top of page

Macacão: peça desenvolvida para homens tornou-se ícone do estilo feminino

Saiba como usar o traje versátil que se adaptou às conquistas femininas

Apesar de hoje serem considerados um sinônimo de versatilidade para as mulheres, os macacões nem sempre estiveram presentes no guarda-roupa feminino: o traje foi desenhado, originalmente, para servir como uniforme de guerra para os soldados. No entanto, de lá para cá, a peça vem se adaptando às conquistas e estilo das mulheres, tornando-se uma das peças mais coringas da moda.

O macacão, ou "jumpsuit" em inglês (“roupa para saltar”, em tradução livre) foi uma peça desenvolvida para os paraquedistas durante a Primeira Guerra Mundial. Entretanto, quando as mulheres se tornaram mão de obra para as indústrias, na década de 40, os macacões foram adaptados para o público feminino e, a partir da década de 70 tudo mudou: a peça ganhou fama no mundo da moda. “Nesta época as estrelas da música trouxeram brilho e decotes ousados aos modelos que antes eram simples e bastante masculinos”, conta a personal stylist e consultora de imagem Camile Stefano. Porém, segundo a especialista, foi nos anos 80 que o macacão tornou-se um item essencial para as mulheres que buscavam aliar conforto e estilo.

Hoje são muitas as versões disponíveis de macacão e o traje pode ser usado tanto no trabalho quanto em eventos sociais. Camile explica que o que determina a formalidade da peça são os tecidos. “Os macacões de malhas ou jeans são mais casuais, enquanto as peças em crepe ou seda são mais formais e elegantes, detalha.

Para o outono-inverno de 2022, a stylist indica apostar em modelos utilitários, como os macacões com calças cargo, com vários bolsos. Além disso, uma terceira peça pode dar ainda mais versatilidade para o look. Um cinto pode transformar o macacão em duas peças, assim como sobreposições com camisetas também constroem um visual diferente”, comenta.

Para inspirar, Camile Stefano separou algumas ideias de looks com macacões que podem ser usados em diferentes situações


• O macacão na história: de Marilyn Monroe, passando por Cher e Beyoncé. Imagem: Pinterest

• Ticiane Pinheiro: macacão no look casual Imagem: Pinterest


• Sabrina Sato: modelo cargo jeans é aposta do outono-inverno 2022 Imagem: Pinterest


  • Taylor Swift: look noite Imagem: Pinterest


Sobre a Camile Stefano

Pós-graduada pela Universidade Belas Artes (SP), a consultora de imagem paulistana é especialista em visagismo, coloração, etiqueta e perfumaria. Possui mais de seis anos de experiência na área e, hoje, ministra palestras, cursos e workshops direcionados para imagem pessoal e corporativa. Em sua trajetória, Camile auxilia mulheres na busca pelo autoconhecimento e na melhoria da autoestima, compartilhando seu conhecimento no Instagram, em perfil com mais de 40 mil seguidores.


bottom of page