top of page

Moda à brasileira: com projeto Viva Arte, Riachuelo valoriza grandes artistas nacionais

Iniciativa, que começou com a coleção em colaboração com João Incerti, lança agora collabs com Paulo Mariotti, Verena Smit e Gabriel Azevedo


Valorização da moda nacional. É isso que a Riachuelo se propõe com o Viva Arte, projeto lançado neste ano para dar visibilidade a grandes artistas do país. Através de coleções que imprimem não só o olhar, mas a essência e talento dessas pessoas, a Riachuelo, um dos maiores ecossistemas de moda do Brasil, consegue transmitir em peças de roupas, acessórios e produtos para casa, um de seus principais valores: o resgate aos elementos culturais de um país tão rico como o nosso.

Em agosto deste ano, a marca lançou a coleção Hoje eu Vi o Sol, fruto de uma colaboração com João Incerti, artista carioca que já faz um grande sucesso. Agora, entendendo que a arte é um retrato do tempo e da sociedade, a Riachuelo vai promover o encontro entre moda e arte brasileira através de uma parceria com Paulo Mariotti, Verena Smit e Gabriel Azevedo, que vão retratar, de diferentes formas, os pensamentos, cenas, costumes e paisagens da atualidade.


“Cada artista carrega consigo um universo peculiar e imenso a ser explorado, e se conectam pela força da brasilidade através da arte. Queremos valorizar e mostrar o talento de cada um deles em nossas peças, trazendo mais reconhecimento e visibilidade para seus trabalhos”, diz Cláudia Albuquerque, Diretora de Compras e Estilo.

A campanha será 100% digital, com foco no Instagram e TikTok, explorando ao máximo todas as estampas e desenhos, além do universo de cada artista.


Paulo Mariotti

A primeira coleção a ser lançada será a de Paulo Mariotti, com desenhos produzidos pelo artista, que se inspira em lugares que construiu uma relação afetiva, reestabelecendo algumas cenas do cotidiano com os mínimos detalhes.

A coleção dialoga diretamente com o verão, com peças para os públicos feminino, masculino e infantil, além de moda praia e moda casa. As peças possuem estampas temáticas de localizações brasileiras e situações cotidianas, com foco na união do Rio de Janeiro e da Bahia, que, com traços elegantes, cores fortes e elementos de sombras que agrega às paisagens urbanas, captam o olhar do espectador. Para a Moda Casa, a coleção apresenta linha cama, banho e decoração, com fronha, duvet, toalha, roupão e almofadas.



"Apesar de eu viver na França há quase 30 anos, sempre mantive uma relação muito próxima com o Brasil através do jornalismo. Tive, no entanto, poucas oportunidades de desenhar o Brasil para os brasileiros. Saber que as pessoas vão poder 'vestir' meus desenhos é um grande privilégio", diz Paulo.

Por meio de texturas, matérias-primas rústicas e naturais e uma cartela de neutros que transita entre azul e preto, a coleção traz estampas com traços manuais e delicados que remetem aos azulejos coloniais das cidades brasileiras. A coleção estará disponível em todas as lojas Riachuelo, a partir do dia 26 de outubro e as peças poderão ser encontradas no site e no aplicativo da marca.

bottom of page