top of page

Por dentro da história: como começaram as Fashion Weeks?

Temos vivenciado uma grande onda de notícias sobre as semanas de moda pelo mundo. Críticos, revistas, influenciadores e amantes da moda através das mídias sociais e suas plataformas, nos possibilitam ficar por dentro do que as grandes marcas/grifes mostram em suas passarelas, além de termos acesso à campanhas e desfiles que mostram cada vez mais fatores surpreendentes e inovadores que chegam às vezes até mesmo a ser "controversos" não é mesmo?

(Imagem - Reprodução/Internet: shutterstock)

E como tudo isso começou? Com o início da alta costura no século 19 e com seu auge nos anos 20, grandes marcas e suas Maisons faziam seus glamurosos eventos fechados para mostrar suas criações para seus clientes mais importantes. Aqui, podemos citar por exemplo, Coco Chanel e Elsa Schiaparelli (mulheres inspiradoras que deixaram seu legado e que iniciaram marcas que estão entre as mais importantes do mundo até hoje). Porém, com o acontecimento da Segunda Guerra Mundial, as grifes foram prejudicadas e não tinham mais como investir em seus desfiles, e foi aí que a publicitária americana Eleanor Lambert, em 1943, idealizou o que foi chamado de Press Week, a Semana de imprensa em Nova York. O evento, contava com diversos profissionais da área de comunicação de moda e designers, que impossibilitados de viajar para a Europa e principalmente para a França (onde ficavam as maisons mais importantes) para ver as novas coleções, decidiram criar o que viria a ser a primeira semana de moda, impulsionando talentos locais.


(Imagem - Reprodução/Internet: Chanel preparando suas modelos)

Em comunhão com as semanas de moda que começaram a acontecer em NY, com o fim da guerra em 1945, surgiu em Paris, dentro do órgão que dirige a moda na França (Chambre Syndicale) o Sindicato de Alta Costura (Chambre Syndicale de La Haute Couture) onde as grifes passaram a se organizar para ter uma semana de desfiles. Com o passar dos anos e a introdução da moda prêt-à-porter, que representa as roupas fabricadas a partir de moldes padronizados e prontas para consumo, foi se tornando permitida a presença de publicitários e fotógrafos nos eventos, que não eram mais fechados apenas para seus clientes assíduos, como se fazia com a alta-costura, visto que as roupas eram vendidas por encomenda e sob medida, nascendo assim o que conhecemos até hoje como a Semana de Moda de Paris.


Para mim, que amo o mundo fashion, acho muito interessante ver os "movimentos" que a moda fez e vêm fazendo para se adaptar ao mundo em que vivemos... Até hoje Nova York é considerada uma das principais capitais da moda, e é onde as temporadas de fashion weeks sempre se iniciam. As semanas de moda de Paris, Milão e Copenhagen são as que mais estão em evidência no momento, sendo essenciais para sabermos quais serão as tendências das próximas estações.


Super cool né?! E já que estamos dentro do calendário da moda, já aguardo ansiosa pela próxima fashion week!








bottom of page