoas se vistam de determinado padrão em ambientes ou eventos.


Traje Esporte

Ocasiões: Almoços, exposições, teatro, batizados, etc.


Esse é o traje mais simples e informal de todos, praticamente um look casual do nosso dia a dia. Esse é o que vai demandar mais do seu bom senso, já que gera muitas dúvidas, porque segundo o código, não é preciso usar um vestido de festa longo mas é para estar elegante e chique como manda a ocasião, tudo vai depender do horário e local do evento.


Para as mulheres: aposte em terninhos, vestidos curtos, pantalonas, sapato de salto médio e bolsas médias ou pequenas. Escolha tecidos mais nobres, como linho, seda, viscose, couro e musseline. Para a noite, uma pitada de brilho está liberada.

Para os homens: o look pode ser composto por calça, jeans ou sarja, camisa, pólo ou uma camiseta mais informal (de preferência lisa) e sapatênis ou mocassim.



Traje Esporte Fino, Passeio ou Tênue de Ville

Ocasiões: Almoços, conferências, vernissages, coquetéis, teatro, etc.


Esse é o código de vestir mais intermediário e que requer o uso de tecidos mais sofisticados. Eventos de dia permitem produções mais informais, mas, se passar das 18 horas, recomendo uma dose extra de glamour.


Para as mulheres: os comprimentos curtos e midis são boas apostas, tailleur, terninhos ou pantalonas leves e sofisticadas estão permitidos. O pretinho básico nunca tem erro, mas se quiser inovar com muito estilo e elegância um macacão é a pedida. Saltos altos ou médios. As bolsas já diminuem.

Homens: devem usar terno ou calça social e blazer, com camisa de manga comprida lisa, xadrez ou com listras finas. Para eventos durante o dia, o ideal é usar ternos claros e a gravata não é item obrigatório. Já, para a noite, os ternos devem ser escuros.



Passeio Completo, Traje Social ou Social Completo

Ocasiões: Jantares, coquetéis, óperas, concertos e grandes eventos.


Agora a coisa ficou mais séria e é preciso mais atenção e refinamento ao se vestir! Este é o estilo que, normalmente, é requisitado em casamentos, formaturas e celebrações formais.


Para as mulheres: são indicados vestidos na altura do joelho ou longos, de tecidos mais nobres. Pode-se usar brilho, decote e transparência, mas sem exageros. Os sapatos devem ser de salto alto e fino, as bolsas pequenas ou clutches e joias mais sofisticadas.

Para os homens, a regra é simples: costume completo ou terno escuro, camisa e gravata.



Black-Tié, Rigor, Gala, Habillé ou Tênue de Soirée

Ocasião: Festas glamorousas, comemorações especiais (Oscar e festas temáticas), e grandes casamentos.


Este estilo é próprio de festas muito sofisticadas e celebrações glamourosas. Terreno de formalidade completa.


Para as mulheres, os vestidos devem ser longos, extravagantes e de tecidos requintados, como os das celebridades que passam pelo tapete vermelho. As joias devem ser sofisticadas e a maquiagem e o penteado impecáveis.

Os homens devem estar de smoking, com camisa branca de pregas na frente, faixa na cintura e gravata borboleta. De preferência o sapato de verniz.



Semana que vem tem mais!

Beijos

Maria Augusta Sant'Anna

@mariaaugustasant_anna


  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
KatGrahamSite.png