top of page

Mob Wife: conheça a aesthetic do momento e saiba como ela "surgiu".


Francis Ford Coppola raramente se manifesta sobre as tendências do TikTok, então foi notável quando ele recentemente abordou a estética conhecida como Mob Wife. Em uma publicação recente no Instagram, o renomado diretor de "O Poderoso Chefão" fez uma conexão entre esse estilo e a personagem Connie Corleone, interpretada por sua irmã, Talia Shire, no filme.



O TikTok frequentemente inspira novas tendências estéticas que ganham popularidade em uma velocidade nunca vista antes, e seu impacto nas escolhas de moda cotidianas é notável. Mas o que está impulsionando essa recente valorização das mulheres associadas ao mundo do crime? Como podemos descrever a "estética da esposa da máfia"? A versão mais simplificada envolve o uso de um casaco de pele – seja real ou sintético – sobre uma roupa completamente preta.







No entanto, seus adeptos afirmam que essa estética vai além das roupas e exige uma atitude específica para ser genuína. Aqueles que analisam de perto o estilo da esposa da máfia incorporam unhas vermelhas, batom marcante, um penteado volumoso e óculos de sol chamativos o suficiente para rivalizar com um para-brisa.


Mas de onde surgiu essa tendência? Muitos usuários do aplicativo suspeitam que a influência veio da HBO, especialmente para coincidir com os esforços de promoção do 25º aniversário de "Os Sopranos". Em um comunicado, Jason Mulderig, porta-voz da HBO, elogiou a tendência como "um testemunho de ‘Os Sopranos’ e seu impacto duradouro na cultura", mas não afirmou que a empresa a criou.


Poxa, e isso é sério mesmo? Eu sei que eu mesma já falei muito sobre Aesthetic aqui, eu particularmente gosto de acompanhar desde o surgimento do cottagecore. Mas as coisas acabaram tomando tamanha proporção onde as pessoas acabam investindo em peças que não fazem o menor sentido com a sua personalidade, e isso gera uma problemática imensa! Porém não é o momento para falar sobre isso.


E geralmente, as "tendências estéticas" do TikTok seguem uma fórmula simples: pegam um estilo já estabelecido (como mulheres mais velhas e ricas usando cardigãs) e o rebatizam com um novo nome chamativo (Coastal Grandmothers). Neste caso, muitas pessoas já se vestem no estilo que foi retratado. E em "Os Sopranos" há 25 anos – algumas delas agora falam sobre esse visual sendo repackaged como uma "tendência". A grande incógnita é quantas pessoas fora desse grupo demográfico vão adotar esse estilo só porque viram no TikTok. Há algo mais por trás disso? Assim como a estética da clean girl e stealth wealth aesthetic, a aparência da esposa da máfia se concentra em símbolos visíveis de riqueza, mas desta vez é daquelas associadas tipicamente aos recém-ricos.





Especificamente, aqueles cuja riqueza foi adquirida à margem da lei. Nas representações mais populares, de "Os Sopranos" a Lil' Kim, mesmo quando a mulher é poderosa por si só, a esposa da máfia é um acessório para um homem ainda mais poderoso – sua sexualidade, beleza e estilo refletem o poder dele de volta para ele. O mistério em torno do que ela sabe ou não sobre sua situação cria uma aura dramática: será que ela é ingênua, sem noção de seu verdadeiro poder no império criminoso de seu marido? Ou ela é astuta, desviando o olhar enquanto desfruta do dinheiro dele? Ainda assim, em troca de sua discrição, ela vai às compras. E para cada influenciador que está encomendando um casaco de pele, há outros usuários do TikTok que acham que essas tendências estão cada vez mais artificiais e sem sentido. "Existe uma certa fadiga estética nas redes sociais".


"Cada pequena microtendência é rotulada. Cada um desses rótulos serve como uma oportunidade para influenciadores, marcas e até mesmo os meios de comunicação capitalizarem uma tendência e direcioná-la para seus próprios interesses".

Mas e você, chegou seu momento de brilhar? Vai aderir?

Ou esse já é seu estilo? Comenta aqui!!!


kisses.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page