Photo: Glauber Bassi
Model: Milena Vitória
Que o celular passou a ser mais que um aparelho telefônico disso nós já sabemos e com a evolução dos smartphones conseguimos realizar tarefas com apenas um clique. A prova disso é o editorial criado pelo fotógrafo Glauber Bassi que eleva ao máximo o poder de criação de fotos impactantes e incríveis usando apenas a câmera do aparelho.
Conhecido por fotografar celebridades por todo o mundo, Glauber dividiu com a Hooks um pouco da sua visão sobre a fotografia.
"Aquele velho ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras todo mundo já sabe, mas deixa eu te dizer uma coisa, essa imagem hoje em dia, somos nós! É esta imagem é quem vai revelar o que nós não conseguimos expressar falando, ela transmite sentimentos, emoções e ainda mais, com as redes sociais ela conecta pessoas e historias.
Em muitos países, como no Brasil, por exemplo, o número de smartphones vendidos, já supera o número de habitantes, foi o tempo que telefone era somente para fazer uma ligação, ou você ouvia, ou falava, não era possível fazer os dois ao mesmo tempo, e hoje eu te pergunto, como seria do seu cotidiano sem seu celular? Você lembra como eram suas fotos há 10 anos atrás? A qualidade que ela tinha? Hoje é possível sim, ter um resultado incrível a partir da câmera de um smartphone e fazer desta imagem coisas inacreditáveis, se liga só:
Quando o produto ou marca está relacionado, por exemplo a alimentação, o trabalho tem que ser impecável a ponto de despertar o desejo de quem olha, mesmo que esta pessoa não esteja com fome.
Imagens nas redes sociais têm o poder de evocar emoções nos usuários e transmitem informações de forma mais eficiente que textos.
Aposte nas imagens!"
Em entrevista exclusiva a Hooks, Glauber divide um pouco da sua experiência e opinião sobre a interação da câmera VS. celular, confira abaixo:
1- Glauber, como um profissional que atua a anos com a câmera, como você enxerga essa nova interação com a fotografia mobile?
Eu acho incrível! Ter tudo na palma da mão de forma prática e rápida. É uma interação perfeita, pois usamos o celular pra tudo hoje, seja para vender produtos ou para oferecer nossos serviços.
2 - É possível entregar um trabalho com ótima qualidade usando apenas a câmera do celular?
Sim, é possível e a prova disso é esse editorial que criei para Hooks, o telefone tem de ser usado com todas as suas funções. Você só tem que aprender a configurar seu aparelho, mas se a pergunta fosse fazer uma campanha publicitária com o celular, em alguns casos não seria possível, porque você precisaria de alguns recursos que ainda não temos com a câmera, entretanto, editoriais de moda, campanhas menores é super possível de realizar.
3 - Ao fotografar com o telefone (iPhone) quais são as técnicas que você usa e aconselha para termos uma boa captura?
Eu te aconselho a me seguir nas redes sociais, pois tenho cursos gratuitos de como fotografar, são vários módulos que irão te ajudar a melhorar sua fotografia inclusive com o celular.
4 - Qual a diferença notável ao trocar as lentes pelos aparelhos telefônicos?
A diferença notável é a praticidade, um fotógrafo tradicional teria que levar muitos equipamentos para realizar um trabalho, câmera, luz, tripé... já com o celular você carrega apenas um pequeno aparelho com tudo isso junto.
5 - Você consegue atribuir as mesmas técnicas usadas na câmera configurando apenas o iPhone?
Sim, a diferença é que nas câmeras trocamos lentes intercambiáveis e no aparelho celular precisar fazer apenas alguns toques na tela.
6 - Você acredita que um dia a fotografia mobile possa superar as câmeras e substituir esse equipamento? Por questões de praticidade, avanço tecnológico...
Eu espero que não, pois, quando isso acontecer não irão precisar mais de fotógrafos hahahah
Brinca.
O celular tem uma ótima qualidade, tem uma capacidade de fazer fotos incríveis, mas recentemente eu adquiri uma câmera nova e a qualidade que ela possui não dá para ser comparada com a de um telefone, hoje, nesse momento existe uma diferença notável, principalmente para campanhas publicitárias.
Comentários