A marca traz uma coleção de inverno tropical, com texturas que celebram a luz e sua transformação.
A nova coleção de Naya Violeta para o São Paulo Fashion Week chega com uma proposta ousada e inspiradora. Com o nome "Reluzente", a estilista busca celebrar a luz e sua incrível capacidade de transformação. A coleção é uma verdadeira expressão da essência da própria designer, representando seu passado e suas experiências.
Para dar vida a essa ideia, Naya decidiu contar a história da coleção por meio de um fashion film, onde além das peças, ela explora diferentes formas de narrativa. Segundo a designer, o processo foi repleto de experimentações e texturas preciosas. "Reluzente foi um devaneio que se tornou realidade, permitindo-me trabalhar com tecidos texturizados e explorar novos horizontes", compartilha Naya.
Contente com o resultado do projeto, a afroempreendedora explicou como conseguiu trazer em suas peças o efeito reluzente que tanto desejava. Segundo ela, foi necessário arriscar em um jogo de texturas. "É a primeira vez que a gente traz paetê com as nossas estampas exclusivas. Também ousamos em estampas no veludo e pelúcia, além de usarmos a tricoline, sarja e viscose. É uma coleção de inverno onde conseguimos incluir pontos muito iluminados”, afirma Naya.
Inclinada a dar mais espaço para aqueles que colaboram com a marca, Naya comentou que “Reluzente” conta com a criação de estampas da artista visual Sharmaine Caixeta e com a curadoria artística de Gilson Plano. “É a primeira vez que Sharmaine assina sozinha a coleção de estampas da marca. Acredito que é um lugar importante onde possamos nutrir os nossos. Ela já está na marca há mais de quatro anos e tem construído muitas coisas com a gente”, conta a estilista animada.
Além disso, a marca se destacou ao criar um fashion film para a nova coleção. Com a direção de Ricardo Souza, a produção conta como uma equipe multitalentosa. Segundo a criadora, a ideia era transmitir através do audiovisual o que ela acredita que é a moda brasileira. "Tínhamos o desejo de produzir um vídeo que reluzisse e tivesse uma identidade afro-afirmativa, que é uma afro fertilidade através de cores, texturas e a história de gente preta”, disse.
Por fim, Naya contou com lembranças do passado para se inspirar em sua nova coleção. De acordo com a estilista, ela acabou encontrando um álbum de fotos tiradas por seu tio na década de cinquenta, que a inspiraram a trabalhar o conceito de pessoas reluzentes. Com a ajuda da ancestralidade, ela pode trazer pessoas que reluzem através do tempo. “É pensar nessa história do meu tio lá do Goiás que registrou e ousou reluzir. Acho que é sobre a minha história, que é reluzir, ousar ser preto, cada vez mais preto, e mostrar que a potência do negro é lindo”, finalizou.
SOBRE O ATELIÊ NAYA VIOLETA
Criada em 2007, a marca leva o nome artístico de sua criadora, a designer Naya Violeta, profissional que adota como perspectiva para as suas criações o olhar pessoal e afetivo, assim como o caráter auto-biográfico e narrativo, elementos que juntos permeiam as pesquisas visuais e de tendências para a marca.
O crescimento que notadamente percebemos em sua trajetória estilística e de circulação no mercado estão relacionadas às experiências de vida e aos processos de amadurecimento que a estilista vem adquirindo ao longo de sua trajetória. Uma profissional versátil, que através da moda vem atuando em diferentes setores, com colaborações mais pontuais em áreas como o cinema, a música, o teatro e a dança.
Ficha Técnica:
Direção Criativa: Naya Violeta
Direção Fashion Film: Ricardo Souza
Diretor de Fotografia: Pedro Viana
Assistente de Câmera: Thiago Meira
Gaffer: Chris Smith
Assistente de elétrica: Tom Sarrat
Montagem: Zeca Daniel e GuetTo
Pós-Produção: BTFLY Coletivo
Trilha Sonora: Luiza Camilo
Diretora de Arte: Rebeca Ukstin
Maquiagem: Leila Turgante e Sol dos Santos Rocha
Styling: Gabi Rocha
Assistente de Styling: Lucans S.A
Assistente de Produção: Jessica Souza
Adornos: Dani Guirra
Modelos: Abigail Cabaneco, Carla Silva, Eduardo Lacov, Lua Souza Sangi, Nícolas Cabaneco, Thamara Barcelos, Yngrid Ferreira
Produção executiva: Thaís Caballero, Nicole Martins e Jacqueline Almeida
Assistente de elétrica: Tom Sarrat
Locação de Estúdio: Studio Pier 88
Equipe Naya Violeta
Curadoria Artística: Gilson Plano
Produção: Sharmaine Caixeta, Ilurian, Marina Duarte e Ray F.
Produtora de Casting e Atriz Principal: Carla Silva
Estampas: Sharmaine Caixeta
Modelagem e pilotagem: Washington Gomes e Valdirene Martins
Costura: Guilherme Cachaca, Nilda Ferreira e Magda Rosa
Designer gráfico: Sharmaine Caixeta
Comunicação: Júlia Guedes e Thâmara Ribeiro
Making Of: Lu Bortoline
Assessoria de Imprensa: José Atalide
Apoio:
Atelier Fibras Naturais
BTFLY Coletivo
Cinevideo
FARM
Filme com LED
Focus Têxtil
Freak Out 7
Lunelli Têxtil
Melissa
Ministério Público do Trabalho de Goiás
Projeto Mais Um Sem Dor
Sprint Têxtil
Studio Pier 88
Créditos das fotos: Ladeira
Comments