top of page

O significado das cores na moda PARTE II - Cores Neutras

Dando sequência a última matéria, hoje, vamos falar dos tons mais amados por todos e que compõem a maioria das nossas produções diárias, que são as cores neutras.


A cor mais usada no mundo, possui associações tanto positivas quanto negativas. O preto pode transmitir a mensagem de pessimismo, luto, tristeza e dor, mas também mostra luxo, seriedade, mistério e distinção.

Quando você quer elegância a primeira cor escolhida é o preto, certo? Certo. Já que o tom comunica classe e poder. Também é uma cor que comunica sedução, prestígio, sobriedade e modernidade. Na moda, é bastante usada por pessoas que tem uma personalidade forte, que são contra as regras e acreditam em valores fora do padrão.


É a cor (ou ausência de cor) que revela paz e pureza. Sem associações negativas, o branco também sugere sentimentos de modéstia, calma, inocência, harmonia e estabilidade. É percebida pelos olhos como uma cor que traz brilho, portanto também denota limpeza, clareza, fé e positividade.

Use para comunicar humildade e pureza. Uma pessoa que usa branco transmite a imagem de uma pessoa confiável e verdadeira. Também é bom para mostrar simplicidade, assim como perfeccionismo e dignidade.


Cinza expressa neutralidade. Em geral revela sentimentos de indecisão, desânimo e falta de vitalidade. Mas também pode evocar qualidade, estabilidade, equilíbrio e sucesso. É a cor de base do prateado que traz modernidade, tecnologia, novidade e inovação.

Pode ser usado com todos os outros tons para a construção de um look, mas é bom para quando se quer demonstrar neutralidade frente a uma questão. Também traz sabedoria, conservadorismo e profissionalismo. Mas cuidado ao usar em grande quantidade, pois, pode demonstrar ausência de energia e frieza.


A cor transmite sentimentos de simplicidade, estabilidade, tranquilidade e produtividade. Tem relação com a terra e o natural, portanto sugere trabalho pesado. Também se liga a praticidade, credibilidade e intimidade.

Transmite um ar de disciplina e humildade e também comunica uma pessoa constante, responsável, obediente à regras e estável. Sugere também segurança e solidez. Cuidado com a quantidade de marrom para não transmitir sensação de melancolia.


E ai, qual sua cor favorita?


Semana que vem volto com mais matéria para vocês.

Beijos

Maria Augusta Sant' Anna

bottom of page