top of page
  • Foto do escritorBM

Humorista Danubia Lauro fala sobre a ascensão das mulheres no stand up comedy

Humorista explica sobre a importância de a indústria do entretenimento fomentar o protagonismo feminino na comédia

Créditos : Diego Nunnes

A comédia stand-up durante muito tempo teve a reputação de ser um clubinho dos meninos. O estigma de que “mulheres não são engraçadas” ainda é repetido com muita frequência, e ainda é muito comum que os shows de stand-up tenham apenas uma ou duas mulheres na lista, mas, nos últimos anos, houve esforços detectáveis ​​em todos os níveis da indústria do entretenimento para apresentar mais mulheres.

É impressionante como de cinco anos pra cá está acontecendo um ‘boom’ muito grande de mulheres se interessando pelo stand-up. Em 2018 a comediante Carol Zoccoli (A culpa é da Carlota) encabeçou um festival de comédia só com mulheres: o “Festival Mamacitas”, e na primeira edição foram sete shows esgotados, com mais de 68 mulheres vindas de diversos estados do Brasil. Na segunda edição em 2019 foram mais de 120, ou seja, dobrou o número de comediantes, e esses números só crescem.

As mulheres estão em um momento de se lançar no mercado, seja criando conteúdo pra internet, seja tomando protagonismo em grandes projetos. Em 2020 o Comedy Central lançou o programa ‘A culpa é da Carlota’, com apresentação de Carol Zoccoli, Bruna Louise, Ariana Nutt, Dadá Coelho e Cris Werson. E no mesmo ano a Netflix lançou o Especial “Lugar de mulher”, com Bruna Louise, Micheli Machado, Cintia Rosini e Carol Zoccoli. É muito importante que os canais de TV e plataformas de streaming estejam abraçando as mulheres e promovendo o protagonismo feminino, isso incentiva a mais mulheres a se interessarem pela comédia.

Créditos : Diego Nunnes

Temos já muitas mulheres que a cinco anos atrás eram iniciantes e hoje estão rodando o Brasil com show solo, levando público e com números impressionantes na internet. Eu mesma comecei a fazer comédia por incentivo do festival Mamacitas em 2018, e hoje já trabalho profissionalmente com Stand-up, compondo elenco das principais casas de comédia do Brasil. É muito gratificante ver que meu trabalho tem sido reconhecido e que o público tem se identificado. Nas minhas redes sociais eu compartilho meus vídeos de stand up comedy. O último vídeo que lancei somou mais de 1,5 milhões de visualizações em menos de 24h no Instagram e Tik Tok, ou seja, já está existindo uma demanda e interesse por parte do público em consumir o humor feminino.
Há muito mais trabalho a ser feito antes que o meio da comédia alcance real paridade de gênero, mas estamos muito confiantes que pelos próximos anos nós estaremos cada vez mais dominando a cena.


bottom of page