top of page

Retrospectiva: as tendências que dominaram 2022

Já falamos sobre os acontecimentos mais polêmicos do ano no mundo da moda (matéria aqui), agora chegou a vez de falarmos das tendências que mais bombaram em 2022 e foram tantas que precisamos fazer um verdadeiro pente fino com as que mais se destacaram.


Barbie core

Eleita a tendência do ano por muitos portais e revistas internacionais, os looks rosas dominaram diversos desfiles, tapetes vermelhos, premiações e claro nossos guarda-roupas. Com o lançamento do live action da Barbie esperado para o ano que vem provavelmente é uma das tendências que se firmarão para o ano de 2023.


Reprodução Pinterest
Estética racer

O efeito momotami tomou conta e a etética racer ganhou um lugar especial em diversos desfiles, destaque aqui para o momento viral da Karol Queiroz para a marca Bold Strap usando um look com a proposta da trend.

Reprodução Instagram @boldstrap
Fetiche core

Muito couro, latex, bondage e cordas, neste ano o fetiche tomou conta e deixou as passarelas cheias de pele á mostra, looks extravagantes e peças pra lá de ousadas, tudo isso aliado a performances memoráveis onde moda e sexualidade se encontravam.


Reprodução Instagram @boldstrap

Trompe L'oeil

As estampas com ilusão visual e prints que imitavam corpos nus foram uma das obsessões de artistas em 2022. Popularizadas por Jean Paul Gaultier na década de 90, elas voltaram com tudo e protagonizaram apresentações, clipes e até estiveram no BBB em looks usado pela Jade Picon.


Reprodução Pinterest

Brasil core

Com uma pegada mais Y2K as cores da bandeira do Brasil assim como os uniformes da seleção passaram a fazer parte de looks principalmente entre as influencers do Tiktok, a estética ficou entre as mais queridinhas de 2022 e a sua popularidade cresceu exponencioalmnete devido a copa deste ano.


Reprodução Instagram @Haileybieber

Luvas

Sem dúvidas foi o acessório do ano, ainda mais pelo fato de ser uma peça datada e antiga, foi o grande plot twist de 2022. A surpresa maior foi que elas abrilhantaram em todos os modelos, desde os mais longos chamados de "luvas de ópera", aos modelos mais contemporâneos feitos com modelagens em 3D.

Reprodução Pinterest

All Jeans

O clássico que nunca sai de moda também garantiu seu lugar nas trends mais virais deste ano, com a popularização de looks DIY e com milhares de vídeos com a hashtag #Alljeans nas redes, o jeans voltou a protagonizar looks e brilhou também tanto em premiações musicais como nas passarelas.


Reprodução Pinterest

Tank Top

Com a básica regata branca que se popularizou nos anos 90 não foi diferente, impulsionada pela Prada e pela Bottega a peça voltou a ser destaque nas passarelas assim como no street wear.

Reprodução Pinterest

Upcycling

Nunca ouvimos tanto em falar sobre upcycling e consumo consciente como neste ano e com o destaque para diversas marcas que usam técnica de reaproveitamento em suas coleções, looks com esta proposta também foram um sucesso em 2022.


Reprodução Instagram @ventana

Camisas de futebol

A moda e o esporte sempre estiveram juntos mas neste ano o tiktok popularizou uma trend vinda direto dos campos de futebol, as camisas de times ganharam os looks da GenZ e num movimento de bubble up chegaram até mesmo nas passarelas.


Reprodução Pinterest

bottom of page