Jonathan Coelho
Retrospectiva: as tendências que dominaram 2022
Já falamos sobre os acontecimentos mais polêmicos do ano no mundo da moda (matéria aqui), agora chegou a vez de falarmos das tendências que mais bombaram em 2022 e foram tantas que precisamos fazer um verdadeiro pente fino com as que mais se destacaram.
Barbie core
Eleita a tendência do ano por muitos portais e revistas internacionais, os looks rosas dominaram diversos desfiles, tapetes vermelhos, premiações e claro nossos guarda-roupas. Com o lançamento do live action da Barbie esperado para o ano que vem provavelmente é uma das tendências que se firmarão para o ano de 2023.

Estética racer
O efeito momotami tomou conta e a etética racer ganhou um lugar especial em diversos desfiles, destaque aqui para o momento viral da Karol Queiroz para a marca Bold Strap usando um look com a proposta da trend.

Fetiche core
Muito couro, latex, bondage e cordas, neste ano o fetiche tomou conta e deixou as passarelas cheias de pele á mostra, looks extravagantes e peças pra lá de ousadas, tudo isso aliado a performances memoráveis onde moda e sexualidade se encontravam.

Trompe L'oeil
As estampas com ilusão visual e prints que imitavam corpos nus foram uma das obsessões de artistas em 2022. Popularizadas por Jean Paul Gaultier na década de 90, elas voltaram com tudo e protagonizaram apresentações, clipes e até estiveram no BBB em looks usado pela Jade Picon.

Brasil core
Com uma pegada mais Y2K as cores da bandeira do Brasil assim como os uniformes da seleção passaram a fazer parte de looks principalmente entre as influencers do Tiktok, a estética ficou entre as mais queridinhas de 2022 e a sua popularidade cresceu exponencioalmnete devido a copa deste ano.

Luvas
Sem dúvidas foi o acessório do ano, ainda mais pelo fato de ser uma peça datada e antiga, foi o grande plot twist de 2022. A surpresa maior foi que elas abrilhantaram em todos os modelos, desde os mais longos chamados de "luvas de ópera", aos modelos mais contemporâneos feitos com modelagens em 3D.

All Jeans
O clássico que nunca sai de moda também garantiu seu lugar nas trends mais virais deste ano, com a popularização de looks DIY e com milhares de vídeos com a hashtag #Alljeans nas redes, o jeans voltou a protagonizar looks e brilhou também tanto em premiações musicais como nas passarelas.

Tank Top
Com a básica regata branca que se popularizou nos anos 90 não foi diferente, impulsionada pela Prada e pela Bottega a peça voltou a ser destaque nas passarelas assim como no street wear.

Upcycling
Nunca ouvimos tanto em falar sobre upcycling e consumo consciente como neste ano e com o destaque para diversas marcas que usam técnica de reaproveitamento em suas coleções, looks com esta proposta também foram um sucesso em 2022.

Camisas de futebol
A moda e o esporte sempre estiveram juntos mas neste ano o tiktok popularizou uma trend vinda direto dos campos de futebol, as camisas de times ganharam os looks da GenZ e num movimento de bubble up chegaram até mesmo nas passarelas.
