top of page

Kim Care #2: tonificando após limpeza

por Kim Flores


Photo by Noah Buscher


Agora que já sabemos limpar a nossa pele de forma efetiva, chegou a hora de aprendermos como tonificar o rosto após a limpeza. Existe uma variedade de tônicos no mercado, o importante é saber qual o seu tipo de pele e o que você quer atingir com este tônico. O principal objetivo de um tônico é equilibrar o pH da pele e prepará-la para receber os produtos que serão utilizados na sequência.


Tônicos adstringentes


No Brasil, por possuirmos um clima mais quente, a maioria dos tônicos que encontramos nas farmácias são do tipo adstringente. Os tônicos adstringentes são aqueles que deixam a pele mais "sequinha" após a aplicação. Alguns podem ter ingredientes antiacne, como o ácido salicílico, óleo de melaleuca ou cânfora. O tônico adstringente deve ser utilizado com cautela, tendo em vista que muitos podem ser abrasivos demais por possuírem álcool na composição, ressecando a pele e removendo o seu viço natural.


Tônicos hidratantes


Uma alternativa aos tônicos adstringentes são os tônicos hidratantes. Amplamente encontrados em países asiáticos, os tônicos hidratantes servem como um primeiro passo na introdução de água nas células da nossa pele. Um dos ingredientes mais comuns desse tipo de tônico é o ácido hialurônico, substância produzida pelo nosso próprio corpo e responsável em manter a barreira cutânea hidratada. Você sabia que a produção natural de ácido hialurônico pelo nosso corpo diminui a partir dos 25 anos? Definitivamente um ótimo ingrediente para ter na sua rotina!


Tônicos esfoliantes


Por fim, os tônicos esfoliantes aparecem para resolver problemas específicos em nossa pele. Podem possuir um ácido ou uma combinação de ácidos para promover uma esfoliação gentil ou até mesmo mais profunda. Tônicos esfoliantes devem ser utilizados com cautela, sempre com o uso de protetor solar na rotina diurna e com atenção redobrada na hora de escolher o tipo de ácido que funciona melhor na sua pele. Consulte um dermatologista!


Rotina tonificada


Os tônicos podem ser utilizados na rotina diurna e noturna, logo após a limpeza. Com o rosto seco, você pode aplicar o tônico com um algodão (caso seja muito líquido) ou do meu jeito preferido para tônicos mais espessos: com as mãos enquanto massageia e finaliza com batidinhas.


Marcas para tonificar


Existem diversos tônicos no mercado, desde marcas clássicas até as mais novas. Uma das minhas preferidas é a japonesa Hada Labo - que possui a linha Gokujyun - com uma série de tônicos recheados de diferentes pesos de ácido hialurônico, vitamina E, vitamina C e ácido tranexâmico (responsável pelo clareamento e remoção de manchas). Por fim, escolha sempre o tônico que mais te agrade no sensorial durante e após a aplicação!


bottom of page