top of page

GLAUBER BASSI EXPÕE O SEU PROJETO BLACK SOUL NO RENOMADO HOTEL FASANO DE SALVADOR



Radicado em Milão, o fotógrafo de moda Glauber Bassi dá visibilidade ao povo preto de Salvador com a exposição BLACK SOUL

Com curadoria de Denise Camargo.


A convite do modelo internacional Carlos Cruz, ele volta o seu olhar para o Brasil com a exposição BLACK SOUL

“Não se trata apenas de fotografia de moda, mas sim de uma

homenagem a alma preta de Salvador” fala Glauber Bassi.



Carlos Cruz é modelo internacional, conhecido na capital baiana como o “rei da favela”. Ele idealizou o projeto com o objetivo de dar destaque e oportunidades aos seus pares. As imagens ainda dialogam com a questão do racismo estrutural e da diversidade contribuindo para o importante debate contemporâneo.



BLACK SOUL foi produzido em pontos icônicos da cidade de Salvador, como o Pelourinho, Santo Antônio e Gamboa. O ensaio valoriza os modelos sub representados na cultura da moda brasileira. O trabalho inclui os elementos afro para a cena, como a palha, o tambor, a bacia ou o grafismo étnico. As fotos foram feitas no final de 2021, com modelos

vindos de projetos sociais.



SOBRE GLAUBER BASSI: 


Fotógrafo de moda, paulista nascido em Caçapava, SP, cresceu em um ambiente fotográfico. Filho de um fotógrafo de casamentos, descobriu ainda na infância a produção de imagens e suas técnicas analógicas e, fascinado com este universo, iniciou precocemente sua profissionalização aos 14 anos de idade, atuando junto de seu pai. Anos mais tarde, já com o olhar totalmente direcionado para a Fotografia, estudou Publicidade e Propaganda na UNITAU, Universidade de Taubaté, SP, caminho que o levou para o exterior em busca de aprimoramento onde concluiu sua formação em Fotografia de Moda no prestigiado Istituto Europeu di Design em Milão, cidade onde está radicado há 25 anos.


Após alguns estágios com fotógrafos locais conceituados, montou seu próprio estúdio iniciando uma sólida carreira internacional, assinando campanhas para empresas hype como a Geox, marca líder no mercado internacional de calçados lifestyle e o estúdio vienense de design contemporâneo Sheyn, entre outros.


Trabalhando no circuito Milão, Paris, Londres e Nova York, atende as maiores publicações editoriais do fashion world, como a alemã Volant Magazine, a Vanity Teen NYC e as referenciais Vogue e Harper's Bazaar.


BASSI SOBRE A EXPOSIÇÃO NO HOTEL FASANO:



06/02/2023 foi o dia da vernissage de inauguração da minha exposição no Hotel Fasano de Salvador.

Eu não tenho palavras para descrever a minha felicidade e satisfação em ter esse trabalho tão lindo sendo exposto na Bahia, lugar onde tenho um enorme carinho e onde o projeto foi idealizado.


Com 30 anos de carreira e muita experiência, já vivi coisas incríveis pelo meu trabalho, mas nada explica a sensação de registrar emoções de mais de 60 modelos negros da periferia de Salvador que buscam por valorização na área da arte e da moda a cada dia. Observar aqueles olhares repleto de sonhos e força de vontade, afirma que com a minha arte eu posso sensibilizar o mundo.

E é muito gratificante ver que o Black Soul abriu portas para modelos que participaram do projeto estarem fora do Brasil seguindo carreira internacional, isso me torna ainda mais grato e me faz ter certeza de que estou no caminho certo.



GRATIDÃO!


E AGUARDEM, PORQUE O BLACK SOUL ESTÁ CHEGANDO NA EUROPA.

bottom of page