Você sabia que existem 7 estilos universais e que combinados entre si, ajudam a comunicar a nossa imagem? Sendo eles fundamentais para decifrar nossa personalidade e mostrar ao mundo a nossa melhor versão!
A definição de "7 estilos universais", surgiu a partir de estudos que analisaram o comportamento dos consumidores durante anos. Na década de 80, a americana Alyce Parsons desenvolveu o sistema PASS (Proportion Analysis / Style Selection), que cunhou o conceito de estilo universal. O resultado dessa pesquisa extensiva trouxe um compilado de características e padrões que refletem os interesses de consumo dos indivíduos.
Ao longo da vida, é normal que a gente mude, evolua e talvez até mude de gostos. Por isso o autoconhecimento é a chave para liberar a sua máxima potência.
E mesmo quem tem pouco ou nenhum interesse pelo mundo da moda tem um estilo predominante. E acreditem? Geralmente, todos nós, nos identificamos com até três estilos, embora um deles sempre seja dominante. E que juntos, transmitem a personalidade, os valores e os ideais que são comunicados ao mundo através das nossas roupas.
Vamos aos 7 estilos universais:
Clássico/ Tradicional
Não muda por conta das tendências, é um estilo mais conservador e formal, porém atemporal, pelo simples fato de permanecer intacto ano após ano. Cortes retos, tecidos mais estruturados (como a alfaiataria), cores sóbrias e acessórios mais discretos. Estampas: listras, pied de poule, poá, xadrez. Para elas: sapatos de estilo clássico, como scarpins e sapatilhas em tons neutros. Bolsas com linhas retas e mais estruturadas. Para eles: camisa social, calça de sarja, suéter, blazer e sapato social.
Mulheres clássicas: Kate Middleton e Carla Bruni
Homens clássicos: Rodrigo Santoro
Esportivo/ Natural
Conforto e praticidade são prioridades para pessoas deste estilo, que gostam de passar um ar despojado e despreocupado em seu jeito de se vestir. Peças básicas como jeans, t-shirts, tricôs, agasalhos, tênis e bonés. Cores neutras, acessórios adaptados das práticas de esportes para o uso casual e peças com logos de marcas famosas esportivas, caracterizam o estilo. No universo da alfaiataria, podemos mencionar as calças chino, camisas de tecidos mais leves, como viscose algodão e linho, e blazers de corte mais alongado, de sarja ou malhas mais encorpadas. Estampas: xadrez, listras e militar.
Mulher esportiva: kendall jenner
Homem esportivo: Drake
Contemporâneo/ Elegante
Refinados, de visual atualizado e impecável. É antenado no mundo da moda, porém sem esquecer da elegância e sofisticação. Esse é o estilo preferido dos fashionistas que curtem seguir tendências, mas sempre com seu toque pessoal. Cores neutras e composições monocromáticas ou de tom sobre tom reinam nas produções, junto de acessórios da vez. É definido pelo minimalismo com roupas simples e excepcionalmente bem feitas. Sapatos e bolsas ganham destaque com cores inusitadas e design diferenciado. Estampa: minimalista ou lisas.
Mulheres contemporâneas: Olivia Palermo e Victoria Beckham
Homens contemporâneos: David Beckham
Sexy/ Sedutor
Gostam de cultuar o corpo e seduzir através da roupa. A mulher “SEXY” é glamourosa e sabe tornar suas curvas a principal protagonista de suas produções. Para elas: saias e vestidos justos que delineiam o corpo, fendas, decotes e transparências são essenciais nas produções. Sandálias de tiras finas, botas over e scarpins são apostas certas. Estampa: animal print. Para eles: peças justas e mais acinturadas, golas em V ou mais profundas e calças skinny. Tons neutros, preto e vermelho são as cores predominantes.
Mulher sexy: Kim Kardashian
Homem sexy: David Gandy
Romântico
Transmite sutileza e leveza. Os homens desse estilo geralmente são cavalheiros, alegres, gentis e simpáticos. Já as mulheres costumam ser muito femininas, meigas e doces.
Para ambos: tecidos naturais e mais fluidos, tons pastéis, estampas como as florais, tropicais e poás marcam o estilo. Para elas: babados, laços, rendas e detalhes delicados compõem as produções. Os comprimentos mini e midi costumam ser os preferidos das composições femininas. A cintura também costuma ser bem marcada.
Mulher romântica: Taylor Swift
Homem romântico: Kadu Dantas
Moderno/ Dramático
Fashionistas, esse é o estilo de pessoas cosmopolitas e urbanas. A palavra-chave é SINGULARIDADE. Assimetria, estampas geométricas e abstratas, linhas retas, contraste de cores e modelagens estruturadas são fundamentais nas produções de ambos.
Mulher dramática: Thássia Naves
Homem dramático: Mariano Di Vaio
Criativo
Pessoas que gostam de brincar com a moda e criar uma identidade própria na hora de se vestir. Peças coloridas, divertidas e às vezes exageradas compõem seu guarda-roupas.
Estampas étnicas, cores vibrantes e acessórios inusitados e grifados reinam nos looks criativos de ambos os sexos. Reconhecidos pela mistura de tudo com tudo, pela sua imprevisibilidade ou pela combinação única de tecidos, texturas e estilos, podendo ser por vezes: exagerados. As peças de roupa podem ser sobrepostas e sem muita preocupação ou muito foco na silhueta.
Mulher criativa: Anna Dello Russo
Homem criativo: Lewis Hamilton
"Estilo é o que dá forma ao pensamento e mostra quem você é de verdade. Estilo distingue quem espelha de quem irradia. Estilo é conquista individual, plena de autonomia. Ele nos dá sentido de competência, prazer e segurança. Transcende tempo e gênero."
E é com essa frase de Constanza Pascolato que finalizo a matéria de hoje. Falo mais sobre o assunto no meu instagram.
Até semana que vem!
Beijo
Maria Augusta Sant'Anna
@mariaaugustasant_anna
コメント