top of page

Kamila e Juliana : as fundadoras da Studio Kaju e a nova arquitetura autêntica e expressiva!




Créditos:

Fotografia: Niépce estúdio/ Francine Moraes

Edição: Gabriel Maioral

Produção hair e make: Clayton Alvarenga

Kamila veste: Uz.atelier

Assessoria: @connectcast




Kamila e Juliana são as fundadoras da empresa Studio Kaju e se conhecem desde a adolescência, nascidas na mesma cidade, Campo Mourão, no Paraná. Algum tempo depois de se formarem e seguirem carreira solo, mesmo com estilos e personalidade diferentes, o desejo comum de levar uma nova visão da arquitetura para o mercado brasileiro e se destacarem, levaram elas a unificar o escritório de arquitetura, interiores e design. O nome inusitado que lembra uma fruta nasceu da junção das iniciais das sócias KA e JU, um conceito criado e refletido na marca da empresa e nas suas coleções, através do Fun Design. Em todos os projetos a equipe Kaju busca trazer a unicidade, elementos que contem a história do cliente ou da marca, ou seja, elas desenvolveram estratégias de criação através do storytelling, fazendo desse o maior diferencial da empresa resultado em projetos e design que são verdadeiras obras de arte.



Um dos primeiros projetos criados, já como empresa, foi um escritório de advocacia onde após refletir toda a identidade da empresa no projeto, ainda não satisfeitas, as arquitetas criaram um elemento único no pé da mesa que remete às iniciais dos donos tornando a peça elemento destaque do projeto.

Além disso, as autoras desenvolveram uma cadeira que também foi inspirada na identidade da advocacia, dando origem ao primeiro mobiliário criado que foi a queridinha Lichia Chair.



A partir da experiência dessa primeira criação, veio a concepção de muitos outros mobiliários e de adornos únicos, devido a dificuldade que tinham de encontrar o estilo de design conceito no mercado de decoração brasileiro. Nasce então a Kaju Design, especializada em mobiliários e itens de decoração assinados com a missão de levar aos seus usuários peças conceituais únicas, com personalidade e assinatura nacional, assim como o Caju e a Kaju, nativas brasileiras.

Todas as inspirações vêm das novas tendências do mercado, designers internacionais e novidades de dentro e fora do país, proporcionando uma experiência completa para os clientes. A idéia é chamar atenção com o design autêntico para atrair o espectador, que ao usar o mobiliário, vivencia a experiência de um conforto absoluto, convidando a estar e ficar ali, características do movimento escapista.

As duas empresas formam o Grupo Kaju, cobrindo hoje projetos arquitetônicos e interiores voltados para o segmento comercial conceitual e residenciais, completando com o design, ambas empresas resultados da regra básica Kaju, abusar da criatividade sem abrir mão da sofisticação.


Não deixe de conhecer melhor as duas beldades que além de excelentes profissionais esbanjam beleza e talento!




1- Kamila e Juliana, vocês se conheceram na adolescência e hoje são as fundadoras da Studio Kaju, que vem com a proposta única de proporcionar uma arquitetura mais expressiva de autêntica! Qual é o segredo para esse grande sucesso?


Nós, Kamila e Juliana, e nossa equipe formamos a família Kaju. Trabalhamos de forma livre, sempre buscando usar o nível máximo de dedicação e criatividade em cada projeto. Como mentes criativas, sabemos que existem fases de exaustão, dias de bloqueio, e com isso aprendemos a respeitar e aproveitar também o ócio criativo.

Nos inspiramos e estudamos diariamente, mas usamos essa bagagem como ferramenta para criar o novo, inovar, jamais copiar.



2- vocês já desenvolveram diversos projetos grandiosos, e um deles chamou muita atenção por ser o projeto da Boca Rosa Beauty, qual é a sensação de ver o quão longe vocês chegaram juntas?


Nós temos a plena certeza do quanto nossa sociedade deu certo porque uma completa a outra. A Ka é o ponto de equilíbrio da Ju e vice versa. A Ju preenche as falhas da Ka e vice versa. Pra nós, definitivamente foi o casamento perfeito para uma sociedade de sucesso.




3- Sabemos que muitas vezes uma sociedade pode ser algo muito mais complexo do que parece, digamos que é quase um “casamento” o fato de vocês se conhecerem desde a adolescência facilita a relação de vocês?


acreditamos que não, o segredo definitivamente está no respeito mútuo. Mesmo nos conhecendo já há muito tempo, respeitamos o limite uma da outra, nunca houve uma discussão ou qualquer mágoa. Além disso, a fidelidade e transparência uma com a outra também são fatores essenciais.

Fazendo uma análise, qualquer relacionamento (seja ele profissional ou pessoal) precisa desses fundamentos para dar certo, não é mesmo?!


4- Gostaríamos de saber um pouco mais sobre as peculiaridades de cada uma, quem são a Kamila e a Juliana?




vamos lá: Juliana falando de Kamila e Kamila falando de Juliana!







Kamila: A Ka é idealizadora, aquela pessoa que fantasia de modo perfeito, de criatividade inigualável, sempre em busca do melhor, seja para o escritório como também para os projetos. Ela é exatamente aquela pessoa que está a todo momento um passo à frente de todos. Workaholic, dedicada, e ambiciosa, resumindo, o meu par perfeito.


Juliana: a Jú é aquela profissional que todo escritório amaria ter. Ela é criativa, inteligente, sabe sobre tudo e quando não sabe, busca saber. Ela é a personalidade mais racional da empresa e ela quem toma decisões importantes à frente do nosso setor financeiro. Literalmente tem a dose perfeita entre o racional e o emocional, entre o técnico e o criativo.



5- E por último mas não menos importante: Qual é a voz de vocês: o que vocês gostariam de gritar para o mundo se tivessem a Oportunidade?


Nós, Kamila e Juliana, proprietárias do Studio Kaju, queremos influenciar as pessoas a buscarem cada vez mais autenticidade em seus projetos para que assim realmente se identifiquem com eles. Que fujam da padronização, tenham sede por algo único e exclusivo que reflita uma arquitetura afetiva, conectada por memórias, histórias e transborde essência.
Afinal, sabemos o quanto sentimentos bons influenciam o humor, o bem estar, a produtividade, a convivência. Então, transmitir isso através de nossas criações é transmitir para o outro e fazer pelo outro o que tem de melhor em nossa profissão.



Bye, bye!



bottom of page