top of page

O significado das cores na moda. PARTE I - Cores Vivas

Você já parou para pensar na influência das cores na moda? De forma indireta, cada tonalidade é responsável por transmitir mensagens e produzir sensações de acordo com a psicologia de cada uma.

Usar a cor certa, pode te ajudar a estimular percepções particulares nas outras pessoas, como por exemplo, usar azul em uma entrevista de emprego, já que a cor transmite tranquilidade e lealdade. Legal né?

Por isso, hoje, vamos falar das principais cores vivas e suas influências e na semana que vem eu falo mais sobre os tão amados tons neutros.


É uma cor fria e está relacionado primordialmente a sensações de calma, serenidade, relaxamento, limpeza, intelectualidade, tecnologia, fluidez, gentileza e harmonia.

Use quando precisar de clareza mental, reduzir o stress, ou transmitir a ideia de raciocínio lógico, paciência e serenidade. Os tons mais escuros como o Marinho ou o Royal, comunicam profundidade, conservadorismo, sabedoria, poder e riqueza.

Os mais claros como o Azul Bebê relacionam-se com limpeza, frescor, delicadeza e suavidade. Já os tons abertos, como o Turquesa, são alegres e divertidos inspirando comunicação e criatividade.



Cor do fogo, força e movimento. Traz sensações de euforia, contentamento e também é super enérgico. Senso de humor, alegria, prazer, espontaneidade são alguns dos sentimentos evocados pelo tom.

Uma ótima cor pra ambientes de trabalho pois revela uma pessoa objetiva e determinada. Use o laranja pra comunicar prosperidade e sucesso, mas cuidado com o seu excesso. Também deve usar em situações que precise transmitir uma imagem cordial e amigável ou que precise indicar agilidade mental como numa entrevista de emprego.

É legal pra uniformes de restaurantes, já que estimula o apetite. Os tons adamascados, salmão e coral são mais refinados.



Cor da paixão, do desejo, da aproximação e do encontro. É super enérgico, trazendo a sensação de movimento, conquista, coragem, calor e extroversão. Mas também pode estar associado à perigo, violência, ira e agressividade.

O uso mais comum é associado a sedução, mas também pode ser usado pra mostrar dinamismo e liderança. Se quiser chamar a atenção, vá de vermelho ou evite-o, se a pretensão for contrária. Use também quando sentir desânimo, pois a cor é estimulante e traz energia física. Também transmite elegância e requinte, principalmente se o tom escolhido puxar para o bordô.


Tem muito a ver com espiritualidade, mistério, dignidade, sabedoria, nobreza, extravagância. É uma cor de significados muito contrastantes, pois, pode comunicar realeza, misticismo e poder espiritual, mas também é associado ao fúnebre e à melancolia. Também comunica criatividade, sensualidade e meditação.

Porém, você precisa ter cuidado ao usar o roxo, principalmente no ambiente de trabalho, pois, tem associação com ego e a exposição excessiva à cor pode deixar algumas pessoas de mau humor. Se precisa melhorar sua vibração espiritual ou se quer comunicar ser uma pessoa misteriosa, o roxo é a cor ideal. Use o tom (principalmente com acessórios dourados) se quiser comunicar luxo e riqueza.



Também é uma cor fria e sua ligação principal é com a natureza e sustentabilidade. Tem simbolismo de crescimento, fertilidade, juventude, esperança e renovação. Transmite sentimentos de bem-estar, sensibilidade, harmonia e boa sorte.

O verde tende a relaxar o sistema nervoso, portanto, é legal escolher a cor quando sabe que vai enfrentar situações de tensão. Use também para transmitir sensações de equilíbrio, segurança e confiança, mas cuidado com o excesso, pois, pode gerar o efeito contrário passando soberba e inveja. Verde limão tende a ser enérgico, já os tons de verde claro calmaria e de verde escuro virilidade.



É uma cor quente e a mais ligada à criatividade. Relaciona-se com sentimentos de alegria, felicidade, inteligência, imaginação, à quebra de bloqueios mentais, cooperação, otimismo, curiosidade, sonho, originalidade e ação. Por ser a cor base do dourado, transmitindo a sensação de riqueza, prosperidade e poder.

É a cor mais visível pelo olho humano. Um super estimulante da atividade cerebral, portando é bom usar quando precisar que a criatividade aflore, assim como a inteligência ou para se sentir confiante. Mas, evite o amarelo se deseja transmitir segurança, pois, a cor pode passar a sensação de uma pessoa volúvel. Também é um bom tom para ajudar na desinibição e passar ideia de jovialidade.



O rosa é uma variante do vermelho. É a cor do romantismo, da suavidade e do amor. Remete a sensações de carinho, sensualidade (porém, mais suave que o vermelho) e é muito feminina e delicada.

Use o rosa se quiser mostrar doçura, compaixão e delicadeza, assim como para mostrar que é uma pessoa empática e de boas intenções. A cor comunica uma certa inocência e infantilidade, portanto, não exagere se quiser parecer uma pessoa mais madura.


Semana que vem falaremos sobre o significado das cores neutras.

Até breve, beijo

Maria Augusta Sant' Anna

bottom of page