top of page

POR MEIO DO OASI OF CASHMERE, ZEGNA E THE ELDER APRESENTAM NOVA COLEÇÃO


Alessandro Sartori e Greg Chait (Créditos: Daniel Beres for ZEGNA x TES)


O Oasi Cashmere da ZEGNA mostra uma abordagem inovadora dos materiais naturais e representa um novo modelo de consciência ambiental e empresarial. Com o mantra "feito para o amanhã", Oasi Cashmere se torna agora um meio de colaboração e um facilitador para conversas criativas. O primeiro desses diálogos em andamento é uma parceria com a marca de lifestyle de Los Angeles, The Elder Statesman, que foi anunciada com um teaser durante o desfile FW23 da ZEGNA em Milão, e agora foi revelada como uma coleção completa, uma combinação de duas identidades em uma nova. The Elder Statesman e ZEGNA compartilham uma devoção mútua a criação, excelência de material, mestres artesãos, e uma sincronização com a natureza.


Cashmere, a excelência dos tecidos e fibras, é a expressão material desse ethos. Oasi Cashmere dedica-se à expressão das melhores matérias-primas do mundo e compromete-se a ser totalmente rastreável até 2024, tornando-se uma plataforma na qual conhecimento e materialidade podem ser compartilhados com colegas que pensam da mesma forma para atingir novos terrenos, com novas possibilidades e expressões. Da fibra ao material final, a ideia é criar um mundo sem desperdício, onde a beleza reine e o artesanato seja multifacetado.


A nova parceria ZEGNA x The Elder Statesman começa com uma coleção que expande os horizontes para assumir novos caminhos estilísticos e um espírito compartilhado de artesanato vertical, uma ideia da mentalidade de ambas as empresas. De fato, a Plataforma de Luxo Made In Italy do grupo Ermenegildo Zegna - que inclui Bonotto, Dondi, Filati Biagioli Modesto, Lanificio Zegna e Tessitura Ubertino - já está trabalhando com a própria plataforma integrada da The Elder Statesman (que possui uma equipe de mais de 50 artesãos, incluindo tecelões, tintureiros e bordadores, todos em sua fábrica na fábrica, escritório e estúdio de design em Los Angeles) para fornecer a eles os tecidos e fios do Grupo Ermenegildo Zegna. Essa devoção ao artesanato cria a base perfeita para essa parceria contínua.

O diretor artístico da ZEGNA, Alessandro Sartori, diz: "Diálogos como esse nos permite adicionar novas camadas ao nosso mundo, encontrando outras expressões para o Oasi Cashmere. Trabalhamos nessa coleção completamente juntos, combinando nossas formas com a espontaneidade e as cores distintas da The Elder Statesman. É a ideia de polinização cruzada, que é o que acontece no Oasi Zegna como um organismo natural e pode ser transformada em um modelo de negócios e criativo que nos permite alcançar um novo público".

Greg Chait, fundador e CEO da The Elder Statesman diz: "Estamos honrados em trabalhar com o que acreditamos ser uma das melhores marcas e fabricantes do mundo. Na origem dessa parceria estão duas empresas que valorizam o jeito que as coisas são feitas. Na realidade, às vezes nos sentimos como os primos excêntricos de ZEGNA que se estabeleceram em Los Angeles, trazendo uma arte centenária para o novo mundo. Essa parceria parece um retorno ao lar e, após dois anos e meio de discussões profundas e significativas com a ZEGNA, nosso collab é resultado de algo muito maior: um reconhecimento de qualidade, artesanato e um profundo respeito mútuo. Os mais de 9 mil quilômetros de Oasi Zegna (no Piemonte, Itália) é a nossa fábrica no centro de Los Angeles, um Oasi de nossa autoria."


A Declaração conjunta de ZEGNA & The Elder Statesman: "Oasi Cashmere é uma plataforma para encontrar novas culturas e visões que são tanto progressivas quanto responsáveis. Para ZEGNA, trabalhar com parceiros com pensamentos similares como The Elder Statesman é um ponto chave no comprometimento da traçabilidade das fibras naturais. Para The Elder Statesman, essa parceria é o primeiro passo para enriquecer sua cadeia de suprimentos com a maestria têxtil do Grupo Zegna e elevar ainda mais o trabalho dos seus próprios artesãos."


Sobre as criações

A coleção representa a combinação de dois mundos: A redefinição impecável de Alessandro Sartori do guarda roupa masculino é transformada pelo senso de luxo e leveza californiano de The Elder Statesman. Trabalhando em conjunto com o diretor criativo da The Elder Statement, Bailey Hunter, os estilos tradicionais da ZEGNA são reinventados com cores vibrantes, padrões fora de forma, texturas ricas e cortes relaxados.


Tudo é suave, tanto na forma quanto no espírito: um fluxo contínuo de interior e exterior, trabalho e lazer, dia e noite; peças confortáveis, fáceis de vestir e fáceis de misturar. Mantas que fazem referência às nostálgicas flanelas desbotadas pelo sol do sul da Califórnia são tecidas nas melhores camisas de botão de cashmere, shorts longos e calças. Um tecido reminiscente de veludo cotelê desgastado é elevado a ternos em cores ricas como lilás, vermelho bacca, verde, amarelo aurora, e vicunha. Chapéus de feltro e bonés de beisebol ajustados, bordados à mão em uma fábrica de chapéus centenária, bem como chinelos de cashmere escovada completam os looks.

A coleção estará disponível a partir de setembro de 2023 nas principais lojas ZEGNA em todo o mundo, nos canais de varejo The Elder Statesman e em parceiros selecionados.



(Créditos: Daniel Beres for ZEGNA x TES)

(Créditos: Daniel Beres for ZEGNA x TES)




Confira mais notícias de moda no instagram da @hooks.magazine e obrigado por ler a coluna do Matheus Hooks.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page